O vídeo pretende demonstrar que a Terra não é um globo, analisando o comportamento da bússola magnética quando próxima dos polos. Ele falha em demonstrar a planicidade da Terra porque o argumento básico nada tem a ver com a forma da Terra em si, mas com hipóteses de como seria o campo magnético na terra plana.
O título do vídeo já dá o que pensar, porque ele diz que alguém foi o Polo Sul para demonstrar que a Terra não é um globo. Como isso será possível, se na terra plana não existe Polo Sul? Somente essa falha lógica já coloca o vídeo inteiro sob suspeita.
Segmentos:
- 1 min. - No início do vídeo, ele mostra como a bússola magnética não funciona quando muito próximo ao Polo Norte magnético. O que é um fato. Os proponentes da terra plana adotam a mesma posição em relação ao hipotético "polo" norte da terra plana, embora ninguém explique como que um 'polo', que é um conceito geométrico que só faz sentido numa esfera rotativa, pode ser aplicado num plano onde não há rotação. Ignorando esse detalhe, ele também não faz muita questão de diferenciar o polo magnético do polo geográfico. O que seria importantíssimo para o argumento do vídeo.
- 2 min. - Neste trecho, se referindo a outro vídeo, ele mostra como no Polo Sul geográfico a bússola magnética não apresenta o mesmo comportamento do que no Polo Norte magnético. Com isso, a alegação é feita de que na Terra não existiria um polo sul. Apenas, esse argumento é uma fraude, porque a verificação com a bússola teria que ser feita no Polo Sul magnético. O vídeo falha totalmente em sequer citar a existência desse polo. E além disso, o vídeo a que ele se refere mostra a autora em frente a uma placa com o dístico Geographic South Pole em letras garrafais. Provando que existe, sim, um Polo Sul na Terra. A desconexão cognitiva e falha lógica desse segmento é evidente. Não consegui dar sentido `a essa apresentação que usa uma imagem do Geographic South Pole como prova de que o Polo Sul não existe.
- 2:27 - Neste trecho, o vídeo tenta mostrar como seria o comportamento da bússola magnética sobre um "mapa da terra plana". Ele menciona num certo ponto um campo toroidal. O que não faz sentido, porque as linhas de força desse campo seriam paralelas ao equador terrestre, ou seja, seriam círculos na terra plana. Ele provavelmente quis dizer campo poloidal. O que sugere que não entende de eletromagnetismo o suficiente para lidar com o assunto no nível que o argumento do vídeo requer.
- 4:11 - Um ímã toroidal é usado numa demonstração. No entanto, não se sabe exatamente o que ele está demonstrando. Não há nenhuma explicação de como esse ímã foi fabricado. Tudo indica que é um ímã permanente, e não um eletro-ímã. Se é esse o caso, fica difícil saber que tipo de campo magnético ele cria. Nem há nenhuma explicação do que o campo magnético de um tal ímã tem a ver com o campo terrestre. Não se faz nenhuma experiência com esse ímã e uma bússola magnética, para verificar se a agulha da bússola continua a apontar mesmo para o Polo Norte (o centro do ímã?).
Resumo:
O vídeo é uma fraude. O vídeo sistematicamente falha em mencionar a diferença fundamental entre polos geográficos e magnéticos. O vídeo usa um outro vídeo comprovadamente feito no Polo Geográfico Sul, para negar a existência do Polo Geográfico Sul. O vídeo apresenta um ímã permanente como demonstração, mas falha em mencionar qual a conexão dessa demonstração, com a realidade. A única informação correta no vídeo é sobre o comportamento da bússola quando próxima ao Polo Norte magnético.