AÇÕES | PALESTRAS|  VISITAS GUIADAS |  OFICINAS 

  Lançamento da Programação da 17ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul  

A Semana da Fotografia é uma iniciativa colaborativa que envolve diversas instituições culturais e educacionais com o objetivo de debater, refletir, investigar e fomentar os processos criativos, produtivos e de pesquisas relacionados à fotografia. A iniciativa acontece em parceria com empresas, profissionais, instituições culturais e educacionais que se baseiam na Lei 8.253 e anualmente apresentam um evento de referência nacional sempre através de uma construção de uma programação gratuita, coletiva e colaborativa. A 17a. A edição inicia no dia 19 de agosto, com o lançamento da plataforma oficial da Semana da Fotografia, realizando a abertura oficial de todas exposições digitais que integram a programação. As exposições permanecem online para visitação até 29 de setembro. As atividades práticas ficarão concentradas entre 19 e 24 de agosto de 2024.


PROGRAME-SE:

Abertura da 17a. Semana da Fotografia de Caxias do Sul
Dia: 19 de agosto, segunda-feira, às 18h50min
Local: MusCap – Museu dos Capuchinhos
 

 Palestra de Abertura: Uma Sociedade no Espelho: A Preservação da Fotografia em Caxias do Sul 
com Elenira Prux, Juventino Dal Bó, Christian de Lima e Chanaísa Melo

A atividade "Uma Sociedade no Espelho: A Preservação da Fotografia em Caxias do Sul" contará com a participação de especialistas renomados na área de história, arte, memória, conservação e restauração fotográfica. O professor, artista e historiador Juventino Dal Bó, referência no patrimônio cultural do estado, conduzirá uma aula, abordando os principais aspectos que constituíram a história da fotografia em Caxias do Sul, enfatizando a importância da educação patrimonial a partir da fotografia, demonstrando como as imagens capturadas ao longo dos anos refletem e preservam a identidade cultural e histórica da região. O encontro contará ainda com a presença de Elenira Preux, historiadora, que relatará sobre a Fototeca do Arquivo Municipal de Caxias do Sul, iniciada na década de 1970. Sua apresentação destacará a importância do arquivo na manutenção, conservação e acessibilidade das fotografias históricas, além de explicar os esforços contínuos para preservação destas fontes. A conservadora restauradora Chanaisa Melo e o coordenador Christian de Lima, ambos do Museu dos Capuchinhos - MusCap, também participarão do evento. Eles compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a conservação e restauração de fotografias, enfatizando o trabalho realizado com o acervo da instituição.  A participação desses especialistas proporcionará uma visão abrangente e detalhada sobre as práticas de preservação fotográfica em Caxias do Sul, oportunizando para o público a compreensão e importância da preservação da fotografia como parte essencial do patrimônio cultural, além de promover o reconhecimento e a valorização dos esforços contínuos para proteger estas fontes. 

PROGRAME-SE:

Palestra de Abertura: Uma Sociedade no Espelho: A Preservação da Fotografia em Caxias do Sul,
com Elenira Prux, Juventino Dal Bó, Christian de Lima e Chanaísa Melo
Dia: 19 de agosto, segunda-feira, às 19h
Local: MusCap – Museu dos Capuchinhos
 

 Oficina: Fotografia com Celular   
com Shaiane Giusti                                                            

Atividade direcionada para estudantes do nono ano da E.M.E.F Leonor Rosa através do Programa Educativo UAV | Uma troca de ideias com dicas e técnicas, teóricas e práticas, para fotografar melhor com o seu celular.

PROGRAME-SE:

Oficina: Fotografia com Celular, com Shaiane Giusti
Atividade do projeto LABmais Sesc Caxias do Sul
Dia: 20 de agosto, terça-feira, das 10h às 12h
Local: E.M.E.F Leonor Rosa

 Aula Aberta: Fotografia em Preto e Branco    
com Gustavo Pozza e convidados: Bruno Zulian e Paquito       

A aula aberta é uma atividade organizada pelo Curso de Fotografia da UCS que propicia a participação do público em disciplinas e atividades. Neste ano, acontecerão duas aulas abertas: no dia 20 de agosto, a aula da disciplina de Fotografia em Preto e Branco e, no dia 22 de agosto, a aula da disciplina de Linguagem Visual Fotográfica. Durante as aulas serão apresentados conteúdos teóricos e práticos, com a participação de professores do curso de fotografia e fotógrafos convidados.

