“O Vestir do Signo”, de Daniel Borges (MG)

No encontro das tradições ancestrais, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário é a celebração viva da fé e da devoção. Em meio às paisagens do centro-oeste mineiro, especialmente no município de Cláudio e suas redondezas, as imagens documentais capturadas entre 2019 e 2023 revelam a dança sinuosa da tradição, uma expressão palpável da fé em movimento.

Nesse contexto, o entrelaçar das relações entre diferentes comunidades e gerações desvela uma teia de saberes transmitidos de coração a coração, alimentando não apenas corpos, mas também espíritos sedentos de significado. Cada escolha meticulosa das cores vibrantes, das vestimentas ricamente adornadas, dos sons cadenciados, das danças enérgicas e dos instrumentos ancestrais é um tributo vivo aos Santos, uma prece entoada em gratidão e uma súplica para que não falte o pão de cada dia.

É nessa intersecção entre o sagrado e o profano, entre a tradição e a renovação, que o Reinado de Nossa Senhora do Rosário se faz presente, transcendendo o tempo e mantendo viva a chama da devoção e da cultura popular.

Pesquisadores: Gustavo Santos M. Franca, Maria Eduarda Espindula Marques, Matheus Lucas Arcanjo e Livia Radane de Oliveira.

DANIEL BORGES

Estudante de graduação em Artes Visuais na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, nascido e criado no interior de Minas Gerais, em Cláudio, atualmente reside em Belo Horizonte desde 2019. Artista em processo de transformação, seus trabalhos investigam os processos do cotidiano, utilizando a fotografia como principal instrumento para criar possibilidades de encontro consigo mesmo e com o outro. A temporalidade, a memória e o corpo são o cerne de sua investigação, que se baseia na criação de significados a partir das formas de existência. Ao utilizar situações cotidianas, sentimentos pessoais e desconfortos como ponto de partida, os trabalhos revelam outra materialidade, com ou sem sentido.

VISITAS