Jacinto Murowaniecki, cuja carreira no serviço público iniciou quando aprovado no processo seletivo para a Escola de Especialistas da Aeronáutica, em 1979, aos 15 anos de idade.
Firmou praça em 11 de fevereiro de 1980, e prestou juramento à Bandeira Nacional em 20 de junho do mesmo ano. Promovido à graduação de Terceiro-Sargento em 16 de dezembro de 1981, prestou serviços até a posse no Senado Federal, deixando a Aeronáutica com a graduação de Primeiro-Sargento.
Na Aeronáutica foi especialista com diversas atribuições ao longo do tempo, tais como mantenedor de sistemas aviônicos e mecânicos em diversas aeronaves, principalmente VC96 -Boeing 737, VU93 - Hawker-Siddeley 125, VC35 - Learjet 35, C95 - Bandeirantes, VH35 - Eurocopter, VU9 - Xingú e VC97 - Brasília. Foi ainda Encarregado da Biblioteca Técnica, Encarregado do CDCP - Centro de Documentação e Controle de Publicações, e Encarregado da implantação dos Projetos 700 e 2000 da DIRMA (Diretoria de Material) entre outras atribuições.
Fez o concurso público objeto do edital 1/91 do Senado Federal. Após aprovado na primeira fase, realizou o curso de formação específico na Academia da Polícia Militar do Distrito Federal.
No Senado Federal, tomou posse no dia primeiro de novembro de 1995.
Foi primeiramente designado para o Serviço de Policiamento, depois recebeu designações para o Serviço de Inteligência, Serviço de Treinamento e Logística, Subsecretaria de Logística e Controle Operacional, Serviço de Tecnologia e Projetos, Serviço de Logística e Controle Operacional, e finalmente Serviço de Segurança de Plenários e Comissões.
Em cargos de chefia e direção foi Diretor da SSLOG - Subsecretaria de Logística e Controle Operacional, Chefe do SETREL - Serviço de Treinamento e Logística, e Chefe do SETPRO - Serviço de Tecnologia e Projetos.
As principais atividades - entre muitas outras - estiveram no âmbito da elaboração e gestão de Projetos Básicos de Sistemas e Equipamentos de Segurança e Inteligência. A atividade que realizou por mais tempo foi a gestão da contrainteligência no Senado Federal (1999 - 2013). Entre os Projetos Básicos elaborados diretamente pelo autor e atualmente operando no Senado, estão o CFTV PELCO Endura, armamentos TASER, estações Dillon de recarga de munições, e todos os equipamentos de contrainteligência. Teve participação ainda em muitos outros projetos, os quais foram elaborados pela sua equipe e por ele orientada e supervisionada. Desses, estão ainda em operação os sistemas de radiocomunicação Motorola APCO-P25, os Raios-X Smiths Heimann, os pórticos detectores de metais e as pistolas Taurus PT640, entre outros.
Se aposentou do serviço público em 03 de novembro de 2015.
Para mais informações sobre o perfil do autor, e considerando a extensão de um currículo de quatro décadas, o mesmo é público e está está disponível no Linkedin ou na página inicial do site Duraverum, mais especificamente neste link.
Jacinto Murowaniecki está posicionado, na foto acima, à esquerda dos três, em foto de 1980. Na outra foto, é o segundo a esquerda em pé, foto de 1981. Ad Astra Et Ultra.
Abaixo, uma foto tirada pelo autor durante a madrugada por ocasião de um dos seus plantões na Central de Polícia do Senado Federal. Esplanada dos Ministérios, via S1, sentido rodoviária. Na vidraça, o reflexo dos monitores do sistema ENDURA.