‘’Mesmo que se faça noite, iremos à fonte. Nas suas profundezas, cintila uma água viva que sacia a nossa sede. Não será a alma humana isso mesmo: a palpitação secreta de uma felicidade difícil de descrever?’’
‘’Mesmo que se faça noite, iremos à fonte. Nas suas profundezas, cintila uma água viva que sacia a nossa sede. Não será a alma humana isso mesmo: a palpitação secreta de uma felicidade difícil de descrever?’’
MOMENTO INTRODUTÓRIO
Cristo ressuscitou. Cristo Ressuscitou.
Ele está vivo. Ele está vivo.
****************************************
CÂNTICO
Mshiha qam, Mshiha qam! Hristos anesti, anesti!
Resurrexit, resurrexit! Christos vos kresie, vos kresie
[PT]
Cristo ressuscitou, Cristo ressuscitou.
Cristo ressuscitou, Cristo ressuscitou.
.INÍCIO DA ORAÇÃO
CÂNTICO
Christus resurrexit, Christus resurrexit. Oooo
Alleluiah alleluiah. Oooo
[PT]
Cristo ressuscitou, Cristo ressuscitou. Oooo.
Aleluia Aleluia. Oooo
.
ALELUIA 10
Alleluia, alleluia, alleluia
Alleluia, alleluia, alleluia
[PT]
Aleluia, aleluia, aleluia
Aleluia, aleluia, aleluia
SALMO 22 [21]
De ti vem o meu louvor na grande assembleia;
cumprirei os meus votos na presença dos teus fiéis.
Os pobres comerão e serão saciados;
louvarão o Senhor, os que o procuram.
«Vivam para sempre os vossos corações.»
CORO: ALELUIA...
Hão-de lembrar-se do Senhor
e voltar-se para ele todos os confins da terra;
hão-de prostrar-se diante dele todos os povos e nações,
porque ao Senhor pertence a realeza.
CORO: ALELUIA...
Ele domina sobre todas as nações.
Diante dele hão-de prostrar-se todos os grandes da terra;
diante dele hão-de inclinar-se todos os que descem ao pó
e assim deixam de viver.
CORO: ALELUIA...
Uma nova geração o servirá
e narrará aos vindouros as maravilhas do Senhor;
ao povo que vai nascer dará a conhecer a sua justiça,
contará o que ele fez.
CORO: ALELUIA ...
.
LEITURA
Romanos 12, 1-5;9-18
Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Seja este o vosso verdadeiro culto, o espiritual. Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito.
Assim, em virtude da graça que me foi dada, digo a todos e a cada um de vós que não se sinta acima do que deve sentir-se; mas sinta-se preocupado em ser sensato, de acordo com a medida de fé que Deus distribuiu a cada um.
É que, como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função, assim acontece connosco: os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros. [...]
Que o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem. Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno. Adiantai-vos uns aos outros na estima mútua. Não sejais preguiçosos na vossa dedicação; deixai-vos inflamar pelo Espírito; entregai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração.
Partilhai com os santos que passam necessidade; Aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros. Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros; Não vos preocupeis com as grandezas, mas entregai-vos ao que é humilde; Não vos julgueis sábios por vós próprios. Não pagueis a ninguém o mal com o mal; Interessai-vos pelo que é bom diante de todos os homens. Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens.
.
CÂNTICO
El alma que anda en amor, ni cansa, ni se cansa.
El alma que anda en amor, ni cansa, ni se cansa.
[PT]
A alma que anda em Amor, nem cansa nem se cansa.
A alma que anda em Amor, nem cansa nem se cansa.
.
SILÊNCIO
S. Paulo encoraja os que o escutam a entregar-se às coisas humildes. O que poderia isto significar na minha situação?
Consigo acreditar no amor incondicional de Deus por toda a gente? Por mim?
O que é que significa, em termos concretos, que formamos um só corpo em Cristo?
.
KYRIE 12
Kyrie, Kyrie, Kyrie, eleison.
Kyrie, Kyrie, Kyrie, eleison.
[PT]
Senhor, Senhor, Senhor, tenha piedade.
Senhor, Senhor, Senhor, tenha piedade.
PRECES
taize.fr
¬ Ó Cristo, pela tua ressurreição abres a todos os seres humanos as portas do Reino: conduz-nos à glória do Pai.
Coro - OREMOS AO SENHOR
¬ Pela tua ressurreição confirmaste a fé dos teus discípulos e enviaste-os pelo mundo: que a tua Igreja, no seguimento dos apóstolos, seja fiel à proclamação da Boa Nova.
Coro - OREMOS AO SENHOR
¬ Pela tua ressurreição reconciliaste-nos na tua paz: concede a todos os baptizados a capacidade de entrarem numa mesma comunhão de fé e de amor.
Coro - OREMOS AO SENHOR
¬ Pela tua ressurreição curaste a nossa humanidade e deste-lhe vida eterna: confiamos-te os doentes.
Coro - OREMOS AO SENHOR
¬ Pela tua ressurreição tornaste-te o primeiro dos vivos.
Coro - OREMOS AO SENHOR
¬ ESPAÇO PARA A TUA PRECE PESSOAL EM SILÊNCIO.
Coro - OREMOS AO SENHOR
.
PAI NOSSO
.
CÂNTICO
Slavite vsi narody, Slavite Hospoda.
Slavite vsi narody, Slavite Hospoda.
[UCR]
[Хваліте Господа, всі народи]
[Хваліте Господа, всі народи]
[PT]
Cantai todos os povos, louvai nosso Senhor.
Cantai todos os povos, louvai nosso Senhor
.
CÂNTICO
Despierta, tú que duermes! Levánte de entre los muertos,
Y Cristo te alumbrará, y Cristo te alumbrará.
