POESIA

TEMPO

DANÇAR

SAUDADE

COMPANHEIRISMO

DELICADEZA

PAZ

INFÂNCIA

VAZIO

BRINCAR

MEDITAÇÃO

CORAÇÃO

MEDO

ESSENCIAL

AMOR

COZINHA

SONHO

SILENCIO

LUZ

CAOS

_______
Estas fotos narram uma época incomum para todos nós, sem exceção. É o resultado de um exercício realizado durante os três primeiros meses da pandemia, ainda em 2020. Esse exercício foi proposto por um artista visual que juntou uma diversidade de pessoas no Facebook que se permitiram exercitar o olhar para captar emoções e sentimentos que nos afetaram naquele início de quarentena, um período que acreditávamos ser passageiro, ao tentar exprimir em fotografia sentimentos e emoções ligadas a palavras como:

SONHO COMPANHEIRISMO PAZ POESIA

MEDO SAUDADE ESSENCIAL CAOS TEMPO

CORAÇÃO LUZ COZINHA DANÇAR CÉU DELICADEZA

VAZIO SILÊNCIO AMOR BRINCAR MEDITAÇÃO

No universo restrito de um apartamento, morada que dividia com meu ex-companheiro (nossa relação não sobreviveu ao isolamento provocado pela pandemia, busquei, nas coisas quotidianas, extrair tal poesia e lirismo. As imagens foram captadas com a câmera de um celular.

Entendo que estas imagens são um pequeno extrato de um fato histórico - a pandemia - um tempo que foi vivido intensamente com a esperança de liberdade.

_______
Laura Machado é arquiteta e urbanista (UFRGS), mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional (PROPOUR-UFRGS). Nasceu em Rivera, Uruguai, cresceu em Caxias do Sul e atualmente mora em Porto Alegre.

Filha de fotógrafo, compartilha desde criança o amor pelas imagens. Já participou de uma coletiva de fotografia realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em Porto Alegre.

Atualmente é arquiteta na Universidade Federal do Pampa - Unipampa).

@lauritas16