A contrainteligência no Senado Federal

Como surgiu? Porquê surgiu? Quem deu a ordem? O que pretendiam os Senadores? Seriam os equipamentos para se defenderem de bisbilhotices? Ou da Polícia Federal? Ou seriam ainda os equipamentos para "múltiplas finalidades", talvez para montar escutas, para grampear?

Desde há alguns anos muito se fala e pouco se esclarece sobre a atividade de contrainteligência no Senado Federal.

Nas páginas a seguir vou esclarecer detalhes sobre a implementação dessa atividade, pela qual tive a oportunidade de ser o responsável desde seu início em 1999 até minha remoção, em 2013.

Certamente alguns leitores se decepcionarão pela ausência de uma motivação política para o início da atividade. Mas os episódios mais recentes envolvendo a operação Lava-Jato provam que tudo pode mudar, e creio que o leitor poderá também ter uma ideia de como e porquê essas mudanças ocorrem.

Desejo uma boa leitura, e fiquem à vontade para compartilhar.

Nenhuma informação disponibilizada neste site é sigilosa ou pessoal. Os documentos e informações estavam disponíveis na Página da Transparência do Senado Federal ou foram publicadas pela imprensa. O autor detém a competência para informar e comentar sobre a matéria.

Os links indicados foram verificados e estavam disponíveis em janeiro de 2017. Este site entrou efetivamente no ar em 03/02/2017, e é constantemente atualizado a razão em que pedidos de esclarecimento são solicitados.

Foto temática do site, "Arco-íris sobre Congresso Nacional", 2016, autoria de Jacinto Murowaniecki. Autoria do site, Jacinto Murowaniecki.