PROGRAME-SE:

Aula Aberta: Fotografia em Preto e Branco, com Gustavo Pozza e convidados: Bruno Zulian e Paquito
Dia: 20 de agosto, terça-feira, às 19h40min
Local: Estúdio defotografia Bloco T (Cetel) da UCS

  Oficina: Imagens que Falam: Oficina de Colagem e Criatividade   
com Sara Verza  

Atividade direcionada para estudantes dos quartos anos da E.M.E.F Catulo da paixão Cearense através do
Programa Educativo UAV |  Na oficina " Imagens que Falam: Oficina de Colagem e Criatividade", crianças são convidadas a explorar o mundo do autoconhecimento através da arte da colagem. Nesta atividade dinâmica e envolvente, os pequenos artistas terão a oportunidade de soltar a imaginação e descobrir novas formas de expressar quem são. Desenvolver a criatividade é essencial não apenas para a arte, mas para todas as áreas da vida. A criatividade ajuda as crianças a resolver problemas de maneira inovadora, a pensar de forma crítica e a expressar suas emoções de maneira saudável. É um recurso valioso que deve ser constantemente cultivado, pois uma mente criativa é uma mente ativa, curiosa e resiliente. Durante a oficina, as crianças aprenderão a selecionar imagens, texturas e cores que ressoam com seus sentimentos e pensamentos. Ao compor suas colagens, elas explorarão diferentes materiais e técnicas, criando obras únicas que refletem suas identidades e sonhos. Este processo não apenas desperta a criatividade, mas também promove o autoconhecimento e a confiança. A oficina " Imagens que Falam: Oficina de Colagem e Criatividade" não é apenas uma atividade artística, mas uma jornada de autodescoberta. É um espaço onde cada criança pode ser autêntica, experimentar sem medo de errar e encontrar alegria na criação. Venha descobrir o poder transformador da colagem e inspire as futuras gerações a ver o mundo com olhos curiosos e coração aberto.

PROGRAME-SE:

Imagens que Falam: Oficina de Colagem e Criatividade
Dia: 21 de agosto, quarta-feira, às 14h
Local: E.M.E.F Catulo da Paixão Cearense

  Cine Acessível: Sessão do filme “Primum - O grande livro mágico”    
Sessão especial Cineclube Imaginativa

A sessão acessível de "Primum - O Grande Livro Mágico" contará com o recurso de acessibilidade audiodescrição, que torna conteúdos visuais acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Sinopse do filme:

Baseado no espetáculo teatral: A Magia do Livro e na série literária: PRIMUM - O primeiro livro o mundo, chega à telona o filme PRIMUM: O grande livro mágico. Filme de ficção fantástica que conta a história sobre como os caminhos de Carmina e Magnus se encontram em Castrum, traz fatos sobre a família de ambos e sobre como eles se encontraram. Do diretor: Nando Lemes | Uma produção de Foco 3 Produções.

PROGRAME-SE:

Cine Acessível: Sessão do filme "Primum - O Grande livro mágico"
Sessão especial Cineclube Imaginativa
Dia: 21 de agosto, quarta-feira, às 13h30min
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia


  Lançamento do curta-metragem de animação do projeto transmídia “A Lenda da Bombacha”,   
com participação da equipe de criação do projeto

A narrativa sensível do livro “A Lenda da Bombacha”, obra de Gisela Cardoso, lançada em setembro de 2023, vai ganhar uma nova roupagem. A escritora caxiense contemplará o público com uma versão audiovisual do romance literário que surgiu por meio de um sonho da autora. Agora, as ilustrações marcantes ganham vida por meio de uma animação que será lançada em 21 de agosto, às 19h, no Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisuais FSG. O projeto transmídia está sendo realizado através da LIC – Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Efficienza e Fundação Marcopolo. No total, foram fotografadas 14 sequências em quatro cenários diferentes, com uma média de seis mil registros. Também foram produzidas imagens em locações reais de praia, com cenas de mar, areia e pedras, para otimização do pano de fundo da narrativa. Entre o processo de produção e montagem, cada sequência de gravação teve duração média de três diárias. Além da parte fotográfica, o projeto envolveu técnicas de stop-motion e da rotoscopia para representar o espaço de sonho dos personagens. O resultado do trabalho será exibido em um curta-metragem de animação com duração de aproximadamente dois minutos, incluindo uma trilha sonora exclusiva sob o olhar do músico Pedro Costi, acompanhado do Rafael de Boni, produtor executivo do projeto. Além da autora, o projeto conta com a parceria artística de Karen Basso, ilustradora; Daniel Vargas, diretor da Animação/produção Chamán Films; Roberta Tiburri, diretora de Arte e Designer; Pedro Costi, criador da trilha sonora; e Rafael De Boni, produtor cultural.

