Passados 2 anos a viver numa "Bolha", eis que, com o respeito por todas as regras de segurança , nos foi possível voltar a fazer a festa na nossa escola. O Curso Profissional Técnico de Turismo de 2° e 3° anos e o Curso Profissional de Restauração e Hotelaria 2° ano, uniram-se e trouxeram o Carnaval ao Agrupamento de Escolas Verde Horizonte - Mação. Foram momentos diferentes, música, jogos, desfile e muito convívio.
Fica mais uma vez provado que as comemorações fazem parte de uma metodologia ativa, pois permitem que os alunos tenham atividades práticas, o que é essencial para o seu desenvolvimento criativo.
São uma partilha, colaboram, para o desenvolvimento fora das salas de aula. Os alunos adquirem novas experiências.
Um agradecimento muito especial aos professores Graça Dias, Isabel André, Isabel Gaia, Margarida Belo, Luís Tiago, sem a vossa presença e ajuda à diversão nada teria sido igual.
Bem haja a todos os participantes no desfile, sem vocês não faria sentido.
Bárbara Vieira e Ana Lúcia Pina
A visita de estudo à Serra do Bando e dos Santos e ao Parque de Merendas do Brejo aconteceu no dia três de março. Os alunos da turma B do 2º ano, do Curso Profissional Técnico Profissional de Cozinha e Pastelaria e do Curso Técnico Profissional de Turismo, foram conhecer um bocadinho do seu Concelho. Achávamos nós! Do alto da Serra do Bando e dos Santos foi possível avistar grande parte do nosso território! Que vista! Que paisagem! Estivemos no Baloiço e no Miradouro da Serra do Bando e dos Santos debaixo de chuva e de vento! Quase levantámos voo! Mas sempre encantados com a paisagem! Por estradas e estradões fomos conhecer a Lagoa do Brejo e o Moinho eólico gigante, onde voltámos a ficar deslumbrados com o que os nossos olhos conseguiam alcançar! Depois de um passeio tão interessante e bem disposto, foi hora de um picnic organizado pelos Chefes Bárbara António, Raquel Rosa e Luís Tiago e pelos alunos do Curso Técnico Profissional de Cozinha e Pastelaria no Parque de Merendas do Brejo. O nosso plano de turma envolve a educação ambiental e, munidos de luvas e de sacos do lixo, aproveitámos para limpar o Parque. Alguns papéis, tampas de plástico ou embalagens de sumos foram recolhidos e colocados no seu devido lugar. O local ficou pronto para ser visitado!
Graça Dias
Do alto da Serra do Bando e dos Santos a vista, que os nossos olhos conseguem alcançar, é de cortar a respiração! Deslumbrados com a paisagem “capturámos”, com as câmaras fotográficas dos nossos telemóveis, o nosso concelho! Depois os alunos da turma B do 11º ano realizaram uma exposição de fotografias a partir da visita à Serra do Bando e dos Santos e ao Parque de Merendas do Brejo. Foi construída uma réplica da janela que se encontra no alto da Serra do Bando e dos Santos, e nela colocadas as nossas fotografias. O nosso concelho é marcado por uma flora vasta e colorida! E na nossa exposição não faltaram apontamentos de cor, dados pela Carqueja (Baccharis Trimera) e pelo Queiró (Calluna Vulgaris)! Só o próprio local bate a beleza da nossa exposição!
Graça Dias
Sensíveis ao que está a acontecer na Ucrânia, os alunos do 2º ano, do Curso Profissional Técnico de Turismo com a colaboração dos alunos, João Calado e Sofia Coelho, do Curso Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria, organizaram uma recolha de bens alimentares. A comunidade escolar contribuiu com a entrega de alimentos não perecíveis que foram enviados para a Ucrânia com a ajuda da Câmara de Abrantes. A todos os que doaram alimentos e a todos os que colaboraram na recolha, agradecemos pela ajuda e pelo envolvimento! Também quisemos dar um miminho e organizámos uma caixinha com gorros e cachecóis quentinhos!
