DOR (1)

DOR (2)

DOR (3)



DOR (4)



DORMÊNCIA (1)

DORMÊNCIA (2)

DORMÊNCIA (3)


DORMÊNCIA (4)

DESPERTAR (1)

DESPERTAR (3)

DESPERTAR (2)

DESPERTAR (4)

ACOLHER (1)

ACOLHER (3)

ACOLHER (2)

ACOLHER (4)

CURA (1)

CURA (3)

CURA (2)

CURA (4)

_______
revela-te: sem editar

encara-te: sem hesitar


acolha a de-pressão

acolha a de-pressão

acolha a de-pressão


adentre a sala escura da mente

respeite os processos de revelação,

ansiedade, comparação,

medo, imperfeição,

insegurança, procrastinação,

inércia, ação.


escolha não (sobre) viver

anestesiado

por medo de sentir


aceite as sombras

para a luz adentrar

_______

Revela-te é uma exposição de autorretratos sobre amadurecimento e cura. A obra traz um compilado de experimentações artísticas (filme fervido, dupla exposição, etc.), captadas entre 2018 e 2020, que visam retratar o impacto da depressão e da ansiedade sobre a vida criativa da autora.

As fotografias analógicas dessa coletânea, inspiram uma conversa interna reforçando a importância da aceitação das nossas sombras para encontrar a luz. O projeto foi dividido em cinco partes, fazendo uma analogia aos processos de revelação de negativos de filmes: revelador (dor), interruptor (dormência), fixador (despertar), lavagem (acolher) e secagem (cura).

A obra busca instigar o debate acerca de transtornos mentais por um viés artístico, dando voz à importância da saúde mental na atualidade. Além disso, sugere a importância da arte no processo de cura. A exposição tem por objetivo um alcance maior de público a fim de estimular o diálogo acerca da saúde mental e da importância do tratamento desses transtornos.

A exposição apresentaria ao público uma sala de revelação escura (foto abaixo) com as imagens, remetendo ao processo final da revelação de um filme analógico. Seriam cerca de 20 imagens em tamanho 15x21 impressas em papel fosco Fujifilm Crystal Archive.

Com este projeto, a autora visa promover a arte e instigar novos talentos a buscarem a liberdade de expressão como processo de revelação da sua própria trajetória. Além disso, busca indicar uma relação entre o processo criativo e o processo de cura, compartilhando um conhecimento intrínseco e pessoal sobre sua percepção acerca do tema.

_______
Artista em plena evolução que visa motivar outras pessoas a encontrarem coragem e conforto em seus processos criativos. Fotógrafa formada com Láurea Acadêmica pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Escritora premiada no 53º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul (2019). Atualmente, trabalha com projetos artísticos que unem escrita criativa, música e fotografia analógica.

@bruna.rother