02/10/2007 Comentários

AEITA Rio Chamada Presentes Fotos Comentários Contas

De: Fernando Coelho (T59)

Esta reunião sobre empreendedorismo considero um marco na AEITA Rio. Pelo formato, pelo que mostrou. De novo saí mais rico.

Ao Floriano e Carlos Teixeira, tiro o chapéu: gente competente e ousada.

Prometi a mim mesmo que não escreveria sobre esta reunião porque eram quatro e como resumir ou comentar? Só que recebi a Exame de 10/10/2007 Edição 903 e falava sobre inovação, educação e empreendedorismo. Arrisco-me.

Lá estavam Pacitti, T52, Lamartine T56 e Fabiano Pegurier e Paulo Ribemboin T58 e o Pedro John da minha turma 59. Pedrão veio de Sampa para assistir e comentou que a Regional Rio da AEITA está fazendo algo que não fora feito ainda. Baita elogio, obrigado Pedrão.

Muitos convidados, gente da Coppe e PUC.

Quatro debatedores, Eduardo Farias Presidente da Elumini não é iteano, Carlos Henrique Moreira Presidente da Embratel T58, Sidney Breyer, iteano e Presidente da Alog e César Simões Salim da PUC, ITA 64 tendo sido expulso e depois formado na UFF. Considera-se iteano, agora honoris causa.

Carlos Henrique usa uma página.

ENCONTRO SOBRE EMPREENDEDORISMO

    • Empreendedorismo e Inovação

    • Novas Tecnologias e Oportunidades

    • Pesquisa e Desenvolvimento: Papel do Estado

    • Educação e Formação do Empreendedor: Babson College

    • Investimento e capital

    • O grande empreendedor: foco no cliente e mercado

  • Cultura empresarial e modelo de gestão

É sucinto, direto e objetivo. Uma nação progride com inovação, empreendedorismo e educação. Mostra os avanços havidos. Considera que a nossa Universidade forma pessoas para serem empregados, não para serem empreendedores. Cita o Babson College que caminha nesta direção.

(Em sua palestra o Salim mostra que a PUC está tentando seguir este caminho).

Educação é papel do Estado e também criar um ambiente que favoreça o empreendedorismo.

Simples e direto e os demais disseram a mesma coisa sobre óticas diversas.

Para mim este foi o que mais me impressionou, a visão de cada um sobre os três pilares: inovação, empreendedorismo e educação. Foram complementares.

O Sidney faz uma apresentação antológica. Pé no chão e brilhante, uma enorme quantidade de dicas. Primor de aula! Vejam a apresentação.

O Eduardo mostra a inovação sobre outro ângulo, o homem de venda, de respeito ao cliente e que se adapta para sobreviver e avançar. O seu testemunho de aprendizado em casa é uma maravilha.

Salim mostra o que vem sendo feito no ambiente da PUC sobre o tema empreendedorismo. Cursos, incubadoras, apoio aos inovadores e empreendedores e por aí vai. Cita números e exemplos. Espantosa atuação e já o faz há anos. É longa, cheia de detalhes e riquíssima em informações. Vale a pena olha-la e se surpreender de quanto esforço estamos fazendo nesta direção.

Sinto-me incapaz de informar além disto. Quem não foi, perdeu.

Alguns adoraram o local, PUC, com varanda e vista lindíssima. Outros reclamaram pela lonjura. Impossível agradar a todos.

Após a apresentação, alguns ficaram comendo o que sobrou do lanche e papearam.

Fabiano convidou-nos, eu, Paulo Ribenboim e Pedrão para sua casa onde acabamos jantando e batendo papo. Foi muito bom.

Em resumo, leiam a Exame, riquíssima em informações. Vejam o material das apresentações, se conseguir anexá-los, muito rico também.

Valeu a pena. Parabéns Floriano e Teixeira, dupla dinâmica.

Coppe, ITA, PUC. Gente competente!

***

De: Lamartine Ribeiro Guimarães (T56)

1) Inicialmente quero cumprimentá-lo, pelos suas iniciativas iteanas (&PUC,com a participação de nosso ex colega iteano).

1.1 Muito apreciaria que voce me enviasse, copias dos slides projetados e se possível se houve gravação de som.

2) Voce tem o telefone do CÉSAR SIMÕES SALIM (T64). Ele foi o representante da PUC no evento, além de Consultor de empresas é autor de livros.

2.1) Vou adquirir livros de empreendedorismos dele. O site dele é http://www.inf.puc-rio.br/-salim/salim.html

Saudações iteanas (legal!)

***

De: Otávio Campos (T00)

Gostaria de elogiar as palestras proferidas na PUC, foi bem interessante.