Onze artistas visuais residentes em Porto Alegre apresentam suas obras para Caxias com a exposição “Plural” que inaugura no Centro Cultural Ordovás.

Na exposição “Plural”, a ser inaugurada a partir do dia 13 de agosto de 2021, sexta-feira, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, o Grupo 11mais apresenta como resultado de pesquisas individuais e curadoria coletiva, a obra de 11 artistas movidos por uma vontade e fascínio: a fotografia no território da arte.

O grupo se conhece no Curso Processo Criativo em Fotografia, ministrado pela Artista Visual Vilma Sonaglio em 2019, no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Instigados, pela busca no campo da arte através da fotografia, os participantes obtiveram eco em suas produções quando, ao final do curso, em junho do mesmo ano, realizam a exposição “Atenção, Fotografia”. Longe de um suposto fim, eles demonstram querer seguir suas pesquisas em conjunto e são convidados por Vilma Sonaglio a continuar os encontros no seu Atelier, com sua orientação. Semanalmente seguem compartilhando seus questionamentos, suas proposições, reflexões, seu estar no mundo, como bem nos apresenta a arte hoje. Nesta exposição materializam suas produções.

Os artistas convidam para a exposição “Plural”, etimologicamente - mais de um. Sim, são 11 com a certeza de mais... onze significações possíveis e singulares compartilhadas.

Anelise nos mostra a delicadeza num mundo...talvez indelicado, Carlos e sua sempre homenagem a Mulher, Clarice questiona a presença hostil do ser humano na natureza, Claudia esta no limite entre fronteiras, Gelson nos traz imagens onde outros universos são possíveis, Idalma em sua trajetória de vida resignifica o movimento da bicicleta, Josiane nos apresenta os índices de uma sociedade, Margareth percebe os insistentes rastros da natureza num jogo de mostrar e esconder, Rosangela usa a abstração para produzir um universo poético, Rosinha utiliza a fotografia como veículo para a representação, historicamente datada, da experiência humana e ainda Vilma nos indaga, metaforicamente, se há a possibilidade da matéria possuir mesmos origem e fim...o átomo.

Onze propostas que encontram ressonância no que Carl Jung nos deixou como ensinamento quando nos coloca: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Onze almas humanas comunicando, através da pluralidade de expressões o que a arte pode nos proporcionar: emoção e questionamento.

Além da exposição, como hábito da Unidade de Artes Visuais, é oferecida uma atividade gratuita ao público.

No dia 24 de agosto, terça-feira, a partir das 17h, irá ao ar um material da exposição chamado “Reflexões” com o coletivo. A atividade integrará a 14a. Semana da Fotografia e pdoerá ser conferida na plataforma da Unidade de Artes Visuais, a UAV DIGITAL.

A exposição poderá ser conferida presencialmente, na Sala de Exposições, nas segundas, das 9h às 16h, de terça a sexta, das 9h às 22h, e nos finais de semana, das 16h às 22h. Além disso, a exposição estará disponível na plataforma digital da Unidade de Artes Visuais, a UAV DIGITAL.

_________

Exposição "Plural" do grupo11mais
Margareth Miola, Vilma Sonaglio, Rosangela Moraes, Claudia Gonzalez, Anelise B. Ferreira, Clarice Ben, Rosinha Carrion, Josi Costa De Boni, Idalma D. Rocco, Gelson Rocha e Carlos Alberto Venafre.

Período de Visitação: 13 de agosto a 05 de setembro de 2021
Local: Sala de Exposições do Centro Muncipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
________

Reflexões
Atividade integrante da exposição "Plural" do grupo 11mais

Dia: 24 de agosto de 2021
Horário: a partir das 17h
Local: UAV DIGITAL - sites.google.com/view/uavdigital