EQAVET.AEVH

Newsletter - maio / 2022

RUMO AO FUTURO - CLUBE DE CIÊNCIA VIVA

Horizontes de Ciência

O Agrupamento candidatou-se à Rede de Clubes de Ciência Viva, tendo o seu projeto sido aprovado, face ao mérito e pertinência do Plano de Ação. Na candidatura foram considerados os seguintes aspetos:

- o aluno crítico, analítico, questionador, investigador mas também participativo;

- as parcerias estabelecidas/continuadas com o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, Câmara Municipal de Mação, O Instituto Terra e Memória (ITM), a Associação Amar Mação / Melbandos;

- a articulação com os projetos «Horizonte Solidário» e «Comunicar saberes»;

- as áreas temáticas: Ambiente, Biologia, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas, Físico- Química, Geografia, Matemática, Sustentabilidade.

O projeto estabelece uma fortíssima ligação do clube à cultural local.

Mação é tradicionalmente referido como a terra dos três A, por ter «Bons Ares», «Bons Azeites», «Boas Águas», por isso são temas igualmente a abordar numa metodologia «STEAM», valorizando também as dimensões criativa, artística e humanística.

As atividades planeadas desenvolver-se-ão ao longo dos próximos anos letivos.


A EQUIPA Clube de Ciência Viva

O CORAÇÃO FALOU MAIS ALTO!

José Saramago é um escritor que dispensa apresentações. A sua vasta OBRA e excecional talento literário são mundialmente considerados. A par destes reconhecimentos, da minha parte, professora Isabel André, existe uma valorização pessoal pela escrita do autor, desde que o conheci como escritor e, presencialmente, como um ser humano muito particular. Assim, no decorrer deste ano letivo, o meu coração falou muito alto e conduziu-me à ambição de partilhar com a comunidade educativa UM “Memorial do Convento”, visto pelos olhos dos alunos das turmas B e C do ano, dos Cursos Profissionais de Técnicos de Mecatrónica Automóvel, Cozinha/Pastelaria e Turismo.

A motivação intrínseca já estava enraizada desde o décimo ano, quando contactaram com a obra do autor, ao visualizarem, em contexto de sala de aula, o filme “Ensaio Sobre A Cegueira”, realizado a partir da obra deste homónimo. Refletiu-se sobre o respetivo tema, sem adivinharmos que, um mês depois, sofreríamos de uma pandemia (Covid-19) que em tudo se assemelhou ao que é narrado/apresentado na narrativa de José Saramago.

Chegados ao último ano dos respetivos cursos profissionais, e à medida que foi sendo lecionado o conteúdo, desafiei os discentes a recriarmos ao vivo o «nosso» MEMORIAL DO CONVENTO, de José Saramago. A minha proposta foi deveras muito bem aceite, pelo que, daí em diante, nunca mais paramos … fomos a Mafra, assistimos ao espetáculo representado pela companhia de teatro Éter, recriamos cenários, recolhemos vestuário, selecionamos imagens, textos e refeições próprias da época … criamos!

Chegou o momento!

Em maio apresentamos o nosso trabalho. Todos os espaços do Bloco B da nossa escola foram preenchidos com as diferentes linhas de ação da obra: um quadro vivo com a recriação dos espaços físicos, a presença das respetivas personagens caracterizadas à época, textos ilustrativos, expostos e lidos nos pertinentes lugares, bem como a audição das “Sonatas” do músico Domenico Scarlatti. Todos os visitantes tiveram oportunidade de responderem ao questionário elaborado, partindo da leitura do QRcode exposto no átrio inicial da visita; acabado o percurso, cada participante obteve a pontuação do respetivo desempenho.

Hoje, sentimos que contribuímos para o nosso enriquecimento pedagógico sobre a obra estudada, mas ficamos particularmente cientes que, cada um dos que viajou connosco, ficou sensibilizado com o trabalho exposto e motivado para o estudo da obra “Memorial do Convento”.

Neste ano em que comemoramos o centenário de José Saramago, aqui apresentamos o nosso tributo.

Obrigados, José Saramago!

Mação, maio de 2022

A professora de Português: Isabel Cristina André

Os alunos das turmas B e C do 12º Ano

EXPOSIÇÃO - MAÇÃO, TERRA DOS TRÊS A’s! E OUTRAS LETRAS!

Os alunos da turma B do 11º ano organizaram uma exposição, a partir da visita de estudo à Casa dos Sonhos, à Quintinha do Sarilho, ao Moinho da Fadagosa, ao Pego da Rainha e à Praia Fluvial do Carvoeiro, para mostrar à comunidade escolar que o nosso concelho é a Terra dos três A’s. Cartazes, em tamanho grande, realçaram algumas das belezas do nosso concelho. Um asado, duas bilhas ou cântaros, rodilhas, cochos e um aguadouro ilustraram os instrumentos/objetos tradicionais associados à água. Um capacho, duas candeias, uma almotolia e várias medidas de azeite mostraram os instrumentos/objetos tradicionais relacionados com o azeite. A exposição contou ainda com outros elementos. Um moinho de vento, um espanta-espíritos e vários morangueiros ajudaram a “mostrar” como foi interessante a nossa visita de estudo.

Graça Dias

PEQUENOS GRANDES RESULTADOS!

Os alunos do 2º ano dos Cursos Profissionais de Cozinha e Pastelaria e de Turismo desenvolveram, ao longo do ano letivo, um conjunto de atividades do âmbito do Plano de Turma. Realizámos várias visitas de estudo, nas quais aproveitámos para colocar em marcha o nosso plano de limpeza dos espaços, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento. Estivemos na Praia Fluvial da Ortiga e limpámos o local! Estivemos no Parque Arqueo Social “Andakatu” e limpámos o local! Estivemos no Parque de Merendas do Brejo e limpámos o local! Os nossos gestos foram fotografados, as fotografias foram colocadas em caixas de morangos, reutilizadas, que fizeram de molduras e foi elaborada uma exposição. Orgulhosamente, mostrámos os nossos pequenos gestos mas com enormes resultados à comunidade escolar!

Graça Dias