A descrição no YouTube diz que esse vídeo prova que não existe curvatura da Terra. Mas, ao contrário, o vídeo demonstra claramente que existe curvatura.
A ideia dessa demonstração é que poderíamos em principio, se não houvesse curvatura, sempre ver o barco inteiro. O que causaria o desaparecimento da imagem do barco seria uma camada de inversão térmica muito marcante, que faz apenas o mastro do barco aparecer quando muito distante.
No ultimo 1:30 minuto, apenas o mastro é visível e o resto do barco claramente desapareceu abaixo do que ela chamou de "wavefront edge". O mastro, e apenas o mastro, é visível sobre a linha do horizonte, e não sobre a camada de inversão térmica. Nesse momento, a narração termina sem mencionar essa situação muito clara do barco escondido atrás da curvatura da Terra.
É preciso lembrar que as melhores condições para se observar o efeito da curvatura da Terra sobre objetos distantes no horizonte, é quando não existe nenhuma condição anômala de refração atmosférica, como inversões térmicas e miragens de qualquer tipo. Esse vídeo foi feito durante uma condição de inversão térmica leve, o que pode dificultar a interpretação por leigos. Como parece ser o caso da narradora.
Outro elemento curioso na narração é a tentativa de enganar os incautos dizendo que o horizonte está inicialmente "vazio". Isso apenas acontece porque a magnificação da objetiva nesse momento é muito pequena. Ela está efetivamente em modo grande-angular. Os barcos estão lá no horizonte, e no vídeo, mas ocupam uma área projetada muito pequena sobre o sensor da camara. Com a perda de resolução adicional causada pelo algoritmo de compressão do YouTube, as imagens dos barcos efetivamente desaparecem no vídeo, tal como baixado do YouTube. No vídeo original, especialmente em formato RAW, provavelmente os barcos são visíveis o tempo todo. Essa confusão proposital é o que eu imagino que esteja por trás das alegações mentirosas de terra planistas que dizem que, com um zoom suficientemente grande, barcos que desapareceram por trás do horizonte voltariam a aparecer. Isso simplesmente não acontece porque violaria várias leis físicas ao mesmo tempo. Essa mentira só pode ser comprada por pessoas que nunca tiveram acesso a nenhum instrumento óptico de magnificação a longa distancia, tal como um binóculo, um telescópio, uma teleobjetiva fotográfica ou de cinema.
O vídeo é bem feito, sem enrolação e perdas de tempo desnecessárias. Mas falha em sua proposta.