“POESIA, ÍNDIA", de Vera Mari Damian (RS)

A exposição fotográfica "POESIA, ÍNDIA" busca aproximar a comunidade caxiense com a rica e milenar cultura indiana por meio da arte, da poesia e da fotografia, despertando uma reflexão sobre as semelhanças que nos aproximam a todos nós como seres humanos.

A exposição "POESIA, ÍNDIA" é uma mostra de fotos, poesias e textos com o tema sobre cultura indiana, sob a curadoria da mestre em fotografia, Liliane Giordano e da jornalista/fotógrafa Vera Mari Damian.

As imagens registradas na Índia, foram obtidas em viagem de estudos sobre a cultura indiana ao longo de 40 dias naquele país, no ano de 2016, pela fotógrafa e jornalista Vera Mari Damian.

A exibição desta mostra será através de 14 painéis/telas de 150cm x 100cm, e 06 telas tamanho 50cm x 70cm impressas em tecidos finos e delicados através da técnica de sublimação.

Outras 10 telas em tamanho 20cm x 35cm terão a impressão dos textos em tecido, diagramados pelo designer Ernani Carraro.

Os textos são trechos de escritos do grande poeta indiano Rabindranath Tagore e do líder indiano Mahatma Gandhi, cujas manifestações remetem para o espírito de humanidade, irmandade e fraternidade.

Sobre as telas de fotos impressas em tecido são feitas intervenções artísticas de bordados livres e de macramês pela artista/artesã Susete Roveda, integrante do Imigrantes Della Montagna, grupo de mulheres da terceira idade que se empenham no resgate e ensino de artesanato através de oficinas ministradas para mulheres no Museu Histórico Municipal e em associações de bairro.

O projeto Poesia, Índia tem financiamento através da Lei Paulo Gustavo, Prefeitura Municipal de Caxias e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

Esta exposição estará disponível para visitação presencial a partir do dia 21 de agosto de 2024 no Hall Inferior do Campus 8.

VERA MARI DAMIAN

Vera Mari Damian é jornalista diplomada e atua na área há mais de 40 anos. Já realizou diversas viagens profissionais para reportagens e estudos sobre a cultura e ecologia de diferentes locais e países. 

Em 2016 participou na Índia do Kumbh Mela, considerado o maior festival de peregrinação do mundo com milhões de participantes.

Era o início dos registros de imagens de sua “peregrinação” pela Índia que, ao longo de 40 dias, incluiu inúmeras outras cidades e regiões.

VISITAS