Minha experiência de treino com Mike Mentzer

Por Paul Becker

Meu interesse pelo fisiculturismo começou pelos idos de 1978, Nessa época Mike Mentzer estava decolando no ranking dos fisiculturistas. Ele venceu o Mr. Universo em 1978 tornando-se o primeiro fisiculturista da história a obter uma pontuação perfeita dos juizes, no ano seguinte ele ficou em segundo atrás do Frank Zane no Mr. Olympia, algumas testemunhas dizem que Mike deveria ter ganhado aquela competição. Sua última competição foi o infame Mr.Olympia de 1980 onde o próprio Arnold, retornando de sua aposentadoria das competições, foi o vencedor. O rumor foi que Arnold estava cansado de ouvir o Mike dizer que seu sistema Heavy Duty era o único sistema válido de treinamento, e que ao derrotar o Mike ele pretendia provar que ele estava errado. Arnold venceu a competição, embora ele não estivesse em sua melhor forma, Mike que estava então em sua melhor forma, muito melhorado em relação à sua forma no ano anterior classificou-se em 5º lugar, as pessoas gritaram " FIX " (que as colocações já estavam pré-estabelecidas antes do julgamento dos árbitros)! e Mike, indignado, abandonou a carreira competitiva.

Hoje se vê que Mentzer criou muita comoção com seus artigos sobre o sistema Heavy Duty. O Mike afirmou que todos os fisiculturistas estavam em overtraining e que isto estava reduzindo a velocidade de seus progressos, e enquanto a maioria dos fisiculturistas, tal como Arnold estavam treinando durante 2 ou mais horas por dia, 6 dias por semana e fazendo 20 ou mais séries por parte do corpo, Mike estava fazendo apenas 30 minutos 3 a 4 vezes por semana e aproximadamente cerca de 5 séries por parte do corpo (mais tarde ele iria sugerir a realização de ainda menos, como você logo verá).

O debate agitou-se sobre: "Ele está errado". "Ele está Louco". "Ele apenas está tentando ganhar algum dinheiro". "Não, o Mike tem razão". "Ele é um gênio". "Ele nos mostrou o caminho", e assim foi e ainda continua até hoje.

Porém, este artigo não quer provar se Mike está certo ou errado. Isso só serve para descrever uma experiência pessoal, e sugerir que você pelo menos experimente a rotina que o Mike passou para mim.

Eu estava na Califórnia em 1999, e na época Mike trabalhava como Personal Trainer em Santa Monica. Eu iria embora dentro de algumas semanas, e sabia que esta era minha última chance de conhecer e treinar com um herói da minha adolescência (nessa ocasião eu sequer imaginava o quanto eu estava correto, pois Mike faleceria menos de dois anos depois daquilo).

Eu liguei para o Mike e agendei uma consulta com ele. Eu fui até o ginásio e quando eu vi Mike caminhando até mim, a primeira coisa que eu notei foi que ele parecia estar sentindo dores. Eu disse "Mike, o que você tem nas costas?!" "Bem, eu tenho tido problemas de coluna durante anos" respondeu ele. Muitos criticam as últimas teorias do Mike, baseando-se no fato que ele próprio tinha estado em péssima forma ao longo da década de 1990, e que se tudo o que bastava eram umas poucas séries por treinamento, então por que ele estava numa forma tão ruim?... . A verdade é que há tempos ele não era mais capaz treinar tão duro quanto ele sabia que ele deveria, devido aos problemas nas costas.

Outra coisa que eu notei foi que ele podia não estar em forma, mas não estava tão mal o quanto andavam falando, e que seus braços e antebraços ainda estavam bastante grandes!

Ele disse que me colocaria em um treinamento de pernas, e a primeira coisa que ele me mostrou foi o modo como ele queria que eu fizesse os exercícios, ou seja, bem lento, levantar em 4 segundos e abaixar em 4 segundos. E se um exercício oferecesse resistência na posição contraída, tal como na cadeira extensora, que eu deveria sustentar a contração durante 2 segundos. Isto torna o exercício muito difícil, contudo, extremamente seguro, ele me falou que tinha treinado mais de 1000 pessoas diferentes e nunca alguma delas havia sido lesionada em uma das sessões de treinamento com ele.

Após um breve aquecimento, Mike me colocou para fazer uma dolorosamente lenta série de pesadas extensões de perna até a falência, e então sem nenhum descanso, uma série de leg press até a falência. É muito diferente ter alguém te motivando em comparação a treinar sozinho. O Mike dizia "O.k., você pode fazer mais, se houvesse um terremoto e se sua vida dependesse disto que você faria mais 2 repetições, se houvessem dez garotas nuas te assistindo e esperando isso de você, você faria mais 3"! eu fiz muito mais repetições do que eu pensei que eu conseguiria, e quando eu realmente atingi a falência ele disse: "O.k. isso basta, isso é que é falência".

