No passado dia 22 de dezembro, teve lugar no pavilhão gimnodesportivo da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação o Torneio de Badminton.
O evento decorreu durante todo o dia e teve como objetivo principal a promoção da modalidade junto dos alunos do nosso Agrupamento.
Estes mostraram-se bastante motivados, havendo a registar 72 participantes, provenientes de todas as turmas dos 2º / 3º ciclos, secundário e ainda dos cursos profissionais, consolidando a abrangência prevista para a realização do evento.
A organização do torneio contou com a colaboração da turma de 1º ano dos Cursos Profissionais de Desporto e Animação Sociocultural.
No intervalo do Torneio, houve lugar para uma demonstração de 3 coreografias de danças urbanas, com intuito de divulgar o trabalho que se tem desenvolvido pelos grupos dos vários níveis existentes na escola.
Foi ainda realizada a entrega de prémios do Corta-mato Escolar realizado no dia 21 de dezembro no nosso Agrupamento.
Assim sendo, o balanço final do evento foi considerado bastante positivo, servindo de reflexão para a realização de eventos futuros.
David Caldeira e Eva Patrício
No passado dia 21 de dezembro de 2022, realizou-se na nossa escola o Corta- Mato Escolar, que contou com a participação de cerca de 118 alunos do 2º, 3º Ciclos, Secundário e Ensino Profissional.
O dia, apesar de cinzento, foi perfeito para a realização desta atividade de prática desportiva.
Os alunos participantes revelaram muito empenho e fairplay pelos adversários, cumprindo, em corrida, as distâncias propostas.
Esta atividade contou com a colaboração dos alunos do 1º ano dos cursos profissionais de Desporto e Animação Sociocultural que desempenharam as suas funções de uma forma exemplar.
Os 3 primeiros classificados de cada escalão/sexo foram premiados numa cerimónia formal de entrega de prémios.
Parabéns a todos os participantes.
David Caldeira e Eva Patrício
No dia 20 de dezembro realizou-se o jantar de Natal do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte. Foi uma oportunidade de juntar a comunidade escolar em torno da celebração desta data tão especial para todos nós.
A organização ficou a cargo dos formadores e alunos dos cursos Técnico de Cozinha / Pastelaria e Técnico de Turismo em mais uma demonstração de grande profissionalismo e dedicação.
Com o envolvimento de todos sem exceção, o resultado foi uma noite agradável, simpática, com boa disposição e com espírito natalício reforçado.
Bárbara António e Raquel Rosa
O Clube de Empreendedorismo Verde Horizonte não esquece que a grande magia do Natal está no DAR, na GRATIDÃO e na SOLIDARIEDADE.
Este ano, os nossos jovens têm desenvolvido ações contínuas que elevam e dignificam o termo empreendedorismo, neste caso social, ao seu expoente máximo.
Foram selecionadas famílias mais carenciadas do concelho de Mação (através dos serviços sociais da CMM) e, após a angariação de fundos junto de privados e empresas, bem como donativos dos próprios alunos empreendedores, vamos entregar um cabaz a cada uma delas, que, com toda a certeza, irá tornar o Natal de cada uma mais feliz e com espaço para viver o amor e a paz que esses dias nos trazem.
Quais os objetivos desta ação?
Associar o empreendedorismo social à educação, capacitar os jovens enquanto agentes de transformação, e reforçar a oportunidade de ampliar a ligação entre a escola e a comunidade.
Ana Pina
No dia 15 de dezembro as alunas do Curso Profissional de Massagem de Estética e Bem-Estar proporcionaram um dia inteiro de atendimento, cujo público foram os docentes, não docentes e alunos, em que realizaram: massagens de relaxamento de corpo completo, massagem dorsal, massagem das mãos, mini faciais, "manicure" e epilações.
Isabel Silva
O nosso aluno João Calado, acompanhado pela Chef Raquel Rosa, participou nas provas para o Campeonato de Profissões, Skills Portimão 2023, na Amadora.
O João, manteve-se focado, calmo e tranquilo até ao final da prova, com a consciência de dedicação e empenho.