PROGRAME-SE:

Lançamento do curta-metragem de animação do projeto transmídia "A Lenda da Bombacha",
com participação da equipe de criação do projeto
Dia: 21 de agosto, quarta-feira, às 19h
Local: Ponto de Cultura NAV - Núcleo Audiovisual FSG

  Roda de Conversa – Arte Visuais e Maternidade   
com Viviane Gueller

A roda de conversa visa trabalhar questões sobre arte, maternidade e oralidade, ampliando a interlocução com outros públicos, especialmente mulheres, mães e profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia da Covid-19 e na saúde da mulher. As tradições orais tiveram um papel fundamental na transmissão do conhecimento na história da humanidade; toda oralidade pressupõe uma relação com a memória coletiva e uma noção temporal, a noção de uma origem. A decadência da arte de contar histórias e de trocar experiências alija da integração social grupos como os povos indígenas, africanos e afrodescendentes. Instrumento de preservação dos saberes ancestrais, a oralidade é mediadora das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, existe a partir de uma ética da vida coletiva, comunitária. A atividade é uma contrapartida da Exposição “MÃES SÃO ARTISTAS SÃO FILHAS SÃO”, de Viviane Gueller, que aconteceu no mês de julho e agosto na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Trata-se de uma iniciativa de formação de público e de reflexão que promove a democratização do acesso aos bens culturais resultantes do projeto.

PROGRAME-SE:

Roda de Conversa - Artes Visuais e Maternidade
Dia:  22 de agosto, quinta-feira, às  18h
Atividade online e gratuita

Inscrições até dia 19 de agosto de 2024 pelo link: https://forms.gle/emxa7WqovpWVL2g78

  Aula Aberta: Linguagem Visual    
com Gabriel Bergmann B.Vieira e convidados: Bruno Zulian e Paquito

A aula aberta é uma atividade organizada pelo Curso de Fotografia da UCS que propicia a participação do público em disciplinas e atividades. Neste ano, acontecerão duas aulas abertas: no dia 20 de agosto, a aula da disciplina de Fotografia em Preto e Branco e, no dia 22 de agosto, a aula da disciplina de Linguagem Visual Fotográfica. Durante as aulas serão apresentados conteúdos teóricos e práticos, com a participação de professores do curso de fotografia e fotógrafos convidados.

PROGRAME-SE:

Aula Aberta: Linguagem Visual, com Gabriel Bergmann B. Vieira e convidados: Bruno Zulian e Paquito
Dia: 22 de agosto, quinta-feira, às 19h40min
Local: Estúdio de fotografia Bloco T (Cetel) da UCS

   ZOOM NO AMARP     
Visita guiada às obras fotográficas do Acervo Municipal de Artes Plásticas

Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP), mediada pelos servidores responsáveis, o historiador e agente administrativo Felipe da Silva Vitória e a gestora e coordenadora da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho. O encontro terá enfoque nas Artes fotográficas que compõem o acervo.


Criado em 07 de maio de 2004 através do decreto nº 11.774, para substituir a antiga Pinacoteca Aldo Locatelli (1975), o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) tem como objetivo conservar a produção artística da cidade e do país ao longo da história. O acervo possui grande diversidade de obras, feitas por artistas de renome local, nacional e internacional, incluindo diversos gêneros e técnicas como pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da Arte Contemporânea. Localizado no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, o AMARP integra à Unidade de Artes Visuais (UAV), que atualmente realiza a guarda, conservação, manutenção, registros das obras mantidas no acervo além de realizar diversas ações internas e externas com as obras em exposições de Arte e materiais educativos.

PROGRAME-SE: 

Visita guiada às obras fotográficas do Acervo Municipal de Artes Plásticas
Dia: 23 de agosto, sexta-feira, às 15h
Local: Unidade de Artes Visuais -
Acervo Municipal de Artes Plásticas


  Visita Guiada de Abertura - Relato de Criação Poética e Produção Técnica:   
"Fotografia, Memória e Ficção: Um Triângulo Amoroso"
de André Dias Vieira

Visita Guiada à exposição Exposição “Fotografia, Memória e Ficção: Um Triângulo Amoroso” conduzida pelo artista André Dias Vieira. A mostra foi selecionada pela Convocatória de Arte – Ocupação Sala de Exposições 2024.

