O Sistema de Combate, são o conjunto de regras que regulam como funcionam os combates e bônus por dados dentro de todo o RPG, seja em simples duelos ou em grandes competições. Vale lembrar que este como qualquer outro sistema deve ser respeitado e seguido a risca, para que o jogador em questão não cause problemas desnecessários ou receba punições que poderiam ser evitadas. Dentro do Campus, são permitidos combates por meio de dados e interpretativos, sendo isso decido pelos idealizadores do evento em questão, ou dos competidores do duelo, treino, atividade e etc.

Pontos de Vida (HP)

Independente da idade ou do nível em que o herói se encontra, ele deverá possuir 30 pontos de vida (HP), porém isso só se aplicará a combates não programados e fundamentados pelo próprio jogador como: treinos, duelos e etc. Eventos e competições arquitetadas por narradores tem os pontos de vida decididos pelo próprio idealizador, ou seja, este tem como obrigação especificar o HP dos jogadores, antecipadamente em OFF, ou então estes pontos em questão serão considerados o modelo padrão.

Os ferimentos de um combate são calculados através da diferença entre o ataque e a defesa. Caso os sucessos do ataque sejam maiores que a defesa do alvo, este determinado alvo será atingido pelo o ataque, consequentemente sofrendo um dano. Quanto maior a diferença entre o ataque e a defesa do alvo, maior será o dano proporcionado. 

Exemplo:
Zed está lutando com Shen, que está cansado e já sofreu alguns golpes.
OFF SHEN: HP: 06/30. (6 pontos dos 30 pontos de vida totais)

Zed invoca um clone das sombras para atacar Shen.
OFF ZED: Ataque: 8 Sucessos.

Shen tenta desviar do golpe de Zed.
OFF SHEN: Defesa: 6 Sucessos.

Logo a HP final do SHEN será: 04/30

Os Danos resultantes devem ser aplicados em todas as situações que exerçam algum tipo de combate ou algo do gênero. Sempre que um combate ter o seu início é dever do organizador decidirem se os danos serão fixos ou não. Caso danos sejam fixos eles deverão seguir o esquema abaixo: 

A resultantes dos danos seguem este padrão, com exceção por decisão de narradores, podem somente tornar os resultante mais brandos, ou então estabelecerem uma sequela máxima.

Exemplo:
Em uma competição, os organizadores decidem que o resultante de dano máximo serão cortes medianos.

Reações Físicas

Derivadas do resultado dos danos provocados e da forma com que os ataques são feitos. Isso tudo para deixar com que as modalidades de personagem sejam mais justas, dos mais abrangentes ao mais especializados.

Eles estão atribuídos ao número de alvos que o mesmo ataque pode atingir em inimigos distintos, desta maneira, algumas classes de personagens conseguem executar todo tipo de ataques enquanto que outras estão restritas a um único alvo. Separados então entre ataques normais - um único alvo -  e gerais - mais de um ou todos os alvos. Para que a jogabilidade seja mais justa, todo o dano provocado por ataques gerais é cortado pela metade, levando com que ataques dedicados a um único seja mais eficiente e produtivo.

Reação física dos resultados, ao sofrerem:

Corte mediano: Rola com +1 de dificuldade;
Corte profundo: Rola com +2 de dificuldade;
Inu. do membro: Rola com -2 dados e +2 de dificuldade,

Tipos de Dano e Resistências

Em virtude de existirem muitos tipo de poderes e habilidades dentro da plataforma do RPG, em vista que muitas se beneficiam de uma série de teores distintos, para que não façam de alguns jogadores imortais, ou máquinas ambulantes de morte instantânea. O RPG limita o tipo de dano que poderes, armas ou demais instrumentos possam exercer dentro de um combate ou evento. São eles o dano físico e o dano mágico. Sendo diferenciados por sua origem.

