O vídeo mostra o resultado negativo de um experimento com um giroscópio de brinquedo para detectar a rotação da Terra. O experimento falha porque o giroscópio utilizado não é apropriado para esse tipo de trabalho de precisão.
Segmentos:
O vídeo é em geral bem feito, de qualidade bem superior `a média dos vídeos terra planistas. Uma boa parte do que ele apresenta é na verdade útil como material de ensino sobre física de giroscópios. Embora ele não apresente a física propriamente dita. Não dá para saber se o autor é simplesmente ingênuo e acredita que o instrumento que utiliza tem a capacidade de fazer essa medida tão delicada, ou se o autor tem outra motivação mais mercenária. É significativo como ele afirme que esse único experimento caseiro comprova a ausência de rotação da Terra, ignorando os milhares de experimentos semelhantes com resultado positivo, os milhares de outros experimentos com resultado positivo, e as aplicações práticas (bússola giroscópica, sistemas de navegação inercial, giro-teodolito) que confirmam a veracidade da rotação e seu uso para fins práticos.
O segmento do vídeo onde aparece a demonstração foi copiado num grande número de vídeos terra planistas. Aparentemente, serviu de subsídio para que o meme do "giroscópio prova a Terra plana" ganhasse força na internet.
Resumo:
O experimento não funciona porque o giroscópio utilizado não foi fabricado para esse fim. É claramente visível o atrito excessivo que evita que o quadro onde o giroscópio está montado, gire livremente. Esse é um problema que aparentemente afeta as demonstrações semelhantes com resultado negativo que se encontram em tantos vídeos terra planistas. Detectar a rotação da Terra é tarefa difícil em qualquer circunstância, requer instrumentos de alta sensibilidade e técnica experimental cuidadosa.
O motivo físico da limitação desse tipo de experimento é a força que o giroscópio exerce nas junções dos braços da armadura para fazer a armadura rodar sob efeito da rotação da Terra. A força é pequena e insuficiente para vencer o atrito da junta rotativas. Para uma discussão mais detalhada sobre o torque criado pela rotação da Terra, veja aqui.
Um torque dessa magnitude pode ter dificuldade em agir contra a fricção das juntas rotativas da armadura do aparato. Esse problema existe em todos os giroscópios mecânicos, desde o tempo de Foucault. A solução tecnológica moderna é usar giroscópios sem partes móveis (tipo ring-laser, ou então os de fibra óptica) que por seu lado tem seus próprios problemas. No caso dos amadores de cozinha, o preço é de longe o principal limitador. Mas a ausência de qualquer conhecimento sobre técnicas experimentais de precisão também não ajuda.
Vídeos similares:
A internet está repleta de vídeos sobre "giroscópios provando que a Terra é plana e estacionária", que sofrem do mesmo problema: usam giroscópios não apropriados para uma medida que requer alta sensibilidade e portanto alta precisão mecânica. Também percebe-se a falta de experiência em projetar e executar experimentos científicos de alta sensibilidade. Uma qualidade que Foucault aparentemente tinha, justificando a sua reputação de cientista de primeiro time. Os vídeos todos que vi até hoje estão mais para arranjo experimental de pia de cozinha, feitos por leigos que não devem ter ideia do que sejam conceitos de física experimental tais como propagação de erros, controle de variáveis, minimização de ruído, amostragem, filtragem, calibração, etc.
Este aqui por exemplo é ridículo: https://www.youtube.com/watch?v=5Nw-jK7ayAk
Aqui, um outro experimento que a primeira vista parece bem feito, mas é invalidado por um detalhe óbvio: o fio que alimenta o motor do giroscópio impede e perturba o seu movimento livre. Isso acontece em ambos segmentos: o primeiro, onde ele tenta mostrar que o arranjo experimental é suficientemente sensível para detectar uma rotação lenta como a da Terra; o segundo, onde ele tenta detectar a rotação da Terra. O fio está claramente impedindo a armadura de rodar livremente.
https://www.youtube.com/watch?v=8DVhoD-5Keg
Lembrando que o torque criado pela rotação da Terra nesse instrumento (usando os dados do fabricante) é muito pequeno. Veja aqui a discussão detalhada.
Na parte final do vídeo, quando o operador gira a base do giroscópio, pode-se ver claramente como o fio interfere no livre movimento da armadura. As tres imagens abaixo são tres fotogramas do vídeo em tres instantes diferentes. A linha vermelha foi traçada paralela ao eixo do giroscópio. Note como ela muda de orientação entre esses instantes. O giroscópio está claramente se movendo, indicando atrito na base, e interferência do fio elétrico.
Fotograma em 13:42
Fotograma em 13:54
Fotograma em 14:00
O vídeo abaixo mostra o que o vídeo supra-citado escondeu. O atrito nas juntas de suspensão é realmente muito grande:
E este vídeo mostra fraude, e projeto experimental mal feito no vídeo original: