17 de NOVEMBRO de 2021
17 de NOVEMBRO de 2021
Deus vivo, por muito pobre que seja a nossa oração, nós procuramos-te com confiança. E a tua compaixão abre uma passagem por entre as nossas hesitações, e até por entre as nossas dúvidas.
CÂNTICO
O Christe, Domine Jesu
O Christe, Domine Jesu
[PT]
Oh, Cristo, Senhor Jesus. Oh, Cristo, Senhor Jesus.
CÂNTICO
Bonum est confidere in Domino,
Bonum sperare in Domino.
[PT]
Melhor confiar no Senhor, melhor confiar no Senhor.
SALMO
(150)
Louvai a Deus no seu santuário;
louvai-o no seu majestoso firmamento!
Louvai-o pelos seus feitos valorosos;
louvai-o por todas as suas grandes proezas! Bonum est confidere...
Louvai-o ao som da trombeta;
louvai-o com a harpa e a cítara!
Louvai-o com tambores e danças;
louvai-o com instrumentos de corda e flautas! Bonum est confidere...
Louvai-o com címbalos sonoros;
louvai-o com címbalos vibrantes!
Tudo o que respira louve o Senhor! Bonum est confidere...
ALELUIA 17
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
LEITURA
(João 6, 48-58)
Jesus disse: «Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»
Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!»
Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.»
CÂNTICO
Tu palabra Señor, no muere, nunca muere Porque es la vida misma,
y la vida, Señor, no solo vive, no solo vive, la vida vivifica.
[PT]
Tua palavra Senhor, não morre, nunca morre Porque é a própria vida, e a vida, Senhor, não vive apenas, não vive apenas, a vida vivifica.
SILÊNCIO
¬ Jesus é um mestre a escutar e um modelo a seguir: o que muda se Ele estiver também na minha vida?
¬ De que desejos e de que medos de carência nos pode o pão da vida libertar?
CÂNTICO
(Kyrie 1)
Kyrie, Kyrie eleison.
Kyrie, Kyrie eleison.
[PT]
Senhor, Senhor, tenha misericórdia. Senhor, Senhor, tenha misericórdia.
PRECES
¬ Com os profetas e todos os que prepararam a tua vinda, bendizemos-te, Senhor.
Coro - Oremos ao Senhor
¬ Com a Virgem Maria, a nossa alma exulta no Senhor.
Coro - Oremos ao Senhor
¬ Com os apóstolos e os evangelistas, Senhor, nós te damos graças.
Coro - Oremos ao Senhor
¬ Com os mártires da fé, Senhor, consagramos-te a nossa vida.
Coro - Oremos ao Senhor
¬ Com todas as santas testemunhas do Evangelho, adoramos-te, Senhor.
Coro - Oremos ao Senhor
¬ Com toda a tua Igreja, espalhada pelo mundo, aclamamos-te, Senhor.
Coro - Oremos ao Senhor
¬ ESPAÇO PARA A TUA PRECE PESSOAL EM SILÊNCIO.
Coro - Oremos ao Senhor
PAI NOSSO
CÂNTICO
O__ O__ O__. Adoramus Te o Christe
O__ O__ O__. Adoramus Te o Christe
[PT]
O__ O__ O__. Adoramos-Te ó Cristo.
Comei do Pão, bebei do vinho. Quem vem a Mim não terá fome!
Comei do Pão, bebei do vinho. Quem vem a Mim não terá sede!
MEDITAÇÃO
(taize.fr)
Depois de Jesus ter alimentado uma multidão com pão, as pessoas compreenderam que isso era um sinal. Elas viam-no como uma espécie de novo Moisés que, através do milagre do maná, o pão do céu, havia assegurado a vida do povo de Deus no deserto. Disseram-lhe: «Dá-nos sempre desse pão» (6,34) Mas Jesus diz-lhes: «Eu sou o pão da vida» (6,35) Em seguida, Jesus diz-lhes muitas coisas, interrompido duas vezes por uma pergunta dos que o escutavam (v. 35-58). É surpreendente que o verbo «comer» esteja completamente ausente da primeira parte do discurso (v. 35-47). O que dá a vida não é comer, mas ir até Jesus e acreditar nele: «Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede.» Isto levou Santo Agostinho a dizer: «Acredita! E, assim, terás comido!»
A segunda metade do discurso (6,48-58) começa com as mesmas palavras que a primeira metade: «Eu sou o pão da vida.» Mas agora, o verbo «acreditar» está ausente; o verbo «comer», repetido pelo menos dez vezes, parece substituí-lo. A frase que conclui a primeira parte: «aquele que crê tem a vida eterna» (v.47) torna-se, no final da segunda parte: «se alguém comer deste pão, viverá eternamente» Qual o significado desta substituição de acreditar por comer? O comer não substitui o acreditar, mas antes aprofunda o seu significado.
Comer e morrer – comer e viver: essa é a alternativa apresentada por Jesus. Aqueles que comeram o maná no deserto morreram, tal como todos nós, comendo o nosso pão de cada dia, havemos de morrer um dia. Porém, existe um outro pão: «Se alguém comer deste pão, viverá eternamente» - Será isto apenas um sonho bonito? Jesus prossegue, falando de algo muito diferente de um sonho. Ele anuncia a sua morte: «Este pão é a minha carne, que Eu hei-de dar pela vida do mundo.» Aqueles que o escutam não sabem do que está a falar. Mas sentem que as suas palavras são chocantes: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!»
Em vez de moderar a Sua linguagem chocante, Jesus vai ainda mais longe: «Se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.» No livro do profeta Ezequiel, as palavras «e vós comereis carne e bebereis sangue» (Ezequiel 39,17) exprimem uma violência extrema. Beber sangue é ainda pior do que derramá-lo: Significa destruir um ser vivo para se apropriar da sua energia vital. É por isso que a Lei proíbe qualquer pessoa de consumir sangue, mesmo de um animal: «Porém, não comereis a carne com a sua vida, o sangue.» (Génesis 9,4) Jesus sabe que será atacado e eliminado por uma violência extrema. Mas também tem a certeza de que ela será vencida pela sua morte A violência nada pode fazer contra o seu amor: O seu sangue será derramado, mas Ele dará a Sua alma, a Sua vida, para que a humanidade possa viver.
Poderemos nós - deveremos nós - comer a Sua carne e beber o Seu sangue? Qualquer pessoa que leia estas palavras e que tenha um mínimo de conhecimento do culto cristão reconhece uma alusão à Eucaristia, a refeição em que a assembleia de crentes dá graças pela vinda de Jesus e o acolhe cantando: «Benditos aqueles que vêm!» Uma das características distintivas da adoração cristã comparada comparação com a do Templo é a sua não-violência. O fiel não come a carne de animais que foram sacrificados, mas o pão simples. O contraste é impressionante: a linguagem violenta «Comei: este é o meu corpo» traduz-se numa prática que é pacífica e mesmo paradisíaca, a adoração celebrada com pão e vinho.
Comer e morrer - comer e viver: estamos ansiosos por comer para não morrer. Jesus consente em morrer para que nós possamos ter algo para comer. Em cada Eucaristia, celebramos esta reversão a violência esmagou-o e destruiu-o, mas Jesus dá-se por amor. Deixa-se ser «comido» por nós na forma de pão. Mas quando digerimos este pão e ele se torna parte do nosso corpo, o pão vivo que é Cristo torna-nos parte dele. Aquele que vive partilha connosco a sua própria vida: «quem de verdade me come viverá por mim».
CÂNTICO
Let all who are thirsty come, let all who wish receive the water of life freely.
Amen, come Lord Jesus, amen come Lord Jesus.
[PT]
Todos os que têm sede venham, todos os que desejam recebam a água da vida livremente.
Amém, vem Senhor Jesus, amém vem Senhor Jesus.
Veni Sancte Spiritus, tui amoris ignem accende.
Veni Sancte Spiritu. Veni Sancte Spiritus.
[PT]
Vem Espírito de amor, vem acender em nós o teu fogo. Vem Espírito de amor, vem Espírito de amor.
ORAÇÃO DE CONCLUSÃO
(taize.fr)
Seguindo as santas testemunhas de Cristo de todos os tempos, desde os apóstolos e a Virgem Maria às de hoje, concede-nos dia após dia, ó Deus eterno, a disposição interior para confiarmos no mistério da Fé.
CÂNTICO
Il Signore ti ristora. Dio non allontana.
Il Signore viene ad incontrarti, viene ad incontrarti.
[PT]
O Senhor te restaura. Deus não te abandona. O senhor vem ao teu encontro, vem ao teu encontro.
Voici Dieu qui vient à mon secours.
Le Seigneur avec ceux quimesoutiennent.
Je te chante, toi quimerelèves. Je te chante, toi quimerelèves.
[PT]
Eis o meu Deus que vem em meu socorro. O Senhor com aqueles que me apoiam. A Ti canto, Tu me libertas. A Ti canto, Tu me libertas.
De noche iremos, de noche, que para encontrar la fuente
Sólo la sed nos alumbra, sólo la sed nos alumbra.
[PT]
noite iremos em busca, das fontes de água viva. Só nos guia a nossa sede, só nossa sede nos guia.
PRÓXIMAS ACTIVIDADES
Missa - igreja dos Clérigos - todos os Domingos 21:30 horas
Missa com e para Universitários - CIMT - todas as 4ª feiras às 20:00 horas
A caminho das JMJ - Confere: https://www.facebook.com/SDPJPorto - 23 de Novembro
Próxima Oração - 15 de Dezembro * 21:30 horas * Igreja de S. Lourenço [Igreja dos Grilos]