Bárbara António
Os alunos da turma B do décimo segundo ano, dos Cursos Profissionais de Cozinha-Pastelaria e de Turismo irão desenvolver, ao longo do ano letivo, um conjunto de atividades inseridas no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento e no âmbito dos Direitos Humanos. No dia dez de dezembro assinalou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e a data foi lembrada com a construção do mural “Não à discriminação!”. Num “muro” negro, foram colocados cinco esqueletos iguais! No início do mural estava a seguinte informação: neste conjunto de pessoas há: 1 negro, 1 branco, 1 mulher, 1 homem, 1 sem abrigo, 1 homossexual, 1 heterossexual, 1 crente, 1 não crente, 1 pobre, 1 rico, 1 trabalhador, 1 desempregado, 1 letrado, 1 analfabeto. No final do mural estava a pergunta: conseguiste descobrir as diferenças? E é a essa pergunta que todos devem responder!
Graça Dias
Prestes a terminar o mês de novembro e mais um desafio…
No âmbito da Educação e Formação Profissional, o Programa Erasmus+, Ação Chave 1- Mobilidade individual para fins de aprendizagem, intitulado: Em busca de Novos Horizontes.
Este projeto, integrado no Programa de Internacionalização do Agrupamento, prevê uma deslocação de alunos de alguns cursos profissionais à escola Gregorio Prieto, em Valdepeñas- Ciudad Real- Espanha, a fim de partilharem experiências, práticas e aprendizagens.
Também o Agrupamento espera receber estes alunos e professores no Agrupamento e em Mação.
Os professores Bárbara e João Castanho, realizaram a Visita Preparatória, tendo-se deslocado a Valdepeñas onde, em articulação com os colegas espanhóis, traçaram o Plano de Atividades a implementar na execução do projeto.
Votos de muito sucesso e que, juntos, continuemos a trilhar caminhos em prol do sucesso dos nossos alunos.
Rufina Costa
Os alunos dos cursos Técnico de Mecatrónica Automóvel e Segurança no Trabalho visitaram, no dia 10 novembro, a Base Aérea n.º 5. Durante esta visita foi possível conhecer a organização e capacidades da unidade, a manutenção de aeronaves e motores, o laboratório de metrologia, a operação dos sistemas de assistência e socorro a aeronaves e a brigada de manutenção de viaturas existente na base.
João Castanho e Lenine Mata
____________________________________
(1) Lema da Base Aérea nº 5
No âmbito do tema “Homem/Natureza - Uma relação sustentável?” do módulo três da disciplina de Área de Integração, os alunos da turma B do décimo primeiro ano do Curso Profissional Técnico de Cozinha- Pastelaria e as alunas do Curso Profissional Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar realizaram uma visita de estudo ao Fluviário de Constância e ao Castelo de Almourol, no dia oito de novembro. Como o tema que estamos a trabalhar envolve a educação ambiental e a poluição das águas, munidos de luvas e de sacos do lixo, aproveitamos o tempo para limpar as margens do rio Tejo. Foram recolhidas várias caricas, embalagens de plástico e palhinhas de sumos, restos de redes de pesca, algumas beatas e um maço de tabaco e restos de plástico. Depois da visita de estudo, os alunos organizaram uma exposição a partir do lixo que foi recolhido. Para simbolizar o Rio Tejo, a exposição foi construída por baixo de uma rede de pesca, onde estavam presos peixes de rio. O “fundo do rio” tinha algumas plantas, pedras e areia! Mas destacavam-se o lixo recolhido e que simbolizava a poluição dos rios. Também foi acrescentada uma garrafa de vidro e um pneu. Elementos que, vergonhosamente, se encontram nas margens dos nossos rios. Ficou claro que além de serem imprescindíveis para a sobrevivência dos seres vivos que os habitam, os rios também o são para o desenvolvimento socioeconómico, para a produção de energia ou para a adaptação às mudanças climáticas. É nosso dever tudo fazer para os proteger!
