O Sistema de Reação Elementar está vinculado exclusivamente ao uso do bônus determinantes de proficiência elementar (PE). Neste sistema todo e qualquer individualidade que forneça controle ou invocação de um determinado elemento, quando dois destes interagem eles geram algo conhecido como reação, onde a depender das combinações é possível se beneficiar de efeitos distintos.

Reação Elementar

Todo e qualquer personagem, e sua grande maioria fazem uso em algum nível de elementos, sejam eles instalados de maneira mecânica, ou através de suas individualidades, como poderes e magias. Sempre que um elemento é utilizado, ele deixa um rastro mágico, que será chamado no RPG como unidade elementar, sendo este algo efetuado por um aplicador. Quando um novo elemento é aplicado neste mesmo alvo, desde que de um usuário distinto a proficiência elementar de ambos as ações é somada, gerando algo que será aqui tratado como proficiência elementar reagente (PER). Um mesmo personagem pode aplicar ambos os elementos, mas a proficiência não irá somar, sendo apenas possível quando for feita através de um clone.

Exemplo (Reação Vaporizar): Ao Theo detentor de 5 de PE, ao conjurar água em um determinado inimigo e atingi-lo, o mesmo fica então marcado com a unidade elementar de água de 5 PE. O seu clone - também com 5 de PE - por outro lado ataca com Fogo, e ao atingir o alvo além do dano causado pelo ataque, ocorre uma reação elementar de ambas as unidades, provocando o aumento de dano de 10 pontos.

Tipos de Reação

Para cada elemento, em sua própria combinação, ele promovem reações específicas, possibilidade efeitos distintos com a Proficiência Elementar Reagente (PER) - soma da PE do aplicador + PE do ativador da reação.

  • Vaporizar (FOGO + ÁGUA): 1.5x da PER resultante torna-se dano mágico adicional. (Exemplo onde PER atingiu 10: +15 de dano mágico)

  • Fundir (FOGO + GELO): 2x da PER resultante torna-se dano mágico adicional. (Exemplo onde PER atingiu 10: +20 de dano mágico)

  • Sobrecarga (FOGO + ELETRICIDADE): O ataque do ativador da relação se torna em área, e a PE mais alta da reação torna-se dano mágico adicional. (Exemplo onde PE mais alta da reação era 5: +5 de dano mágico)

  • Vaporizar (FOGO + ÁGUA): 1.5x da PER resultante torna-se dano mágico adicional. (Exemplo onde PER atingiu 10: +15 de dano mágico)

  • Degradar (FOGO + DENDRO): 50% da PER resultante torna-se -HP fixo por dois turnos. (Exemplo onde PER atingiu 10: -5HP por dois turnos)

  • Congelar (GELO + ÁGUA): 25% da PER se fixa no alvo como PE adicional para uma nova reação que envolva GELO. (Exemplo onde PER atingiu 10: +2,5 de PE, se o alvo sofrer a reação de fundir e deveria e nesta deveriam agregar +20 de dano mágico, agora serão +25)

  • Fragilizar (GELO + ELETRICIDADE): O alvo afetado perderá armadura equivalente a PER resultante da reação, caso este seja superior a sua amadura total, o valor excedente contara como dano físico adicional do conjurador da reação. (Exemplo onde PER atingiu 10: +15 de dano mágico)

  • Supercondutor (ELETRICIDADE + ÁGUA): 1.5x da PER resultante torna-se dano mágico adicional. (Exemplo onde PER atingiu 10: +15 de dano mágico)

  • Intensificação (ELETRICIDADE + DENDRO): 2x da PER resultante torna-se dano mágico adicional. (Exemplo onde PER atingiu 10: +20 de dano mágico)

  • Germinação (DENDRO + ÁGUA): Gera um manto de energia verde onde a PER resultante torna-se aumenta de cura ou escudo. (Exemplo onde PER atingiu 10: +10 de cura adicional ou resistência mágica adicional)

  • Espalhar (AR + ELEMENTOS [não se aplica a TERRA]): Espalha o elemento ativador em área no alcance da individualidade, a PER resultante torna-se o PE de unidade aplicadora para uma nova reação. (Exemplo onde PER atingiu 10 em um espalhar de fogo: A PE de fogo fica como 10, e ao somar gelo como elemento ativador com PE de 5, a reação de fundir gera +30 de dano mágico)

  • Cristalização (TERRA + ELEMENTOS [não se aplica a AR]): Gera um manto de energia cristalina intangível com a cor do elemento ativador, a PER resultante serve como redução mágica de danos provocados do mesmo elemento ou reações em que ele esteja envolvido. (Exemplo onde PER atingiu 10 em cristalização de fogo: +10 de resistência mágica restrita a fogo e suas reações)

Não Exagere

As reações sempre acontecem em pares, e preferencialmente precisam acontecer entre a interação de dois personagens distintos, ou conjuradores aplicando-se então na presença de clones. É importante ater-se parar não criar cenários impossíveis, por isso é tanta responsabilidade do jogador responsável pela reação que dos demais participantes e ou narrador acompanhar se o uso do sistema está acontecendo como se deveria, e se necessário orientá-los sobre as correções. As reações são em pares, a menos que tenha sido utilizada uma reação que melhore outra, isso está bem explicado acima, então não fujam desse repertório.

Limitações

Todo e qualquer jogador está restrito a ter no máximo 10 de proficiência elementar, sendo que está irá contar como 3 bônus determinantes na solicitação de premiações.