Rigging em 3D pode ser um pouco complicado e complexo quando iniciamos nossos estudos, portanto, com o intuito de facilitar a compreensão e auxiliar os Riggers iniciantes, apresentamos algumas ideias fundamentais para que possamos evoluir nos estudos sem grandes dificuldades, visando sempre a aprendizagem com bases sólidas para que possamos aprender Rigging de maneira clara, objetiva e bem orientada.
Sendo assim, aqui estão algumas ideias que consideramos fundamentais no Rigging 3D.
A primeira coisa que precisamos ter em mente quando iniciamos um projeto de Rigging é:
"Nunca inicie seu Rig desesperado como um macaco louco faminto!"
Precisamos ter muita atenção nesse primeiro momento, pois se começarmos o Rigging de qualquer forma, muito rapidamente, sem pensar e sem nos prepararmos, a chance de termos grandes problemas no decorrer do trabalho é grande.
Portanto, é preciso respirar tranquilo, entender cada detalhe que precisará ser feito, imaginar cada parte do rig, onde ficará cada controle, deformador etc. Assim, evitaremos ter que reposicionar os setups criados, ter que refazer trabalhos e perder tempo com as coisas que deixamos de observar inicialmente.
Depois de alguns anos de prática, com a experiência adquirida, conseguiremos visualizar mais facilmente essa etapa do conceito do processo de Rigging.
É de suma importância mantermos a organização e um bom planejamento do trabalho a ser realizado, pois criaremos muitos controles, grupos e uma variedade muito grande de objetos (nodes) de vários tipos e precisamos manter tudo em ordem para não nos confundirmos e sabermos o que cada parte do nosso Rig faz.
Rigging de uma maneira geral pode ser entendido como uma configuração e estrutura de controles criados com o objetivo de manipularmos os modelos em 3D.
Para ter uma visão inicial panorâmica do Rigging em 3D, sugerimos consultar o Mapa Conceitual criado e disponibilizado na seção Guia de Estudos.
Apresentaremos nessa seção alguns dos deformadores fundamentais que são usados com muita frequencia em Rigging, que são, basicamente:
Sugerimos o estudo da parte de Deformadores como complemento ao aprendizado deste fundamento.
Sabemos que o Rigging em 3D tem muitos detalhes.
Para que nosso trabalho tenha uma boa qualidade com o mínimo de erros ao finalizarmos nosso Rig, se torna útil seguirmos uma Lista de Tarefas. Essa listagem das coisas que precisamos fazer no Rig para que ele seja completo e bem feito é fundamental para que nosso trabalho flua de maneira a evitar dores de cabeça durante e depois do projeto.
Veja, como referência, a Lista de Tarefas que podemos sugerir como base do trabalho de Rigging em 3D, já que ela pode ser adaptada ao seu próprio tipo de maneira de trabalhar. Esperamos que ela facilite a sua vida.
Sempre que tiver alguma dúvida em algum termo, palavra ou expressão que empregamos em nosso material, consulte, por favor, nosso Glossário.
Caso não conste o que procura em nosso Glossário, nos avise, por favor, em nosso formulário de Perguntas e Respostas.