Uma das questões que eu tinha e que você também deve ter é: "o que o Mike considerava falência?". Bem, se você alcançar um ponto onde não possa realizar outra repetição completa por si mesmo, então isso é que é falência, e não há necessidade de fazer qualquer repetição forçada, etc.Eu tinha feito só duas série e minhas pernas estavam super inchadas, e eu sentia um profundo estímulo de crescimento nelas. Depois de um curto descanso, ele me colocou para fazer panturrilha em pé. A maioria das pessoas diz que suas panturrilhas não crescem, mas o que eu vejo é que eles ficam balançando rapidamente para cima e para baixo quando fazem panturrilha em pé. Bem, deveriam tentar a técnica que Mike as colocaria para fazer. "REDUZA A VELOCIDADE PARA CIMA, SEGURE NO TOPO, SEGURE, ELEVE-SE MAIS PARA CIMA, MAIS ALTO, MAIS ALTO, SEGURE, ABAIXE LENTO". Se você fizer entre 12 e 20 repetições desse modo e você vai sentir a diferença.

Acredite ou não, mas esse foi o treino inteiro!!

Mike então me chamou até o lado de fora do ginásio e conversou comigo durante uma meia hora respondendo minhas questões. Ele era um cara muito educado, de fala mansa, e não tentava me empurrar suas idéias goela abaixo. Ele era um sujeito muito inteligente. Ele estava louco? Não. Ele era excêntrico? Bem, um pouco. Por exemplo quando fomos nos sentar, ele bebia uma grande xícara de café e então tirou um maço de cigarros, "você fuma?" ele perguntou, e eu respondi "não". Ele acendeu o cigarro, tirou uma grande tragada e disse "eu amo isso"!

Meu próximo treino, alguns dias depois foi um treino de peito e costas. De novo, um breve aquecimento, e ele me colocou para fazer uma série de Pec Deck até a falência, e sem nenhum descanso, uma série de supino inclinado. Eu descansei um pouco e fui então para puxada alta com pegada supinada. A primeira repetição estava difícil, e eu falei para o Mike, "Isto é muito pesado, é muito peso para mim". Ele disse, "Não, está bem, você consegue de 6 a 8 repetições". E para minha surpresa eu fiz, eu notei que fazia uma grande diferença ter alguém igual ao Mike me animando, eu estava pensando em como seria se eu treinasse durante algum tempo com o Mike. Foi como se ele lesse meu pensamento. Ele disse "Cara, você já pegou uma boa base, eu gostaria de poder trabalhar com você durante alguns meses". Infelizmente isso nunca aconteceu, porque eu tive que retornar.

O segundo treino terminou com uma série de levantamento terra, e esse foi o treino completo!

Mike ficaria um tempo fora da cidade, e nós estávamos planejando fazer outro treino na sua volta, porém isso nunca aconteceu porque nossas rotinas diárias não se encaixavam. Mas o Mike passou para mim um treino completo para eu seguir, e isso está incluído aí abaixo, no caso de você querer testar isto.

Treino 1

1 - Pec Deck 6 a 10 repetições

Sem descanso,

2 - Supino inclinado 2 a 4 repetições

3 - Puxada frontal com pega supinada (com as mãos próximas) 6 a 10 repetições

4 – Levantamento terra 5 a 8 repetições.

Descansar pelo menos 3 dias.

Treino 2

1 - Cadeira extensora 8 a 15 repetições

Sem descanso,

2 - Leg Press 8 a 15 repetições

3 - Panturrilha em pé 12 a 20 repetições

Descansar pelo menos 3 dias.

Treino 3

1 - Elevação lateral 6 a 10 repetições

2 - Laterais curvado 6 a 10 repetições.

3 - Rosca direta 6 a 10 repetições.

4 - Pulley Tríceps 6 a 10 repetições.

Sem descanso,

5 - Paralelas 3 a 5 repetições.

Descansar pelo menos 3 dias.

Treino 4

1 - Cadeira extensora 8 a 15 repetições

Sem descanso,

2 - Agachamento 8 a 15 repetições.

3 - Panturrilha em pé 12 a 20 repetições.

Descansar pelo menos 3 dias.

Retorna ao treino 1, etc...

Alguns pontos de importância são:

* Repetições lentas e controladas.

* Apenas uma série até a fadiga, em cada exercício.

* Acrescente peso nos exercícios o mais freqüentemente possível, enquanto mantém uma forma perfeita.

* Tenha alguém por perto para dar moral para você.

* Tenha um diário de treinamento.

Este artigo é dedicado à memória de Mike Mentzer. Certo ou errado, certamente ele nos faz pensar. Se você tiver qualquer pergunta ou comentários sinta-se livre para mandar um e-mail para muscle@relaypoint.net e visite meu website: http://www.trulyhuge.com.

© Paul Becker 2002

CLIQUE AQUI E