sobre o autor - currículo

Jacinto Murowaniecki, nascido em 1963, Militar da Força Aérea de 1980 a 1995, e Policial Legislativo Federal de 1995 até a data da aposentadoria no serviço público, em novembro de 2015.

Na condição de Servidor Público, se empenhou em conciliar eficiência com eficácia, nunca tendo deixado de cumprir uma tarefa por mais desafiadora ou enfadonha que fosse. A recusa, no entanto, em executar tarefas sobre as quais pairavam dúvidas sobre sua legalidade, notadamente durante o tempo no Senado Federal, acabaram rendendo represálias por parte dos administradores, as quais culminaram nas situações relatadas no site Duraverum.

No desempenho das funções de Diretor, Chefe de Serviço, Coordenador de equipes ou ainda Presidente ou Membro de Comissões, sempre exercitou a capacidade analítica para a visualização de problemas e proposição de soluções. Transitou entre os mais altos e os mais baixos níveis da instituição, desenvolvendo uma comunicação personalizada para cada nível. Do Presidente ao estagiário. Do comando à execução. Do subjetivo ao objetivo. Pôde, e ainda pode, conceitualmente, tanto se aproximar o suficiente para localizar um problema específico, quanto se afastar para visualizar um problema estrutural ou conjuntural.

Na esfera técnica, elaborou projetos de implementação, reestruturação ou readequação de instalações e sistemas visando incremento de segurança e maximização das funcionalidades. Contribuiu, no Senado federal, para o desenvolvimento das capacidades de inteligência e de contrainteligência aplicadas à segurança das informações, comunicações, pessoal e patrimônio. O portfólio de trabalho e capacitação, no entanto, permitiu atender a demandas diversas graças a um misto de conhecimentos práticos e teóricos.

No momento, edita a página da Web Duraverum, a qual aborda assédio moral, improbidade, sigilo, denúncias e segurança da informação, bem como presta apoio técnico na investigação e preservação de provas em casos de violência contra vulneráveis. Ambos, em caráter filantrópico.

Caso necessário algum esclarecimento ou assessoria quanto aos assuntos abordados pelo site, está à disposição o e-mail: jacinto@duraverum.com.br

Resumo

No Ministério da Aeronáutica exerceu as funções de:

Mantenedor e Inspetor na Especialidade de Instrumentos e Controle de Aeronaves, sendo designado para a função de Encarregado dos setores Ferramentaria, Seção de Instrução, Seção de Informática, Biblioteca Técnica, e Centro de Documentação e Controle de Publicações, todos na Base Aérea de Brasília. No Sexto Esquadrão de Transporte aéreo foi designado para a Seção de Material do mesmo órgão. Tendo trabalhado na manutenção de diversos tipos de aeronaves, o histórico funcional na Aeronáutica está disponível através da guia "Funcional - AER". 

No Senado Federal, exerceu as funções de:

Policial Legislativo, Operador de Inteligência, Investigador, Sindicante, Gestor de Contrainteligência, Gestor de Contratos, e Operador do Centro de Controle de Operações.

Também foi comissionado Assistente Técnico do Serviço de Inteligência, Chefe do Serviço de Treinamento e Logística - SETREL e do Serviço de Tecnologia e Projetos - SETPRO, e Diretor da Subsecretaria de Logística e Controle Operacional - SSLOG.

Foi nomeado para presidir ou participar de diversas comissões e grupos de trabalho, tendo destaque a designação para Presidente da Comissão de Controle de Acesso, nomeado pelo Corregedor do Senado Federal, Senador Romeu Tuma, uma vez que tal trabalho deu a oportunidade única de conhecer a fundo as características de segurança, incluindo deficiências, do Senado Federal.

Foi o técnico que elaborou ou que coordenou a elaboração de praticamente todos os projetos de segurança do Senado Federal entre os anos de 1999 e 2013, incluindo armamentos letais e não-letais, estações de recarga, munições, materiais balísticos e de proteção, sistemas de controle de acesso (raios-x e detectores), sistemas de edição, de inteligência e de monitoramento, inclusive os atuais sistemas de CFTV e de rádio-comunicação, bem como foi responsável pela contratação e gestão de quase todas as manutenções dos sistemas de segurança no mesmo período. Também pôde implementar, na condição de Chefe do Serviço de Treinamento e Logística, a Academia de Polícia do Senado Federal, tendo desde antes da designação para a função participado dos projetos e estudos, e após a designação para a Chefia, das especificações, gestões e aquisições para o novo setor. Tal Academia ficou sob sua administração durante o exercício desta mesma Chefia.

Dentre os diversos projetos elaborados, destaque para a especificação, gestão e utilização de todos os equipamentos de contrainteligência utilizados pela Polícia do Senado Federal, bem como a elaboração de todos os procedimentos, normas e técnicas para as ações de contraespionagem.

Cabe, no caso da contrainteligência, esclarecer que o conjunto de conhecimentos citado foi desvirtuado em 2013, após a sua forçada remoção da atividade. Tal remoção principiou o desvio de finalidade daquela atividade, reduzindo o objetivo de salvaguarda de informações de relevância nacional a um mero conjunto de ações de sabotagem à Operação Lava-jato, conforme apurou a Operação Métis. Tal história está descrita na página "A Contrainteligência no Senado Federal".

O histórico funcional no Senado Federal está disponível na guia "Funcional - SF".

E o currículo educacional, com as respectivas certificações, está disponível na guia "Educacional".

QUESTÕES administrativAs QUE INCOMODAM