O vídeo mostra cenas do Sol como aparece no hemisfério Norte durante o verão. O fenômeno chama-se 'Sol da meia-noite', é uma consequência natural do modelo esférico da Terra e também do modelo da terra plana. O que de imediato lança suspeitas de como seria possível alegar que o vídeo seria uma prova da terra plana.
Segmentos:
- 0:00 - apresenta um time lapse feito durante um voo New York - Moscou. O Sol é visível durante boa parte do voo. Se o voo foi feito durante o verão no hemisfério Norte, o efeito é predito pelo modelo esférico da Terra. Um efeito similar também é predito pelo model da terra plana, porém nesse modelo o Sol não poderia desaparecer atrás do horizonte, como este segmento do vídeo mostra.
- 1:42 - mostra um "mapa da Terra plana" com uma rota "direta" entre New York e Moscou desenhada. Essa rota não difere muito de uma rota geodésica real sobre o globo, porque o "mapa da Terra plana" utilizado é uma projeção azimutal equidistante da Terra esférica, com o polo da projeção coincidente com o Polo Norte da Terra. Nessa configuração, a representação do mapa nas regiões próximas ao Polo Norte da Terra não contem distorções exageradas, e é satisfatória para o tipo de uso ilustrativo feito no vídeo. Não há explicação do porque esse mapa com a rota é apresentado.
- 1:42- neste segmento, o vídeo mostra um time lapse do Sol percorrendo sua trajetória diurna, a partir de um ponto com latitude 67N no dia 14 de Julho. Isto é, bem no meio do verão. Nessas condições, o Sol da meia-noite ocorre na Terra globo. Na latitude onde foi feito a vídeo, o Sol fica abaixo do horizonte por apenas um pequeno trecho de sua trajetória, justamente o trecho mostrado no vídeo. O vídeo está usando um fenômeno que ocorre na Terra esférica, para tentar argumentar que a Terra é plana.
- 2:27 - mostra uma animação do que seria o movimento do Sol na terra plana. Não explica como o Sol ilumina apenas uma parte do disco. O vídeo não mostra nenhuma evidencia de que a luz solar seja direcionada para apenas alguns lugares da superfície terrestre.
O vídeo também não explica porque, em ambos os segmentos de time lapse, o Sol efetivamente desaparece atrás do horizonte num trecho do seu percurso. Isso contradiz o que a animação da terra plana apresentada no fim indica, de que o Sol não deveria desaparecer nunca. Especialmente nas latitudes bem ao norte, onde o Sol deveria permanecer bem alto no céu durante todo seu percurso diurno.
Resumo:
O vídeo usa cenas do Sol da meia-noite tomadas em latitudes bem ao norte, durante o verão no hemisfério norte. Esse efeito do Sol é predito pelo modelo esférico da Terra. Também é predito pelo modelo da terra plana, porém na terra plana não se poderia observar o Sol chegando perto do horizonte, e muito menos, descendo abaixo dele. Em outras palavras, a evidencia apresentada favorece o modelo esférico, e portanto o título do vídeo é mentiroso.
O vídeo falha em mostrar que o fenômeno do Sol da meia-noite só acontece em regiões polares no verão (tanto no norte quanto no sul), de acordo com o modelo esférico da Terra, mas acontece em qualquer lugar da Terra, em qualquer época do ano, no modelo da terra plana. A alegação de que a Terra é plana só seria válida se o vídeo apresentasse esse mesmo Sol da meia noite acontecendo em outros lugares da Terra, em latitudes mais próximas ao equador, e em outras épocas do ano.