Estamos de coração cheio por sentirmos que estamos a fazer o que podemos e o que está ao nosso alcance para minimizar um bocadinho de tão grande catástrofe humanitária! Queremos ser cidadãos do Mundo!
Graça Dias
Devido ao facto de estarmos a estudar, na disciplina de Psicologia B, a perceção e a forma como a cor, o formato e onde os alimentos eram servidos (plástico, cerâmica…) afetavam o nosso paladar, a professora Graça Dias, em conjunto com a Chef Bárbara António e com os alunos da turma do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do 3º ano, organizaram um menu de degustação, no mínimo curioso.
Mal entrámos na cozinha, deparámo-nos com um bloco cinzento, idêntico a cimento. Ao lado, umas tirinhas vermelhas com alguma transparência e um monte de uns apetitosos donuts azuis. Ao longe, a Chef Bárbara surge com um jarro com um líquido muito escuro. Parecia petróleo! Torcemos o nariz! Foi-nos servido em dois recipientes diferentes: um copo de plástico e uma taça de cerâmica. Num recipiente de cerâmica pareceu bem mais saboroso e caloroso! Era chá de mirtilo. E estava tão bom! Seguidamente, passámos para o “cimento”. Era um espetacular pãozinho, a que ainda juntámos manteiga. Depois, atacámos os donuts azuis. Desapareceram em menos de nada. Quando achávamos que já tinha acabado, apresentaram-nos um travessa de massa fresca, pigmentada com corante verde e um molho de tomate bem gostoso. Para finalizar, provámos umas gomas feitas com agar-agar que eram deliciosas e bem divertidas pois foram feitas à nossa frente, em jeito de cozinha molecular. Mais houvesse, mais tínhamos comido.
Terminámos por agradecer aos Chefes Bárbara António, Raquel Rosa e Luís Ferreira e a todos os alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria que nos proporcionaram estes deliciosos petiscos.
Saúl Santos, 12º A
Mação é conhecido por ser a terra dos três A’s: bons Ares, boas Águas e bom Azeite! Mas temos outras letras! No dia trinta e um de março, os alunos da turma B do 2º primeiro ano, do Curso Técnico Profissional de Cozinha e Pastelaria e do Curso Técnico Profissional de Turismo foram à descoberta de tais maravilhas. A visita de estudo teve como fio condutor o conhecimento, o reconhecimento e a promoção das potencialidades extraordinárias do nosso concelho.
Como exemplo de Turismo diferente, caloroso e familiar, estivemos nas Casas da Ribeira, na Casa dos Sonhos onde fomos recebidos pelos proprietários, que nos apresentaram o local.
Quisemos mostrar que o Ar é uma potencialidade do nosso concelho e fomos ao Moinho da Fadagosa. Local encantador com uma paisagem de cortar a respiração!
Estando a dar cartas na produção de Morangos, estivemos na Quintinha do Sarilho no Rosmaninhal. Provámos uns morangos deliciosos que o Sr. João Alves, gentilmente, nos ofereceu.
Uma manhã muito bem passada! Regressámos à escola para almoçar. A nossa visita de estudo continuou com a companhia dos alunos da turma B do décimo ano.
No nosso concelho temos, tantos, locais paradisíacos relacionados com a Água. O difícil foi escolher! Fomos explorar os encantos do Pego da Rainha, nos Envendos! Depois chegou a vez de conhecer a Praia Fluvial do Carvoeiro! Ficou a vontade de dar um mergulho!
Orgulhosos do nosso concelho, regressámos à escola onde nos esperava um lanche em que o ingrediente principal foi o Azeite, organizado pelos Chefes Bárbara António, Raquel Rosa e Luís Tiago e pelos alunos do Curso Técnico Profissional de Cozinha e Pastelaria. Estava tudo tão delicioso!
Graça Dias