A FRATERNIDADE MISSIONÁRIA

Fraternidade Missionária Itinerante

do boletim especial 126

“O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito” (Jo 3,8).

Todas as coisas têm a sua origem antes do seu começo; muito bem antes, das iniciativas e dos atos que as introduz no tempo, através de uma data. Assim, antes de ser uma cronologia, uma iniciativa é um Kairós de Deus formado pelas moções do seu Santo Espírito. É desta maneira que compreendemos, a constituição da Fraternidade Missionária Itinierante (FRAMITI).

Entendemos que origem da FRAMITI passa pelo vento e pelo fogo da vivência missionária (Santas Missões Populares) e da espiritualidade de Charles de Foucauld e, teve seu parto em torno da mesa (da Eucaristia e das inúmeras mesas da vida do Povo de Deus) e das águas (do Batismo e dos apelos do Reino de Deus).

Inicialmente éramos três pessoas: Aparecida Dias de Lima (leiga); Fátima Aparecida Bertoli (leiga) e Edivaldo Pereira dos Santos (padre). Mas, por motivos de saúde, Aparecida acabou desistindo.

Não somos uma das novas comunidades, nem um novo instituto. Somos uma equipe missionária aberta à missão, temos:

* Fraternidade: Entrar e permanecer em total comunhão com a vida! A vida é o espaço sagrado do Reino – da Fraternidade Universal.

* Missionária: Jesus viveu sua vida mergulhada na espiritualidade e mística de Nazaré. Sua espiritualidade não foi para possuir o Espírito, mas para deixar-se possuir por Ele. O Espírito sopra onde quer!

* Itinerante: Jesus assume sua vida missionária como um radical e dinâmico peregrino itinerante. Sua missão era com os pobres e aflitos da sociedade. O santuário da vida era onde ele fazia a vontade do Pai.

Depois que a FRAMITI foi constituída como equipe, a atuação foi iniciada no Piauí, na Área Pastoral São Miguel Arcanjo, na Diocese de Oeiras, no dia 22 de fevereiro de 2014 com a perspectiva de ter um lugar concreto de referência e de vivência missionária e, no mesmo dia, consagramos a nossa itinerância, com uma agenda de presença e ação em oito paróquias (na diocese de Oeiras, São Raimundo Nonato e Arquidiocese Palmas); isso por um ano.

Em 2015, continuarem na Área Pastoral São Miguel Arcanjo, mas também aproximaram a itinerância da fraternidade aos apelos mais diocesanos, tanto nas paróquias como nos serviços diocesanos.

Atualmente, além da Área Pastoral São Miguel Arcanjo, a FRAMITI cuida, missionariamente, da Paróquia vizinha de São José, em Paes Landim. A perspectiva de presença em cada lugar-território é de, até quatro anos.


DO BLOG DELES: (http://fraternidademissionaria.blogspot.com/


FRATERNIDADE MISSIONARIA

CARLOS DE FOUCAULD


· Somos uma fraternidade contemplativa e missionária.


· Irmanados/as, como casais, solteiros/as consagrados/as, buscamos viver a espiritualidade de Nazaré e fazer de nossas vidas Evangelhos Vivos.


· Inseridos/as no meio do povo, assumimos com eles as lutas do dia a dia, suas angústias e esperanças, buscando construir um mundo mais humano, justo e solidário através da realização do programa das Bem-aventuranças(Mt 5,1-12).

Enviar por e-mailpartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest