Inês's Week

1.º Dia

Começámos o dia pelas 3 horas da manhã e partimos em direção ao aeroporto 40 minutos depois. Foi uma viagem tranquila e entusiasmada simultaneamente.

 Quando chegámos ao aeroporto, direcionamo-nos ao check-in e posteriormente à enorme fila para realizar a inspeção de segurança. Faltava somente esperar pela informação da porta de embarque e aproveitamos esse tempo extra para ir à WC antes de entrar no avião. Eu e mais umas colegas acabámos por nos separar do grupo, mas (como somos umas alunas super responsáveis e autónomas dirigimo-nos diretamente para a porta de embarque, que tinha acabado de ser anunciada, e esperámos pelos nossos professores e colegas. Mal chegados, a porta de embarque abre e dirigimo-nos para o avião.

O avião era aconchegante e confortável (apesar dos preços absurdos dos alimentos). O nosso voo seria às 7:15, porém, devido às greves francesas nos vários setores, deparamo-nos com um atraso de 40 minutos.

Quando, finalmente, o avião descola, o tempo parece não passar e as atividades com o objetivo de acelerar o tempo acabam por tornar-se aborrecidas ao longo dos minutos. Em compensação apreciamos paisagens lindíssimas e impossíveis de esquecer.

Assim que aterramos fizemos uma pequena pausa para a casa de banho e em seguida dirigimo-nos para encontrar a nossa mala.

Mala encontrada, fomos embora do aeroporto e o senhor motorista já estava à nossa espera. O senhor era muito simpático e paciente, até porque a viagem de mini-autocarro foi bastante animada e entusiasmante.

Assim que chegámos ao destino, os nossos amigos checos já se encontravam à nossa espera na escola. Foi um momento muito especial e ao mesmo tempo estranho, porque, agora, era eu quem estava na pele de uma completa estrangeira colocada numa família. Mas acabei por ganhar um carinho instantâneo pela família da Káťa, que me recebeu super bem com um almoço incrível e visitas aos mais diversos pontos ao longo da tarde. Entretanto encontrámos amigos portugueses e checos e decidimos ir até à escola visto que estaria lá um professor. Passámos o resto da tarde na escola a jogar diferentes jogos, porém comecei a ficar muito cansada porque na noite anterior tinha dormido somente 3 horas. Então fomos para casa e tive um pouco de tempo livre antes do jantar, do qual aproveitei para falar um pouco mais com a minha família.

O jantar foi algo que eu nunca tinha comido e nem bebido: “panqueca“ de batata e leite fresco (aquele que é colocado para fazer o iogurte). Honestamente, odiei o leite, mas amei as “panquecas”! Certamente farei em Portugal.

O cansaço acaba por vencer e acabo por sair da mesa mais cedo. Quando cheguei ao quarto aproveitei para falar com a minha família e preparar-me para dormir. Agora são 8 horas da noite e provavelmente é a noite em que estou mais cansada e que vou dormir mais cedo :).

2.º Dia

No segundo dia desta experiência, fui fazer uma longa caminhada juntamente com a Káťa e a sua mãe até a um lugar magnífico e com uma paisagem maravilhosa!

Durante a tarde fomos visitar um castelo muito bonito e estivemos a vaguear pelos seus caminhos. Já de noite, o grupo de Erasmus reuniu-se no bowling e jogamos bastantes partidas durante 1 hora e meia. Acabei por descobrir que sou péssima no bowling!

Aproveitamos para jantar nesse estabelecimento e, enquanto que todos os meus colegas comiam, eu esperava pela minha refeição pois a senhora funcionária esqueceu-se da minha.

Foi bastante divertido apesar deste contratempo!!

3.º Dia

No terceiro dia, assisti à primeira aula da Káťa, juntamente com o Gonçalo e o André,  mas como a turma estava a fazer um teste, acabámos por ou ler um livro ou deslizar o dedo pelo feed do instagram.

De seguida fomos para o auditório da escola, onde foi oferecida uma t-shirt a cada um e todos os alunos presentes tinham que a assinar. Foi uma atividade bastante divertida!

Na hora de almoço ficámos bastante surpreendidos por não haver guardanapos na cantina, portanto tivemos que usar uns lenços de papel, visto que era peculiar para nós não usar guardanapos.

Durante o resto da tarde, continuámos com a construção de um trabalho proposto na parte da manhã e com a apresentação do mesmo.

Quando o dia escolar terminou, dirigimo-nos para o autocarro em direção a casa.

Aqui o dia termina muito mais cedo em comparação com Portugal, visto que as aulas no nosso país podem durar até às 18:25, e aqui não ultrapassam as 16:30. Apesar de chegar a casa relativamente cedo, estava bastante cansada, então acabei por adormecer e só acordei quando chegou a hora de jantar. Depois de jantarmos, decidimos jogar uns jogos de tabuleiro!

4.º Dia

Nesta terça feira, acordámos com os jardins brancos. Parecia uma cena de um filme de natal, onde se abre a janela e deslumbrasse com um manto branco. Caiu bastante neve naquela noite.

De manhã praticamos pela primeira vez patinagem no gelo, muitos caíram imensas vezes, outros “apanharam logo o jeito” e eu… não caí, mas também ainda não sei patinar. Depois da patinagem ainda tínhamos um tempinho livre até à hora de almoço, e decidimos ir, juntamente com as nossas colegas checas, a uma loja de roupa em segunda mão, que pensávamos que seria como nos filmes. Mas não era, e acabámos por aborrecer-nos e decidir beber uma bebida quente (visto que ainda continuava a nevar). Avistamos um café e pedimos um cappuccino, o preço foi uma surpresa.

Almoçamos num restaurante onde provei pela primeira vez, de muitas, dumplings! Eram deliciosos!

Após o almoço fomos visitar uma fábrica de cerveja e observamos todo o processo de produção.

Durante o resto da tarde subimos a uma montanha e aproveitamos a imensa neve que lá se encontrava!

No final do dia, já bastante cansados, dirigimo-nos para as nossas casas felizes por finalmente ter a oportunidade de viver um dia cheio como aquele.

5.º Dia

Na quarta-feira dirigimo-nos de comboio até a uma cidade vizinha, apreciando cada detalhe da viagem, pois o facto de ainda haver vestígios de neve tornava a viagem muito mais agradável.

Durante a manhã visitámos um centro onde se concentravam diversas atividades principalmente do ramo da ciência. Todas bastante interessantes, educativas e divertidas.

Entretanto a hora de almoço chega e decidimos ir ao McDonald’s pois seria mais rápido, já que o tempo era escasso. Quando terminamos o almoço apeteceu-nos ir ao WC, mas mal entramos, a vontade desapareceu, isto porque fomos confrontadas com a obrigação de pagar 10 coras checas para usufruir do WC.

Regressámos ao comboio e dirigimo-nos a casa.

Apesar de cansada, quis aproveitar o último jantar que teria apenas com a família que me acolheu. Após isso, ainda fomos visitar um castelo antigo.

6.º Dia

Na quinta feira, comecei o dia com um pequeno-almoço bastante nutritivo para a longa caminhada que iríamos realizar!

Quando começamos a caminhada, estava com bastante frio, mas à medida que começámos a subir a montanha, o calor começou a fazer-se sentir cada vez mais.

Apesar do cansaço, as paisagens eram lindas, a natureza era maravilhosa.

Na hora de almoço, o céu fechou e começou a chover imenso, portanto tivemos que optar por um caminho mais fácil e curto, mas com muita mais lama. Mesmo assim, as paisagens eram deslumbrantes.

Após a longa caminhada, fomos para casa. Aproveitei para relaxar com um longo banho antes do jantar de despedida. Este, em si, foi uma mistura de emoções! Uma mistura entre risos e lágrimas. Mas acabou por ser uma noite incrível e inesquecível.

7.º Dia

No último dia com os nossos colegas checos, acordamos cedo para ir para a estação de comboios. Quando cheguei lá, despedi-me da mãe da Káťa, que, quando cheguei à República Checa, me cumprimentou com um aperto de mão mas que, agora, se despediu com um abraço apertado e olhos com lágrimas. Retribui com um abraço ainda mais apertado e com olhos com ainda mais lágrimas!

A viagem de comboio foi tranquila. Acredito que todos estávamos tristes e cansados, por isso a viagem foi sossegada.

Quando chegamos a Praga, visitámos inúmeros monumentos magníficos! E, apesar da dura chuva, a beleza de cada um ainda persistia.

À hora de almoço, fomos até ao shopping e por lá ficámos até ao momento de nos despedirmos dos nossos colegas. Honestamente, eu não contava que fosse tão cedo! Por isso foi outra mistura de emoções, abraços e lágrimas. As saudades ainda são imensas.

Após a despedida fomos para o hotel, onde acabámos por conhecer um grupo de alunos alemães também em Erasmus.

Na hora de jantar, vagueamos por Praga e experimentamos a sua comida de rua.

Como, supostamente, era a nossa última noite em Praga, decidimos terminar a nossa jornada a jogar uns jogos e divertir-nos um pouco no quarto de umas amigas do nosso grupo (visto que era o maior).