O conhecimento de Programação não é imprescindível para o Rigging em 3D, mas pode ajudar muito na criação de ferramentas para auxiliar o trabalho e, principalmente, na automatização de tarefas rotineiras.
Sem a Programação, o Rigger precisa criar tudo manualmente, usando somente o que o software disponibiliza. As vezes, repetir muitas e muitas vezes a mesma tarefa, como por exemplo, a criação de Joints, que pode ser muito entediante para o profissional.
Com a Programação, o Rigger tem uma grande abertura no panorama de trabalho, pois ele pode usar a criatividade unida ao conhecimento técnico para desenvolver ferramentas úteis para facilitar o trabalho e tornar o seu dia a dia muito mais dinâmico.
Consideramos a Programação como uma ótima maneira de se trabalhar com menos esforço manual e, sim, com mais desenvolvimento intelectual para a solução de problemas e facilitar nossa vida profissional. Portanto, por que não estudarmos para ver se gostamos de aplicar esse conhecimento na nossa profissão?
No Maya, temos 3 linguagens de Programação possíveis de serem utilizadas:
Daremos mais atenção e incentivamos o aprendizado do Python, pois é uma linguagem de programação mais moderna, atualizada, mais flexível e muito poderosa!
Portanto, seguem aqui alguns links para o estudo do Python no Maya:
Com o conhecimento de Python, podemos criar scripts simples ou complexos como ferramentas que nos ajudam no trabalho do dia a dia. Alguns exemplos: