Durante os passados meses de junho e julho, os alunos dos cursos profissionais realizaram os estágios que complementam a sua formação escolar. A escola, em parceria com as diferentes entidades parceiras, tem proporcionado aos alunos a realização da formação em contexto de trabalho em diferentes áreas como a restauração, hotelaria, turismo e setor automóvel.
A formação em contexto de trabalho foi realizada em diferentes empresas dos vários setores de atividade numa área que cobre, praticamente, todo o país e o "feedback" tem sido bastante positivo e, com o empenho de todos tem sido possível proporcionar formação diversificada e de qualidade aos nossos alunos.
Resta-nos agradecer a disponibilidade, empenho e contributo que todos os parceiros da escola têm dado na valorização da nossa formação e na mais-valia que têm constituído para os nossos alunos.
No final de cada ciclo de formação (3º ano), os alunos são desafiados a realizar uma Prova de Aptidão Profissional (PAP) na qual aplicam, de forma prática e concreta, conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação.
Durante o mês de julho, tiveram lugar as apresentações das PAP dos alunos dos cursos Profissionais Técnico de Cozinha / Pastelaria, Técnico de Estética e Técnico de Mecatrónica Automóvel.
Técnico de Cozinha / Pastelaria
Os alunos do curso Técnico de Cozinha / Pastelaria realizaram as suas provas de aptidão profissional tendo por base a utilização de um ingrediente específico e explorando diferentes técnicas de confeção aplicadas a esse ingrediente. Destacaram-se os alunos Mariana Rodrigues cujo ingrediente principal foi o medronho e executou um prato doce, mil-folhas de medronho, Daniel Rei que executou todo o processo de produção de azeite, desde a apanha da azeitona até à refinação e a Matilde Matos que realizou um prato doce tendo por base o presunto, ao confecionar um pudim de presunto.
Técnico de Estética
Ao finalizar o mês de julho, os alunos do Curso Profissional de Técnico(a) de Estética apresentaram as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), para um júri constituído por quatro elementos, sendo um deles externo à Escola, profissional na área de estética. Com muito nervosismo à mistura mas com postura e convicção, a apresentação decorreu da melhor forma. Desde manicure, massagem, tratamentos faciais e epilações, os temas permitiram a desmonstração dos conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de curso.
Técnico de Mecatrónica Automóvel
Este ano, as Provas de Aptidão Profissional do Curso de Mecatrónica Automóvel focaram-se em torno da temática da reparação e restauro de viaturas, tendo os alunos realizado a reparação e restauro de diferentes motociclos. Destacam-se as provas dos alunos Rúben Macieira (restauro de uma motorizada CASAL BOSS 50CC da década de 1980) e Francisco Nunes (restauro de uma "scooter" VESPA PK 50XL de 1994) que, além de notável trabalho prático, revelaram um nível bastante elevado durante a apresentação e defesa das suas PAP.
Todas as Provas foram concluídas com sucesso!
Os nossos Alunos estão de parabéns!
Com o objetivo de colmatar as necessidades do tecido empresarial e proporcionar oportunidades de formação diversificada, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, inaugurou uma nova formação na área da Higiene e Segurança no Trabalho. O curso de Técnico de Segurança no Trabalho visa formar profissionais capazes de desenvolver as atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais, de forma autónoma ou integrado numa equipa, aplicando os instrumentos, metodologias e técnicas específicas, tendo em vista a interiorização na empresa de uma verdadeira cultura de segurança e a salvaguarda da segurança e saúde dos trabalhadores, de acordo com a legislação e as normas em vigor.
No âmbito do Dia Mundial dos Rios, que se comemora no dia vinte e cinco de setembro, foi inaugurada uma exposição de homenagem ao Rio Tejo.
Esta exposição foi desenvolvida pelos alunos da turma B, do 2º ano na disciplina de Área de Integração e na área II do módulo três “A Identidade Regional”.
A exposição teve como elemento central um “aquário” em cartão com as espécies de peixes que fizeram e que fazem parte da fauna do Rio Tejo. Foram elaborados cartazes informativos sobre as caraterísticas, a alimentação e o habitat dos peixes do Rio Tejo. Os cartazes foram colocados numa rede de pesca. E não faltaram os seixos, a areia e as plantas.
Reconhecendo a importância do Rio Tejo para o concelho de Mação e para Portugal, a exposição veio alertar e consciencializar a comunidade escolar para a necessidade da preservação do mesmo.
Graça Dias
Foi inaugurada no dia vinte e sete de setembro a exposição intitulada “Mação, terra de tradições, sabores e encantos”, para comemorar o Dia Mundial do Turismo.
Nesta exposição estiveram patentes trabalhos, realizados pelos alunos da turma B do 2º ano, sobre os lugares encantados do Concelho de Mação. Na exposição, foram apresentados alguns produtos (mel, azeite, vinho, enchidos, queijos e frutos secos) que fazem parte da gastronomia do concelho. Tivemos uma mostra de instrumentos/objetos tradicionais associados às atividades económicas do nosso concelho! Como verdadeiros turistas, que somos, a exposição apresentou possíveis souvenires do concelho (globos de neve com imagens emblemáticas de cada uma das freguesias, feitos a partir de malgas, aquários de vidro e rolos de papel).
A exposição “Mação, Terra de tradições, sabores e encantos” procurou mostrar que o nosso concelho é um lugar a visitar.