PROGRAME-SE:

Visita Guiada de Abertura: Relato de Criação Poética e Produção Técnica:
"Fotografia, Memória e Ficção: Um Triângulo Amoroso", de André Dias Vieira
Dia: 23 de agosto, sexta-feira, às 19h
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho


Atividade com intérprete de LIBRAS

  Visita Guiada de Abertura - Conversa com a artista e curadora da Exposição: “Tessituras do Adeus”   
de Sandra Gonçalves com curadoria Letícia Lau

Visita Guiada à exposição “Tessituras do Adeus” mediada pela artista e fotógrafa Sandra Gonçalves. A mostra foi selecionada pela Convocatória de Arte – Exposições 2024.

PROGRAME-SE:

Visita Guiada de Abertura - Conversa com a artista e curadora da exposição:
"Tessituras do Adeus", de Sandra Gonçalves com curadoria Letícia Lau
Dia: 23 de agosto, sexta-feira, às 19h30min
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho


Atividade com intérprete de LIBRAS

  Sexta Cultural: Festa Da Fotografia   
com Traquitana Trio

(Muito) Além da Bossa | Os principais protagonistas no repertório desviam a atenção da verdadeira intenção desse show. O que parece óbvio ao se tratar de uma apresentação musical onde se interpreta nomes como João Gilberto e Tom Jobim, a Bossa nova não é aqui o cenário e nem o enredo. Na verdade o show traz os dois grandes nomes da Bossa nova com aquilo que fizeram muito além da bossa: João Gilberto cantando e reinventando o samba dos anos 40/50 (Pra que discutir com Madame, Morena boca de ouro, Doralice e outras) e Tom Jobim com composições de seu período pós boom bossa novista (Stone Flower e Água de beber). E para fazer o contraponto surge Jacob do Bandolin que, como grande compositor do Choro e crítico da Bossa nova, provou ao Tom Jobim que Chega de saudade era um “verdadeiro" samba. De Jacob também tocamos "Receita de samba". Representando os antecessores, Garoto, o gênio das cordas que já dava as tintas da fusão das harmonias do jazz guitar americano no violão brasileiro (Lamentos do morro). No pano de fundo a fusão da música carioca com a música popular americana e o jazz, influenciando harmonias, timbres, texturas e dando espaço para improvisações. Enfim, esse é um concerto com muito samba pra quem gosta de jazz e bossa.

PROGRAME-SE:

Dia: 23 de agosto, sexta-feira, às 20h
Local: Palco do Zarabatana Café


  Oficina: Fotografia Analógica: Uma introdução a uma prática clássica   
com Marcos Martins Antunes

Uma introdução ao mundo da fotografia analógica, partindo do questionamento do "Porque fazer fotografia em analógico em tempos digitais?", fundamentando a resposta em autores contemporâneos. Após um breve embasamento teórico, serão apresentados fundamentos dessa arte, desde como funciona até tipos de câmeras e de filmes, dicas e instruções de uso e manejo. Na seção final da oficina, acontecerá uma parte prática onde os participantes irão fotografar os arredores, com o final da mesma será revelado os filmes em outro momento e enviados aos participantes por e-mail.

PROGRAME-SE :

Oficina: Fotografia Analógica: Uma introdução a uma prática clássica, com Marcos Martins Antunes
Dia: 24 de agosto , sábado, às  8h40min
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Inscrições até dia 22 de agosto de 2024 pelo link: https://forms.gle/Lk7PUS2jyeqmajkW6

  Oficina de Cianotipia   
com Carolina Muniz                                                                    

Cianotipia é uma das primeiras técnicas fotográficas utilizada para fazer a impressão de imagens. Ela acontece por meio de dois químicos que quando misturados reagem a luz ultravioleta, gravando a imagem no suporte e a deixando com tons de azul. Nesta oficina, será apresentada a técnica, a partir da visão histórica e os primeiros passos para conseguir realizar os primeiros cianótipos.

