O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami possui um rico acervo fotográfico que convida o observador a uma viagem no tempo. Diferentes conteúdos imagéticos evocam as transformações ocorridas em Caxias do Sul, sob os mais diversos ângulos e olhares.

Como berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a paisagem da encosta nordeste da Serra Gaúcha, em uma dinâmica metamorfose cultural, foi cedendo espaço à cultura agrícola, ao comércio e à indústria. A fotografia sempre fez parte dessa história e, com maior ou menor protagonismo, nos convida a desvelar seu contexto e a indagar os olhares congelados no tempo sobre as particularidades vividas.

Assim como o imaginário sobre a fotografia se transformou, os suportes técnicos também evoluíram. A técnica fotográfica se popularizou notadamente com a criação de câmeras de pequeno porte e de fácil manuseio. Então, o filme de 35 mm, inicialmente utilizado no cinema, começou a ganhar espaço na fotografia ainda na década de 1920, tornando-se um dos formatos de filmes mais utilizados por profissionais e amadores em fotografia. 

A maior série de imagens em suporte analógico, repassadas em lotes ao Arquivo Histórico pela Administração Pública Municipal é formada por negativos flexíveis em 35 mm. A exposição foi constituída por uma seleção de negativos flexíveis de 35mm, correspondentes ao período 1983-1988, que apresentam ações da Administração Pública Municipal do Prefeito Victorio Trez, relacionadas à educação, saúde, obras, política e manifestações culturais.

________

Exposição Virtual "Administração Pública Municipal em 35mm: período 1983-1988", do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para a 14ª Semana da Fotografia.

Período de Visitação: a partir de 19 de agosto de 2021
Local: Visitação online no site Institucional da instituição