Mafalda's Week

My Mobility in Mnichovo Hradiště, Czech Republic

25/03/23 a 02/03/23

1dia (25/03/2023)

O meu dia começou às 3h45 da manhã em frente à escola.

Fomos até ao aeroporto, estávamos muito animados, por isso não dormimos.

Depois de chegarmos ao aeroporto, continuamos muito animados!

Alguns iam andar de avião pela primeira vez... E foi uma experiência muito atribulada. A viagem de avião foi muito longa...

Chegamos à República Checa onde nos encontramos com os nossos host brothers and sisters e fomos para a casa deles.

Ao chegar à casa da minha host, comi Svíčková, que é muito diferente da comida portuguesa...

Depois, de tarde, fomos passear, mas a estava chover muito.

À noite como estava muito cansada fui-me deitar cedo.

2dia (26/03/2023)

Comecei o meu dia com panquecas ao pequeno almoço, feitas pela minha host sister, estavam muito boas! 🤤

Depois, fomos conhecer um pouco da cidade, fomos a um castelo muito bonito, onde encontrei os meus professores e tiramos muitas fotos.

Mais tarde, fomos visitar outro castelo que já estava em ruínas, mas por aquilo que me explicaram, tem a ver com uma parte importante da história da República Checa. Disseram-me que há lá um buraco muito fundo, onde antigamente colocavam as pessoas como forma de castigo.

De seguida, fomos ver uma igreja muito antiga... Viemos para casa, almoçamos e de tarde jogamos alguns jogos até à hora de apanhar o autocarro para ir para o bowling.

Ao chegarmos ao bowling tivemos de calçar uns sapatos muito bonitos! 😂😂

Depois fizemos equipas e estivemos todos a jogar. Foi a primeira vez que joguei bowling e foi muito divertido! 😁

Jantamos lá e eu e as minhas colegas comemos um hamburger muito bom, mas um pouco grande demais! 😂😂

Depois disso fui para casa dormir... 😴

3dia (27/03/2023)

Hoje saímos de casa às 7h20 e para minha surpresa estava a nevar. Foi a primeira vez que vi neve a cair e posso dizer que é muito bonito de se ver quando estamos dentro de casa... Mas quando saímos à rua temos de lutar contra a neve e o vento. Fiquei chocada com o facto de os autocarros não levarem os alunos até à porta da escola

Na escola precisamos de tirar os sapatos e calçar uns chinelos... Achei essa ideia muito boa; acho que devíamos adotar essa prática na nossa escola! 😂😂

Fui assistir à aula de física, e para minha surpresa não entendi nada...

Depois fomos para o auditório onde recebemos T-shirts como presente e escrevemos nas camisolas uns dos outros. Depois lanchamos e experimentamos coisas novas, umas boas outras más...

Depois tivemos uma palestra sobre as emissões de CO2 e o seu efeito no meio ambiente.

Fomos almoçar e a minha comida era muito boa por sinal...

De tarde continuamos a atividade sobre as emissões dos gases de efeito de estufa e apresentamos um trabalho sobre esse tema.

Depois de tudo isso, vim para a casa, no caminho enfrentei outra tempestade de neve. Não recomendo!

4dia (28/03/2023)

Hoje começamos o dia com muita, muita neve. Foi a primeira vez que nevou a sério desde que chegámos. Estava muito muito frio no caminho para a escola.

Quando cheguei à escola tinha a mochila cheia de neve...

De manhã fomos andar de patins no gelo, e foi uma das experiências mais incríveis da minha vida, mesmo que quase me tenha “partido toda”... Mas tudo bem! 👍🏻

Depois fomos dar uma volta pela cidade e fomos tomar um café ao café da cidade. O café era muito bonito e a senhora que lá trabalhava tratou-nos muito bem.

Voltamos para o autocarro e fomos almoçar ao restaurante. Uns comeram dumplings e outros comeram frango...

