Rigging é uma parte do processo de produção de Animações em 3D, responsável pela criação de estruturas, configurações, controles e muito mais para que os modelos possam ser animados.
O nome Rigging vem de Rig que significa configurar, preparar.
Esse nome também é utilizado em Náutica e Içamento.
No nosso caso, trataremos de Rigging em 3D, que é uma parte técnica que está entre a Modelagem (criação dos objetos, personagens, cenários etc.) e a Animação (colocar os personagens e objetos em movimento).
Para que os personagens possam se dobrar, torcer, esticar etc., aplicamos vários deformadores, que são controlados por curvas de controle, por onde podemos manipular os movimentos da animação. Para saber mais, consulte a parte Fundamentos.
Normalmente, usa-se scripts (pequenos programas e instruções de computador) para se automatizar, facilitar e agilizar o processo de criação dos Rigs. Para saber mais, consulte a parte Programação.
Basicamente, o que fazemos durante o processo de Rigging é preparar nossos modelos (que são criados como esculturas estáticas) de forma que eles possam ser colocados em poses e serem manipulados, como bonecos, para que sejam animados em 3D.
É uma área muito específica do 3D, que nos oferece muitos desafios, pois cada personagem tem uma característica diferente que o Rigger precisa compreender para realizar um bom trabalho. Se quiser saber mais sobre o Rigger, consulte a parte O que é um Rigger?
Para aqueles que querem iniciar os estudos, sugerimos consultar inicialmente a seção Guia de Estudos.