Graça Dias
No passado dia 2 de novembro, a turma do Curso Profissional Técnico de Desporto realizou um intercâmbio escolar com as turmas do mesmo curso da Escola Profissional da Raia (Idanha-a-Nova).
O grande objetivo desta atividade foi a troca de experiências, anseios e expetativas em relação ao curso e à área desportiva.
Os alunos desenvolveram três aulas em conjunto, nomeadamente de: Aeróbica, Futsal e Manobra de Cordas (Escalada). Existiu também um momento de partilha de experiências com ex-alunos do Curso Técnico de Desporto da Escola Profissional da Raia onde os nossos alunos puderam perguntar e esclarecer dúvidas em relação ao curso.
Foi um dia de aprendizagem conjunta, tendo os nossos alunos contactado de perto com uma escola que ministra o Curso Técnico de Desporto já há algum tempo.
Foi lançado o desafio para que sejam agora os alunos da Escola Profissional da Raia a visitar a nossa escola no decorrer do 2º Semestre.
David Facucho
No dia, 02 de novembro, realizou-se uma visita de estudo ao Aromas do Valado, em Segura ( Idanha a nova), onde os alunos de Vários Cursos do Ensino Profissional (Massagem de Estética e Bem-Estar, Segurança no Trabalho e Animador Sociocultural) puderam ver um sistema de destilação de folhas de eucalipto e observaram, também, uma mistura de Óleos essências num Óleo base de amêndoas doces.
Num segunda etapa, foram visitar as Termas de Monfortinho e os vários serviços realizados pelos vários turistas/ clientes.
Isabel Silva
Os alunos do curso de Animador Sociocultural estão a desenvolver um trabalho com o objetivo de registar todas as atividades em que participam. O registo cronológico dos primeiros três meses do presente ano letivo pode ser consultado através do seguinte link:
https://padlet.com/f12172/3k5fo9eb2vy7p044
Hugo Sampaio
Para celebrar o Dia Mundial da Gentileza, o Curso Profissional de Massagem de Estética e Bem-Estar colaborou com o Projeto Horizonte solidário e proporcionou massagens das mãos a todos os alunos, docentes e não docentes a todos os que quiseram receber uma gentileza nesse dia de doçura e amabilidade.
Isabel Silva
No dia trinta e um de outubro comemoramos o Halloween. Os alunos da turma B, do terceiro ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, com a colaboração dos colegas do Curso Profissional Técnico de Cozinha-Pastelaria e com as alunas do Curso Profissional Técnico Animador Sociocultural construíram um celeiro de horrores. Os alunos foram recebidos por um outro aluno e foram encaminhados para um cenário de terror! Zombies horríveis e prontos a devorar os visitantes, tentavam apanhar os alunos mais “tenrinhos”! Zombies terríveis, barulhentos, ensanguentados e devoradores de crianças pregaram muitos sustos! As alunas estavam maravilhosamente maquilhadas! Se sobrevivessem, os alunos ainda tinham que enfrentar o assassino da motosserra! Foi aterrador! Depois de saírem do celeiro zombie, os alunos sobreviventes foram encaminhados para um bar onde foram servidas umas bebidas com aspeto muito suspeito! Entre uma bebida que parecia sangue ou uma bebida que lembrava muco verde, muitos alunos saborearam as duas! E que escolha perfeita! As bebidas estavam uma delícia. Foi um dia perfeitamente assustador!