É válido ressaltar que tanto quanto existem formas de reforçar ataques com dano mágico e físico, como também existem formas de reforçar as próprias defesas a fim de preveni-los. De forma similar eles são diferenciados pela natureza que se pretende efetivar, são eles a armadura e a resistência mágica, definidos a seguir:

Consumo de Energia (%)

Os pontos de energia do jogador variam de nível e raça, sendo estes especificados no Sistema de Evolução. Tais pontos existem para que haja o controle de energia em que cada herói possui. Por lógica, um herói independente de seu tipo de habilidade, poder ou magia possui limites, sendo esse limite relativo ao número de vezes em que ele usa uma magia ou um determinado poder. Os pontos de energia servem para que o jogador em questão possa calcular estas situações, sejam elas: As vezes em que poderá usar uma determinada magia, quando estará cansado, próximo de desmaiar e etc. Todo poder ativo que possuíra um gasto x% de energia, e todas as vezes em que ela forem usadas o herói deverá descontar a energia que ela requer de sua total. Sendo que tal cálculo é obrigatório, tendo que ser feito em combates via dados ou interpretativos.

Exemplo:
Deku está lutando com Todoroki, ainda não usou nenhum poder ou desferiu muitos ataques, de tal forma que ainda se encontra sem qualquer sinal de cansaço.
OFF TODOROKI: Energia: 100%/100%

Todoroki utiliza da manipulação da gelo contra Deku.
OFF TODOROKI: Energia: 80%/100% | Poder Usado: Criocinese (-20%)

Vale lembrar que algumas situações devem ser lembradas, em relação a quantidade de energia que ainda lhe resta. Tal determinante, pode ser usada em competições ou do dia a dia do jogador se assim ele desejar, basta observar a tabela:

Rolagem

Tal como nos RPG de mesa, o RPG online faz uso da rolagem de dados para determinar circunstâncias ao longo das aventuras de cada jogador. Esse procedimento é recomendável para que exista justiça nas batalhas. Sempre deverão rolar dados para as ações em que decidirem utilizar no decorrer de sua estadia no RPG, isso se optarem pelo uso do combate via a dados.

Esse procedimento é feio através de nosso servidor do DIscord, onde todo jogador recebe uma sala na aba de "rolador" onde nesta sala poderá utilizar o código de rolagens para solicitar ao Bot existente simule e entregue os resultados.

O primeiro passo portanto será usar a sua sala de rolagens:


O segundo passo, após encontrar a sua sala (que corresponde ao número da sua ficha de jogador) Será identificar o nome do personagem que está em uso e o motivo da rolagem.
Por exemplo: Tenho um personagem chamado Shen e quero que ele ataque alguém.

O terceiro passo será usar o código necessário para que o bot no servidor entenda que queremos que ele simule uma rolagem de dados, e para tanto deveremos digitar: /roll

Ao fazer isso o servidor vai sugerir um quadro negro onde dentro desse quadro poderemos informar ao bot quantos dados queremos usar, e quanto de dificuldade usaremos.

O quarto passo portanto será informar dentro desse quadro negro a rolagem do personagem. Isso poderá ser esclarecer mais abaixo neste mesmo sistema, ou ainda no sistema de evoluções. Contudo, vamos supor que ainda neste mesmo exemplo o personagem Shen usa a rolagem de 10 dados com 5 de dificuldade.

Para informarmos ao bot de uma maneira que ele entenda deveremos trazir essa informação desta forma: 10d10 t5

Como resultado, o Bot irá simular a rolagem dos dados e nos informar os resultados, que irá corresponder ao sucesso daquela ação. Caso o sucesso do personagem seja maior que o do seu rival significa que a ação dele deu certo, e o ataque como aqui exemplificado acertou o inimigo.

Seguindo esse exemplo portanto, o ataque de Shen corresponde a 6 Sucessos.

Bônus Determinantes

Todo bônus determinante deve ser colocado entre parênteses "()" e no mínimo em negrito, para que isso torne intuitivo e transparente a sua visualização para os demais jogadores e mestres de desenvolvimento de eventos.

Ex: Nome do prêmio: Descrição do prêmio. (Concede +1 dado em suas ações combativas)

Limitações

Apesar da liberdade que se existe na liberação de bônus determinantes para alcançar uma melhor jogabilidade, com ela vêm também alguns limites, sendo estes para tornar os jogos justos e por os pseudo-deuses em seus devidos lugares, em outras palavras, tais limitações tem como objetivo manter os jogadores em um escalão mortal, jamais divino. Deve-se lembrar muito bem que o RPG tem como foco impor igualdade para que não exista a impunidade ou conflitos injustos.