[PT]
Desperta tu que dormes! levanta-te dos mortos.
E Cristo te iluminará, e Cristo te iluminará.
.
MEDITAÇÃO
Neste texto, S. Paulo começa por fazer um convite a adorar verdadeiramente o Senhor e a fazer a Sua vontade. No entanto, depois disso, o apóstolo não dá instruções para a liturgia, nem instruções sobre aquilo em que acreditar. O que se segue é uma longa lista de recomendações, todas com o mesmo objectivo – tornarmo-nos irmãos uns dos outros. É como se a verdadeira adoração do Senhor consistisse acima de tudo em viver como uma família, em estar em paz com todos os seres humanos.
Um programa de vida como este não é fácil. Somos convidados a não nos sentirmos mais do que os outros, a nos deixarmos atrair pelo que é humilde e mesmo a chorar com os que choram. De onde vem esta necessidade de sermos servos uns dos outros? S. Paulo diz-nos que é porque, juntos, formamos "um só corpo”. Não devemos pensar que somos completamente independentes, que estamos completamente desligados uns dos outros. Através da nossa ligação a Cristo, formamos um só corpo.
Portanto, somos todos irmãos; cada um de nós tem um valor próprio; cada um de nós tem em si algo que Deus acha que vale a pena. Porém, este valor não tem nada a ver com a nossa riqueza, com as nossas qualidades ou com o nosso conhecimento. É por isso que S. Paulo nos adverte para não nos conformarmos com a lógica do mundo. A lógica do mundo pode ser útil quando se trata de atribuir valor a alguém que é rico, poderoso ou influente, mas é muito menos eficaz quando se trata de uma pessoa pobre, um mendigo, um refugiado ou de uma pessoa com deficiência. Nesses momentos, a lógica do mundo deve dar lugar a outra coisa e o que S. Paulo nos propõe é, essencialmente, o amor de Deus: deixarmo-nos atrair pelo que é humilde e é através desta atracção que somos convidados a olhar para os outros, a dar-lhes o valor que merecem e, em resultado disso, a tornar-nos seus servos.
Esta atitude vai muito longe: aplica-se também àqueles que são desagradáveis para connosco. “Bendizei os que vos amaldiçoam”, diz S. Paulo. Isso não é fácil e, ao mesmo tempo, é uma forma de nos lembrarmos que mesmo aqueles que nos amaldiçoam estão ligados a nós porque somos um só corpo em Cristo.
“Chorar com aqueles que choram”. Um exemplo comum é o luto. Não podemos visitar alguém que acabou de perder uma pessoa querida, ver a sua tristeza e dizer “Mas porque é que estás triste? Não sabes que Cristo ressuscitou? Não estejas triste!” Não podemos falar dessa maneira. O texto aconselha-nos a chorar com eles. Podemos sentar-nos com essa pessoa, ouvi-la, acolher a sua tristeza e dar a essa tristeza o valor que ela merece. É assim, pondo de lado as nossas próprias convicções, as nossas certezas, mesmo quando são boas, que seremos capazes de nos sentar ao lado de alguém que é pobre ou que está triste, de acolher essa pessoa e de iniciar uma verdadeira relação com ela.
Isto abre portas a uma alegria mais escondida: à medida que nos esforçamos por dar valor a todos, treinamo-nos a recordar que Deus ama a todos, que o amor de Deus é incondicional. E à medida que nos vamos habituando a ver este amor incondicional de Deus, estaremos preparados para o dia em que nós próprios nos sentirmos assolados pelos nossos erros e fraquezas: será mais fácil acreditar no amor de Deus por nós. Ao amar a todos, perceberemos que também nos podemos amar a nós próprios. Compreenderemos que o amor incondicional de Deus, que nos leva a ir ao encontro dos outros, também se aplica a nós.
.
CÂNTICO
Deus é amor. Atreve-te a viver por amor.
Deus é amor. Nada há a temer.
.
CÂNTICO
Veni Sancte Spiritus, tui amoris ignem accende.
Veni Sancte Spiritu. Veni Sancte Spiritus.
[PT]
Vem Espírito de amor, vem acender em nós o teu fogo.
Vem Espírito de amor, vem Espírito de amor.
.
ORAÇÃO DE CONCLUSÃO
Jesus ressuscitado, tu sopras em nós o teu Espírito Santo. E nós gostaríamos de te dizer: Tens as palavras que dão vida à nossa alma, a quem iríamos senão a ti?
.
CÂNTICO
O-o-o Bendizei o Senhor! O-o-o Bendizei o Senhor! Bendizei o Senhor!
O-o-o Bendizei o Senhor! Bendizei o Senhor!
.
CÂNTICO
Jubelt und freut euch über den Herrn, er hat Großes an uns getan.
Jubelt und freut euch, fürchtet euch nicht. Alleluja! Alleluja!
[PT]
Alegrai-vos e regozijai-vos no Senhor, ele fez grandes coisas por nós.
Alegrem-se e regozijem-se, não tenham medo. Aleluia! Aleluia!
.
CÂNTICO
O__ O__ O__
Adoramus Te o Christe
[PT]
O__ O__ O__. Adoramos-Te ó Cristo
.
CÂNTICO
O Senhor e a minha forca. Ao Senhor o meu canto.
Ele e nosso salvador, nele eu confio e nada temo.
Nele eu confio e nada temo.
.
PRÓXIMAS ACTIVIDADES
Todos os Domingos * 21:30 horas * Missa nos Clérigos
Missa com e para Universitários - CIMT - todas as 4ª feiras às 20:00 horas
Próxima Oração - 18 de Maio * 21:30 horas * Igreja Igreja de S. Lourenço [Igreja dos Grilos]