Graça Dias
A visita de estudo ao Circuito Rupestre das Gravuras do Ocreza aconteceu no dia seis de outubro, dia em que se comemora o Dia Internacional da Geo Diversidade. Os alunos da turma B do terceiro ano, do Curso Profissional Técnico de Turismo e do Curso Profissional Técnico de Cozinha-Pastelaria e da turma C do primeiro ano do Curso Profissional Técnico Animador Sociocultural foram conhecer as gravuras do Ocreza, uma das razões pelas quais o nosso concelho é tão importante. Por pitorescas aldeias como o Furtado, o Vale de Coelho, a Avessada, o Vale da Gama e a aldeia de S. José das Matas fomos em direção ao Ocreza. Por um caminho íngreme e acidentado fomos conhecer as famosas gravuras do Ocreza. Lugar cheio de passado! Mas só conseguimos perceber isso porque fomos elucidados pelas magníficas explicações da Dr.ª Sara Garcês e do Dr. Hugo Gomes do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo. Ficamos a saber que a primeira gravura ali encontrada foi a do ‘Cavalo do Ocreza, no ano 2000, uma gravura rupestre paleolítica com mais de 20 mil anos, seguindo-se a identificação de mais de 50 gravuras desenhadas nas rochas junto ao rio e que, em 2021, foi encontrado um novo painel onde foram identificados desenhos de alguns animais. E nós tivemos uma aula ao pé deste painel! Estávamos extasiados. Depois de um passeio, tão culturalmente interessante e bem disposto, a visita de estudo terminou com um picnic organizado pela Chefe Bárbara António. Com a nossa visita de estudo, percebemos que o património constitui uma das bases de uma sociedade respeitadora, inovadora e próspera. E cabe a cada um de nós a salvaguarda desse património!
Graça Dias
Dia 10 de outubro, as alunas do Curso profissional de Massagem de Estética e Bem-Estar foram visitar a "Expocosmética In Beauty" de Lisboa. Sendo esta, a feira mais importante, em Portugal, é o local perfeito para conhecer produtos, equipamentos e muitas novidades no ramo da Estética e Massagem.
Isabel Silva
Pelas nove horas e trinta minutos do dia vinte e nove de setembro, os alunos da turma B, do terceiro do Curso Profissional Técnico de Turismo e do Curso Profissional Técnico de Cozinha-Pastelaria e da turma C, do primeiro ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, iniciamos a visita de estudo à Anta da Foz do Rio Frio. Fomos acompanhados pela Dr.ª Anabela Borralheiro e pelo Dr. Hugo Gomes do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo que nos apresentaram e explicaram a importância da Anta da Foz do Rio Frio para entender a história do concelho. Depois de uma aula sobre monumentos fúnebres, foi hora de um picnic organizado pelos Chefes Bárbara António, Raquel Rosa e Luís Tiago e pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha-Pastelaria. Depois, visitamos a estação arqueológica romana de Vale de Junco e tivemos uma aula sobre o balneário romano lecionada pelo Dr. Hugo Gomes. Aconselhamos: lugares historicamente ricos e a visitar!
Graça Dias
Foi inaugurada, no dia 27 de setembro, a exposição intitulada “Cheiros e sabores da nossa Terra” para assinalar o Dia Mundial do Turismo, integrada nas comemorações da Semana do Turismo.
A exposição foi organizada pelos alunos da turma B do terceiro ano, do Curso Profissional Técnico de Turismo e do Curso Profissional Técnico de Cozinha-Pastelaria. Em prateleiras, tínhamos catorze frascos com plantas naturais do nosso concelho e que são utilizadas por motivos medicinais ou gastronómicos. Plantas como o louro, o orégão, o poejo, a camomila, a cidreira, a tília, o sabugueiro, a carqueja, o funcho, o queiró, a alfazema, a lúcia-lima, o rosmaninho e o alecrim foram colocadas em frascos que os visitantes podiam abrir e cheirar. Em cartazes, foram dadas informações sobre cada planta e sobre o uso que dela é feito. Também foram apresentados alguns exemplos de ervas aromáticas (salsa, hortelã e coentros) em vasos. Numa mala antiga estavam alguns produtos (mel, azeite, vinho, enchidos, bolinhos, frutos secos e pastas de azeitona) que fazem parte da gastronomia do concelho e que foram disponibilizados, para a exposição, pela Associação AmarMação. Com a exposição ficou claro que o nosso concelho é um local a visitar, a “cheirar” e a “saborear”.
Graça Dias
Desde o início do ano letivo, as alunas do Curso de Massagem de Estética e Bem-Estar realizam, uma vez por mês, alguns serviços de estética ( massagem das mãos e mini faciais) aos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Mação.
Isabel Silva