Normalmente, cada empresa tem suas regras de Nomenclatura, também chamada de Convenção de Nomes, que o Rigger deve seguir para manter uma boa organização do projeto. Caso não tenham nada definido, sugerimos algumas práticas a serem adotadas na formulação da nomenclatura que você aplicará no seu trabalho, pois o intuito é de tornar tudo mais legível, de fácil interpretação e bem estruturado para ajudar a todos. Precisamos nos lembrar que o Rigger faz parte de uma equipe e, pensando como uma equipe, é super importante que nossa participação seja positiva, já que outros membros da equipe também trabalharão nos nossos Rigs.
Costumamos separar essas 3 partes por um "underscore" que é o "_", pois o Maya não permite usarmos espaços em branco. Assim, nossos nomes de objetos seriam formados por:
Temos, basicamente, 3 tipos principais de formatação da utilização de escritas, aplicando-se letras maiúsculas e minúsculas, como práticas de Programação, que são:
No nosso caso, convencionaremos a utilização da nomenclatura PascalCase.
Normalmente, usamos sempre o idioma inglês para a nossa nomenclatura, por ser uma língua mais popular e mais difundida no meio tecnológico. Isso facilita uma melhor interpretação a todos. Então, aqui também faremos uso do Inglês como o idioma de trabalho do Rigger.
Evitamos a utilização de Caracteres Especiais e acentos, como por exemplo:
Nos utilizamos dos PREFIXOS para mencionar se o objeto se trata do lado esquerdo (L = Left), do lado direito (R = Right) ou do meio do nosso personagem ou objeto (esse último, sem nenhum prefixo). Por exemplo: lado_nome_sufixo
Para o NOME mencionando de que se trata o objeto (node) em específico, como por exemplo:
Os SUFIXOS, normalmente, usamos para identificar qual o tipo de objeto (node) que estamos nomeando, como exemplo:
Também evitamos renomear um objeto com nomes excessivamente longos ou extremamente curtos. Precisamos ter uma noção do razoável para criarmos os nomes de maneira eficaz.
Portanto, aqui estão alguns exemplos de boas nomenclaturas:
E assim, seguindo essa lógica, teríamos tudo renomeado, como por exemplo: