_______
Geometria é a palavra que significa medida (metria) da terra (geo), ou seja, medida da forma, da matéria. “Tudo o que existe tem uma medida, uma informação que pode ser traduzida, muitas vezes em proporções matemáticas que comunicam mensagens. Daí o sentido de sagrado: a forma informa, direciona e pode despertar em nós qualidades superiores à nossa mentalidade corriqueira.” Carlos Solano – A Geometria das Flores.
Esta exposição tem como objetivo discutir a estrutura da geometria na natureza, assim como ressaltar a necessidade de estudar o ato de olhar em novas fontes desafiadoras. O objetivo é olhar para a minúcia de algo corriqueiro e enxergar a si mesmo e o mundo. Levando em consideração as mudanças contínuas do mundo globalizado, essas fotografias também propõem a visão de que nenhum ser é só, ninguém é apenas uma parte do universo, não terminamos em nós mesmos, e sim no todo, assim, nenhuma das partes pode comportar-se como se estivesse isolada.
Diante de um cenário de isolamento, a fotografia nos lembra do instante onde o homem e a natureza se unem. Somos um espelhamento, imensos em nossas micropartículas. Pode ser transformador trazer para perto a compreensão de que a geometria é sagrada e não diz respeito só sobre figuras geométricas que fazemos com régua e compasso. Podemos elevar a nossa compreensão da vida percebendo como ela traduz as relações harmônicas das partes de um ser humano com outro, como está relacionada à estrutura das plantas e dos animais, às formas dos cristais, à arquitetura, a arte, à astrologia, ao Universo.
No conjunto de leis universais, a energia que anima os corpos celestes é da mesma natureza da que anima os homens, sendo o átomo uma miniatura exata de um sistema planetário. O homem se encontra no meio do caminho que vai do átomo ao sistema solar e a fotografia neste caso, é a prova. Desde a antiguidade o homem contempla o firmamento estrelado e está sempre buscando entender o significado daquilo que vê. Fotografar é tentar explicar aquilo que se vê.
Que com essa exposição possamos conhecer um pouco mais sobre nós mesmos ao olhar pequenos detalhes da natureza, do dia a dia, essas das quais esquecemos mas que tanto falam sobre quem somos, do que somos formados e sobre o que podemos nos tornar:
Infinitos!
MariaKlart;