Podemos nos perguntar: qual o objetivo da vida?
Uns vão dizem que viemos a terra para usufruir dos bens terrenos.
Outros vão dizer que a vida na terra é o meio de se alcançar a vida eterna, ou o paraíso.
A doutrina Espírita entende que a vida material é a oportunidade que Deus nos dá para aprender e praticar a sabedoria celestial apresentada por Jesus.
Assim estamos aqui para progredir.
Constamos isso, na pergunta 132 e 115 de o Livro dos Espíritos.
132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição
Os Espíritos surgem simples e vão se graduando nos conhecimentos celestiais. Confirmamos isso, pelas repostas apresentadas pelos Espíritos superiores no livro dos espíritos.
115 – Entre os Espíritos, alguns foram criados bons e outros maus?
-- Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu uma missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Para eles, a felicidade eterna e sem mescla consiste nessa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhecimentos, passando pelas provas que Deus lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais depressa à meta que lhes foi destinada. Outros só as suportam murmurando e assim, por culpa sua, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.
Em outra resposta recebemos as instruções de como podemos realizar nosso crescimento intelecto-moral.
Autor: Paulo José de Souza