resolvendoobrasil

Resolvendo o Brasil

AEITA Rio

Mais um Grupo de interesse!

Busca de Soluções para o Desenvolvimento do Brasil

Veja se é onde você poderia agregar...

Arcifa (T90*), Augusto (T60), Fernando (T59), Pegurier (T58) e Pacitti (T52)

Pegurier, Augusto, Teixeira e Arcifa tiveram uma primeira reunião em 24 de Julho, mas não tivemos muitos progressos (a tarefa é árdua...). Posteriormente, o André Zabludowsky (T69) se mostrou disposto a cerrar fileira com este grupo.

__________________

Tivemos uma rápida e intensa troca de e-mails com o Augusto de Vasconcellos (ELE 60) e êle nos lançou o desafio trabalhar neste sentido, na "Busca de soluções para o desenvolvimento do Brasil". Num processo de delegação, leva quem tem a idéia... E com isto o Augusto está disposto a trabalhar neste Grupo de Interesse, juntamente com outros colegas do Rio.

A proposta deste Grupo pode parecer muito pretensiosa, mas contamos com um potencial de 560 iteanos que com suas características e qualificações podem vir a contribuir neste sentido.

Outra razão para tomarmos o tema é que não há nada para um engenheiro iteano como um problema a resolver. Se há problema, há solução! Se não há solução é porque o problema é impossivel ou não existe...

Muitos de nós estamos cansado de receber e enviar e-mails sobre os absurdos que vem acontecendo e que também circulam na forma de piadas, tornando cômica uma triste realidade. Outro estão, também cansados de "bostejos" infindáveis que não levam a nada.

Uma proposta para este Grupo de Interesse é cobrir os seguintes pontos e serão validados com o Grupo a ser formado:

1) Buscar "quick wins", ou seja, o que pode ser feito num curto prazo que tenha um grande impacto;

2) Buscar onde devemos focar a médio e longo prazo para ajudar a colocar o país na retomada do desenvolvimento sustentável. Não podemos fazer tudo o que tem que ser feito e por isto devemos focar nos "gargalos" que irão surgindo. Veja referência ao livro "A Meta" logo abaixo.

3) Buscar divulgar as idéias e ações através de formadores de opinião, mídia, etc.e outras entidades OAB, Universidades, outras Associações, etc.

4) Para aquelas questões que já tem soluções delineadas, mas não são , por alguma razão implementadas, buscar superar as barreiras que impedem (vai precisar muita criatividade...)

Obviamente, não podemos fazer o que já vem sendo tentado sem resultados concretos. A esperança de fazer uma mesma coisa contando com resultados diferentes não é muito inteligente. Por isto, o grande desafio deste grupo será buscar novos caminhos, trilhas ainda não desbravadas.

Para os críticos de nossa seleção, segue uma frase de bastante lucidez de uma modêlo (!) Fernanda Lima: " O Brasil em campo não foi nada além de nós, brasileiros: dispersos, preguiçosos, passivos, sem atitude diante da vergonha de aceitar as coisas como são ou como estão." Talvez sirva para uma auto-crítica, não?

Gostaria de sugerir quatro bons livros que poderiam nos ajudar nesta caminhada e que a leitura prévia ou ao longo dos trabalhos nos daria um alicerce comum para as futuras discussões e ações:

a) "Rompendo o Marasmo: A Retomada do Desenvolvimento no Brasil"

No segundo Encontro da AEITA que tivemos este ano, com o Armando Castellar, tomamos contacto com o livro recém lançado por ele e com outros autores. Entendemos que este livro fornece um bom material como ponto de partida.

b) "O Ponto de Desequilíbrio" de Malcolm Gladwell

c) "A Meta" de Eliyahum M. Goldratt

d) "Mistério do Capital" de Hernando de Soto

e) "O Banqueiro dos Pobres" de Muhammad Yunus

Vejam as sinopses desses livros ...