A gestão de projetos está diretamente ligada à execução e controle do projeto, o gerenciamento de mudanças, alterações no escopo etc., portanto, tem o papel de garantir a finalização do projeto dentro dos recursos estimados ou o mais similar do que foi planejado inicialmente.
Fases de um projeto
INTRODUÇÃO
Você já se perguntou por que é recomendável dividir um projeto em fases?
O que uma empresa ganha com isso?
Para elaborar um bom projeto, é preciso contar com tudo aquilo que é necessário ao desenvolvimento de suas atividades: conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas. Além disso, um bom gerenciamento ajuda a evitar trabalhos repetidos e custos elevados.
Dessa forma, dividir um projeto em fases ajuda o gestor a ter um controle melhor sobre ele.
Neste tópico, enfocaremos o ciclo de vida de um projeto, que tem seu início na fase da Inicialização e segue pelas fases de Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.
Conteúdos:
Fases
Ciclo de vida
Fases do gerenciamento
Início do projeto
Seleção e priorização de projetos.
Ao finalizar este tópico, você será capaz de:
Compreender como ocorre o ciclo de vida de um projeto.
Identificar suas fases.
Conhecer as habilidades de um gerente de projetos.
Fica mais fácil compreender e gerenciar quando dividimos o trabalho em fases e definimos, em cada uma delas, as técnicas e as pessoas que estarão envolvidas em sua execução.
Cada fase do projeto é marcada pela conclusão de um ou mais produtos dessa etapa. As fases compõem uma sequência lógica, criada para garantir uma adequada definição do produto do projeto.
A conclusão de uma fase é, geralmente, marcada pela revisão dos principais pontos e pela avaliação do desempenho do projeto.
Como os projetos possuem um caráter único, eles são cercados por certo grau de incerteza.
Dessa forma, como você pode imaginar, as fases de um projeto são organizadas em uma sequência lógica. Essa sequência é chamada de ciclo de vida do projeto e define as fases que conectam o início do projeto a seu final.
Por exemplo, quando uma organização identifica uma oportunidade que deseja aproveitar, em geral, autoriza um estudo de viabilidade para decidir se deve realizar o projeto.
Como você acabou de ver, assim como os produtos, os projetos também apresentam um ciclo de vida. Esse ciclo representa seu nascimento, seu desenvolvimento, sua consolidação e seu encerramento.
Observe, a seguir, uma representação esquemática do ciclo de vida de um projeto:
Normalmente, no ciclo de vida de um projeto, a transição de uma fase para a outra é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega.
RESUMINDO...
O ciclo de vida de projetos:
Serve para definir o início e o fim de um projeto.
Provê melhor controle da administração do projeto por meio da avaliação dos subprodutos gerado em cada fase.
pode ser usado para ligar o projeto aos processos operacionais contínuos da organização executora.
Define que trabalho deve ser realizado em cada faze, e quem deve estar envolvido.
Depois de conhecer tudo o que apresentamos até aqui, você já sabe que o ciclo de vida de um projeto é dividido em cinco fases principais: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
Vamos descobrir quais são as atividades principais de cada uma das fases do ciclo de vida de um projeto! Para tanto, vamos ver uma animação que aborda o tema. Quando o vídeo carregar, clique na imagem logo abaixo.
Quando uma empresa deseja iniciar um projeto, é fundamental estabelecer um início formal para ele.
Desse modo, é possível iniciar processos para que o projeto siga, por exemplo, a alocação de recursos.
Para formalizar uma data de início, uma das primeiras ações é identificar as premissas e os marcos a serem entregues.
Atenção!
Um ponto muito importante para o início de um projeto é a definição de seu patrocinador, que é quem garante todas as condições políticas e econômicas necessárias para que ele aconteça.
Você sabe como formalizar o início de um projeto?
Vamos descobrir!
Para se formalizar o início de um projeto deve ser criado o termo de abertura. Esse termo visa definir, de forma clara, os limites do projeto, criando um registro de sua existência.
A criação do termo de abertura é importante para que o projeto ganhe o comprometimento e a aceitação dos tomadores de decisão da empresa, ou seja, a alta administração. Além disso, esse documento define quem será o gerente do projeto, dando-lhe autoridade para planejar e executar o projeto.
Em um termo de abertura do projeto, usualmente, algumas informações estão presentes. Clique em cada um dos nove números a seguir para conhecê-las.
1. Justificativa para o projeto: sequência de fatos, conclusões e opiniões que resultaram na escolha do projeto como um dos focos da atenção (e dos investimentos) da organização.
2. Objetivos do projeto: os produtos que o projeto irá gerar para a Organização.
3. Principais características dos produtos do projeto: requisitos fundamentais
4. Riscos: identificação e análise dos riscos mais relevantes, dos problemas já conhecidos, que serão detalhados no Gerenciamento de riscos
5. Cronograma de Marcos: grandes fases ou entregas do projeto
6. Orçamento resumido: expectativas de custos ou restrição orçamentária, caso já esteja definida no planejamento estratégico da organização.
7. Designação do gerente de projeto e identificação do patrocinador.
8. Premissas: itens assumidos como verdadeiros e que, se não forem verdadeiros, irão afetar o projeto.
9. Restrições: fatores que limitam o projeto, como prazos, custos e qualidade
Depois que o conteúdo do termo de abertura é aprovado, tem início a fase de planejamento do projeto, que vamos abordar no próximo tópico.
Neste tópico, você conheceu as fases do ciclo de vida de um projeto. Conheceu também as principais atividades do gerenciamento de projetos.
Agora, você já é capaz de identificar as fases do ciclo de vida de um projeto e compreende a importância do gerenciamento de projetos. Caso ainda tenha dúvidas, você pode voltar e rever o conteúdo.
Vamos prosseguir em nossos estudos? Siga para o próximo tópico!
Neste tópico, vamos apresentar as ferramentas e as técnicas de planejamento de projetos que tornam possível construir sua estrutura analítica e desenvolver um cronograma, sempre observando o gerenciamento de riscos e o plano de projeto.
Conteúdos:
Ferramentas e técnicas de planejamento
Estrutura analítica do projeto
Desenvolvimento do cronograma
Estimativa dos custos
Gerenciamento dos riscos
Plano de gerenciamento do projeto.
Ao finalizar este tópico, você será capaz de:
Compreender a estrutura analítica do projeto.
Conhecer o plano do projeto.
Conhecer as técnicas e as ferramentas de um projeto.