211107comentarios

21/11/07 Comentarios

AEITA Rio Presentes Fotos Comentários Contas

De: Fernando Coelho (T59)

Prometera, a mim mesmo, que não iria mais a palestra sobre Bolsa de Valores. Descobri que o mundo se divide em grupos que acreditam e dos que não acreditam. Dos fundamentalistas e grafistas. Há outros grupos.

Descobri-os herméticos, quase religiosos. Parece coisa de religioso intolerante. Têm certeza, ambos ou todos os lados. Linguagem para os iniciados. Não sou destes.

Local muito bom: auditório da Apimec.

Acabei indo pois o palestrante é iteano e precisava dar apoio à AEITA Rio. Lá estive!

Os comes e bebes muito bom. Comi antes e depois e não precisei ou quis jantar.

O Ronaldo mostra sua trajetória do ITA à Embratel e depois BVRJ. Forma interessante e didática.

Comenta a revolução que o Bulhões e Roberto Campos fizeram na área financeira. Uma Bolsa de conchavo e privilegiados é chacoalhada. E é a modernidade que chega. Não opina sobre a revolução militar, comenta a revolução na concepção de Bolsa. É favorável.

Fala do Neuzon e Sampaio. Foram contemporâneos meus: lembro-me bem dos dois. Diversos. Um sério, pequeno, musculoso, conservador. O Sampaio grande, solto, dizendo-se comunista, pendor artístico. Duas figuraças, cada um a seu jeito.

O Sampaio tem uma pintura que acho antológica. Acho que foi feita com lápis coloridos, não creio que com pincel e tinta. Uma árvore sem folhas, muitos galhos e figuras pegando, acariciando frutos, estes bem coloridos. O nome diz muito: Folguedos no Caralhanjal. Imaginem o que as gentis meninas faziam com os frutos! Comem, lambem, acariciam usam com assento e por aí vai. Tinha méritos.

Pois é o Sampaio um dos que concebem como a BVRJ vai operar. Precisamos de especialistas e ajuda a construir um curso para ensinar as pessoas o funcionamento de uma Bolsa. Entendi que foi o núcleo do IBMEC! Coisa de Iteano comunista. Mais tarde enveredou pela filosofia.

O aparato tecnológico me impressionou. Telão, computador on-line com programas amestrados que obedecem e mostram os gráficos e as envoltórias, de forma bem dinâmica. Um show de controle e informações visuais dados pelo Ronaldo.

As perguntas se sucedem e muda a empresa: Petrobrás, Gerdau, Bradesco etc.

Mostra o que presume que acontecerá e por que. Fala dos ciclos e um pouco dos fractais. Vôo bonito.

E o Warren Buffet, o mega investidor americano? Usa método diferente, é fundamentalista?

Ninguém perguntou sobre o Jorge Paulo Lehman e Amador Aguiar. Talvez por prata da casa, platina ambos diria, são da casa, Brasil.

Sobre as perguntas e dúvidas, tenho dúvidas e ignorâncias. Sei apenas que discordam porque não concordam com a religião do outro. Não há a pergunta básica de quem ganhou muito $$$$ e, mais importante, quem perdeu muito $$$$. E porque e o método religioso que usaram.

A impressão é que os iniciados, dadas as certezas, enriquecem sempre. Não pareceu ser o caso.

Participam muitos iteanos e gente de fora. Foi animado, divertido.

Saí mais rico inclusive vendo a explicação porque os gráficos são logarítmicos. Não me peçam explicações, pois não as tenho. E não pretendo tê-las.

O Elemento e Paulo Graal ponteiam com suas opiniões, o Elvé idem.

Platéia interessada, interessante e diversificada.

Porque relatar tanto tempo depois? Artigo sobre a Bolsa fez rir e lembrar. Não entendo mas posso lembrar de reunião divertida, para muitos cheia de ensinamentos. Ou opiniões,

Gostei do jeitão do Ronaldo. É e foi professor de muitos e seu domínio da platéia e tom gozador fazem a festa.

Na próxima reunião da AEITA pretendo estar presente.

Parabéns à dupla dinâmica, Floriano e Teixeira.

E como tem iteano cheio de talento!