De tarde fomos a uma fábrica de cerveja onde aprendermos como é fabricada a cerveja e no final tivemos a oportunidade de provar.

Depois fomos subir a montanha cheia de neve, divertimo-nos muito e tiramos muitas fotos.

5dia (29/03/2023)

Na parte da manhã fomos de comboio para uma exposição de ciências, onde aprendemos e conhecemos novas coisas.

Depois de conhecermos todos os andares da exposição, fomos assistir a uma experiência...

Após isso, fomos almoçar, tivemos alguns contratempos por não sabermos falar checo, mas no final correu tudo bem e conseguimos almoçar.

Depois da hora do almoço, voltamos para a estação do comboio e regressamos a casa.

6.º dia (30/03/2023)

Começamos o dia com uma caminhada na montanha. Foi muito cansativa, por ser uma caminhada longa e também porque começou a chover, o que tornou o percurso muito mais difícil. Almoçamos no topo da montanha com uma vista muito bonita e calma...

Depois descemos a montanha e apanhamos o autocarro para casa dos nossos hosts. A meio da tarde fomos para a escola, onde preparamos as coisas para a festa. Mais tarde chegaram os pais dos meninos Checos e convivemos, dançamos e cantamos...

7dia (31/03/2023)

Comecei o dia a colocar as últimas coisas na mala de viagem.

Depois fomos apanhar o comboio para ir para Praga.

Ao chegar a Praga fomos até ao hotel onde deixamos as nossas malas para que pudéssemos passear livres de pesos.

Conhecemos parte da cidade durante a manhã, fomos almoçar ao shopping, passeamos mais um pouco e depois chegou a hora de nos despedirmos dos nossos amigos Checos.

Despedimo-nos deles e fomos até ao hotel.

Mais tarde fomos até ao centro de Praga onde jantamos numas barracas de comida de rua.

Ficamos a passear pela cidade, comemos, tiramos fotos, divertimo-nos, conhecemos diferentes lugares...

Mais tarde voltamos para o hotel...

8.º dia (01/04/2023)

Logo de manhã, acordamos e fomo-nos preparar para tomar o pequeno almoço.

Tomamos todos o pequeno almoço para depois podermos ir passear por Praga...

Andávamos a passear por pela cidade, quando fomos informados de que o nosso voo tinha sido cancelado devido à greve.

Almoçámos e fomos até hotel onde tínhamos dormido na noite anterior pegar nas malas, para que depois pudéssemos ir para um outro hotel, reservado pela agência de viagens, onde iriamos passar a noite de sábado. Fomos até a esse hotel, mas surgiram alguns problemas com a reserva e não pudemos ficar lá. Então ficamos sentados numa praceta, perto de uma estátua à espera que o assunto fosse resolvido.

Fomos de seguida até outro hotel que afinal seria o correto, mas afinal também havia qualquer coisa errada com a reserva. Ainda não era aquele, mas deixaram-nos ficar lá na receção até resolvermos a nossa situação, o que foi bom pois estava muito frio no exterior. Como, entretanto, chegou a hora do jantar, os professores foram buscar pizza e comemos na receção desse hotel.

Por fim, lá conseguimos arranjar um hotel para passarmos a noite.

9dia (02/04/2023)

Acordamos logo de manhã e fomos tomar o pequeno almoço... Depois fomos até a um shopping centre.

À hora de almoço fomos comer a um restaurante italiano, a comida era muito boaaaaaa (pelo menos a minha)!

Depois caminhamos muito até chegar ao hotel, onde fomos buscar as nossas malas para nos dirigirmos ao aeroporto. Ao chegar ao aeroporto descobrimos que o nosso voo estava atrasado... Ficamos a passear pelo aeroporto até chegar a hora de entrar no avião. A viagem de avião de regresso foi mais tranquila do que a de ida... Ao chegar a Portugal estávamos todos muito cansados! 🥱

Viemos numa carrinha até Baião. E finalmente chegamos à escola onde matamos as saudades dos nosso pais. ❤️