O Sistema de Combate, são o conjunto de regras que regulam como funcionam os combates e bônus por dados dentro de todo o RPG, seja em simples duelos ou em grandes competições. Vale lembrar que este como qualquer outro sistema deve ser respeitado e seguido a risca, para que o jogador em questão não cause problemas desnecessários ou receba punições que poderiam ser evitadas. Dentro do Campus, são permitidos combates por meio de dados e interpretativos, sendo isso decido pelos idealizadores do evento em questão, ou dos competidores do duelo, treino, atividade e etc.

Premiações

Todo evento dentro do RPG permite que o organizador possa premiar os participantes, permitindo que eles tenham acesso uma série de variantes valiosos. São eles:

  • Espólios: São objetos que retirados do próprio cenário que a narração aconteceu, como parte de um monstro, ou até mesmo alguma arma que inimigos tenham usado. Geralmente representam o acontecimento por si só.

  • Instrumentos: São itens, objetos ou amuletos que não chegam a ser uma arma, mas oferecem poder interpretativo ao usuário.

  • Armas: São todo tipo de objeto de guerrilha, de espadas à escudos, que permitem maior desenvoltura em batalha.

  • Bênçãos: São poderes ou magias concedidos pelo próprio narrador de maneira única e singular ao jogador, de modo que ele possa acessar um poder distinto ou amplificado.

  • Pets: São animais, criaturas mágicas e até mesmo monstros a depender do deus e sua natureza ou etnia divina. Detendo de pontos de vida padrão 10 HP e 100% de energia para uso de poderes se possuírem, como o lança chamas de um dragão.

Classificação dos Prêmios

Para que torne mais transparente e intuitivo, todo prêmio é acompanhado de uma classificação no final de sua descrição. Ela é quem determina o nível de seu potencial e também se ele ainda é passível de ser melhorado. Tal como citado no sistema de criação, e posteriormente ainda neste mesmo sistema, os prêmios podem ser melhorados infinitamente por meio de eventos, a não ser que pertençam a uma classificação rara. Seguem a baixo as classificações:

  • : Consiste em um prêmio simples, quase sempre envelhecido e por essa razão desprovido de seus poderes originais, ou então comum e sem potencial interpretativo.

  • ✩✩: São prêmios com algum potencial interpretativo, mas ainda não possuem muitos bônus determinantes, fazendo-se úteis em situações específicas ou básicos em seu propósito característico.

  • ✩✩✩: São prêmios com potencial interpretativo mais significativo e poderoso, conseguem atribuir mudanças consideráveis em seus propósitos e a quantidade de bônus.

  • ✩✩✩✩: São prêmios com potencial interpretativo muito forte, eles agregam grandes mudanças ou então elevam o nível do personagem a um mais promissor que o seu próprio. A quantidade de bônus é alta.

  • ✩✩✩✩✩: São prêmios com potencial interpretativo no mínimo perfeito, eles trazem o ápice da natureza do poder escolhido ou então trunfos peculiares que agregam atribuições que lhes são empregados. Sua bonificação é a mais alta, no mínimo de 6, sem ter um limite empregado. Por essa razão são muito valiosas.

  • ✩✩✩✩✩✩: São os prêmios raros e únicos, só podem ser conseguidos através de eventos especiais, e por essa razão possuem um interpretativo muito singular, atípico e com bônus ainda mais atípicos, eles podem fugir dos limites ou padrões, desde que tenham grande limites e condições cabíveis. Devido a isto, não podem ser melhorados.

Poderão ainda os mestres na construção de eventos, determinar por exemplo o limite do tipo de prêmios que poderão ser levados ou utilizados, afim de equilibrar o evento para que ele não receba participantes fracos demais ou fortes demais. Contudo, isso é válido apenas para itens físicos, e fazendo de bençãos uma exceção.

Eventos

Esses prêmios são adquiridos nos eventos do RPG, que podem ser administrado por todos os narradores, sejam eles: os deuses, a própria administração como também os instrutores. Devendo seguir as regras de divulgação para sua execução. Além disso, todo evento possui variantes, que são definidos por verde, amarelo e vermelho. Eles permitem dar um parâmetro ao narrador do tipo recompensa que é permitido conceder aos participantes, se for de sua vontade é claro. Esclarecido isto, segue por sua vez uma breve descrição dos eventos que existem no RPG, suas variantes e recompensas permitidas:

É válido ressaltar que a recompensa fica a critério do narrador a presentear integral ou parcial, sendo que os variantes servem para o narrador ter como parâmetro as alternativas de prêmio a serem dadas, podendo elas serem reduzidas se assim for de seu interesse.

Desenvolvimento e Variantes

Os eventos como já explicado, podem ser desenvolvidos pela ADM, Deuses e instrutores. Eles podem fazer narrações a qualquer momento desde que não existam mais de 2 duas acontecendo ao mesmo tempo, tornando esse o número limite. Outros eventos como: Desafios, Mini-missões, Missões e Tramas devem ser solicitados na Central para serem desenvolvidos, tendo em vista que eles possuem uma fila para serem exercidos. Como explícito, alguns fatores como tempo, e periculosidade são fundamentais na variação deles, por isso devem sinalizar sempre qual é o nível de perigo do evento, através das cores: verde (pouco), amarelo (considerável) e vermelho (perigoso). Além disso, eventos sinalizados com uma cor e podem sim vir a se tornar mais perigosos ao longo do seu desenvolvimento, e isso afeta diretamente na premiação dos participantes, a fim de tornar tudo mais flexível e justo.

Bônus Determinantes:

Até agora foram apresentados os dados de combate, energia e vida. Porém em um combate existem uma quarta determinante, caso a opção de combate seja via a dados por meio de instrumentos, itens, armas, bênçãos, poderes, magias ou até mesmo habilidades os jogadores têm acesso a bônus determinantes que aplicam algum tipo de vantagens em suas ações, como: Dados, Dificuldade, Sucessos, HP, Dano, Energia, etc. Com a tabela abaixo você poderá encontrar os bônus disponíveis no RPG, exemplos de como são representados em suas ficha e o que eles significam:

Todo bônus determinante deve ser colocado entre parênteses "()" e no mínimo em negrito, para que isso torne intuitivo e transparente a sua visualização para os demais jogadores e mestres de desenvolvimento de eventos.

Ex: Nome do prêmio: Descrição do prêmio. (Concede +1 dado em suas ações combativas)

Valor de cada Bônus Determinante

Abaixo segue uma tabela com o valor de cada modalidade de bônus determinante que existem no RPG, para que a pessoa tenha ciência de quanto eles podem vir a custa e como e quando podem ter acesso a eles, todavia é válido estar atento aos limites que um jogador deve ter diante de cada bônus:

  • Reduzir Reduzir Respaldo de Individualidades/Magias, Dobrar interpretativamente e bonificações de individualidades/magias e Energia Infinita são alcançáveis somente em Tramas.

Poderes Interpretativos

Como percebido todo prêmio permite que existam premiações agregar poderes interpretativos, eles definem o nível de controle que o prêmio permitirá com que o jogador tenha sobre a natureza do poder escolhido, de modo que isso torne mais fácil para entender como seria aplicado:

Classificação Interpretativa

Visto que todo prêmio possuem entre parênteses ou no mínimo em negrito os bônus determinantes, o nível de poder interpretativo, para não ficar unicamente baseado em inferências, são colocado no final da descrição após os bônus determinantes e classificação, entre colchetes "[]" o nível interpretativo, com a primeira letra do nível interpretativo e o número correspondente a quantidade deste que existem no prêmio.

EX: Um prêmio com 2 bônus medianos e 1 perfeito: [2M1P]

Limitações

Apesar da liberdade que se existe na liberação de bônus determinantes para alcançar uma melhor jogabilidade, com ela vêm também alguns limites, sendo estes para tornar os jogos justos e por os pseudo-deuses em seus devidos lugares, em outras palavras, tais limitações tem como objetivo manter os jogadores em um escalão mortal, jamais divino. Deve-se lembrar muito bem que o RPG tem como foco impor igualdade para que não exista a impunidade ou conflitos injustos.