PROGRAME-SE:

Oficina de Cianotipia, com Carolina Muniz
Dia: 24 de agosto, sábado, às 10h40min
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho


Inscrições até dia 22 de agosto de 2024 pelo link: https://forms.gle/UniPCJJ47msLRUHG8

  Workshop: Olhar Particular, da objetividade à expressão   
com Sandra Gonçalves

O workshop é pensado para pessoas que desejam utilizar uma câmera fotográfica de forma menos automática e ter um maior domínio sobre elas. Os interessados terão a possibilidade de se familiarizar com os chamados controles de exposição (ISO, Diafragma e obturador) e entender enquadramento, composição e o uso das objetivas (suas especificidades). O workshop se dará a partir de slides projetados. Os diferentes aspectos da fotografia serão apresentados com exemplos variados. Ao final, os ouvintes serão convidados a produzirem algumas imagens que serão projetadas e comentadas. Essas imagens poderão ser produzidas com telefones celulares ou câmeras digitais reflex ou de visor direto, preferencialmente no modo manual.

PROGRAME-SE:

Workshop: Olhar Particular, da objetividade à expressão, com Sandra Gonçalves
Dia: 24 de  agosto, sábado, às  14h

Inscrições até dia 22 de agosto de 2024 pelo link: https://forms.gle/ANpEgYYAwzTiyeSX8

  Oficina: Desafio do Clube do Fotógrafo   
Atividade prática do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul
com Carlos Gandara

O Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul tem como uma de suas atividades principais os concursos internos, que chamamos de “desafios”. Nestes encontros os associados do Clube apresentam fotografias com tema previamente definido. As fotografias são expostas de forma anônima e os presentes analisam e escolhem as melhores, segundo sua ótica. Este encontro promove a discussão de cada imagem apresentada, incluindo critérios técnicos, adequação ao temas, originalidade, além de sugestões de melhoria das imagens apresentadas. Os autores das imagens tem a oportunidade de falar sobre seu trabalho, sua visão do tema e ouvir dos colegas elogios, críticas e sugestões a respeito de sua foto. Este desafio estimula a criatividade dos participantes oportunizando um olhar múltiplo sobre o tema proposto. Para a Semana da Fotografia deste ano, o Clube do Fotógrafo irá realizar um encontro aberto, com um “Desafio” com envio de fotos on-line para que a comunidade enviar fotos e possa participar junto aos associados do Clube. Esperamos fazer um grande encontro. A temática proposta são cores urbanas: fotografia de elementos urbanos, arquitetura, monumentos, praças, grafites, destacando a paleta de cores da cidade. Interessados em participar pode se inscrever enviando sua obra, até o dia 18 de agosto.

PROGRAME-SE:

Oficina: "Desafio", do Clube do Fotógrafo, com Carlos Gandara
Dia: 24 de agosto , sábado, às  18h30min
Local:  Salão de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Inscrições até dia 18 de agosto de 2024 pelo link: https://forms.gle/dUJfu5yeHv2hXVsf6

  Lançamento da 12°. Edição da Revista Sala de Fotografia   
Com Liliane Giordano e convidada: Ana Sabiá

A revista da Sala de Fotografia completa seis anos de história, e como é de esperar, não há melhor maneira de comemorar do que com uma edição repleta de conhecimento e reflexões profundas sobre a fotografia. Em seu número 12, a revista apresenta ensaios e entrevistas exclusivas com artistas e profissionais que são referências no campo da fotografia, compartilhando suas experiências e visões sobre o meio, com reflexões sobre a produção, a leitura e os significados das fotos no contexto atual. De artigos que exploram as fronteiras da tecnologia e da arte à análises críticas de trabalhos que mudaram a forma como vemos o mundo, a Revista da Sala de Fotografia é ideal para quem procura conhecer mais sobre a arte de fazer imagens. Não perca esta oportunidade para descobrir ou refletir sobre o mundo da fotografia. A Revista Sala de Fotografia está aqui para inspirar e estimular sua criatividade. Prepare-se para uma jornada por uma publicação cheia de conhecimento e emoção!
O encontro também registra um encerramento das atividades práticas da Semana da Fotografia de 2024, sendo que as exposições integrante da programação permanecem para visitação até o dia 29 de setembro. A atividade será gratuita, online e contará com convidados incríveis.

PROGRAME-SE:

Lançamento da 12° Edição da Revista Sala de Fotografia
Dia: 24 de agosto de 2024, sábado, às 20h
Local: Youtube da Sala de Fotografia: www.youtube.com/@saladefotografia1220

VISITAS