“Raízes”, de Thanis Parajara (RJ)

O projeto de exposição "Raízes" corrobora para preservação da cosmovisão indígena de crenças, costumes, rituais, lutas e espiritualidade. Evidenciando através da fotografia pequenos fragmentos dentro da imensidão que é a história e as diásporas dos diferentes povos indígenas  do Brasil. 

Os originários tecem o futuro junto a força dos encantados, com um passo aprumado, grafismos desenhados, o cântico entoado, o maracá bem tocado em ritus, sussurram em sonhos a mensagem que o futuro é ancestral. 

Assim, o trabalho a seguir é um ato que propõe a reflexão sobre a importância do reconhecimento da resistência e valorização da memória indígena.

THANIS PARAJARA

Thanis Parajara, artista visual, fotógrafa e pesquisadora de imagens. Formada pela Escola de Fotografia Popular - Observatório de Favelas - UFRJ, turma de 2023. Compõe o acervo do programa Imagens do Povo como fotógrafa colaboradora. Atualmente participa da residência artística no laboratório de imagens do Instituto Moreira Salles. 

Desenvolve sua pesquisa documental fotográfica sobre sua descendência indígena, onde no processo de retomada passou a registrar suas vivências trazendo a narrativa e identidades dos povos originários de diferentes etnias.

VISITAS