Os alunos de Estética e Cozinha (10⁰ D) visitaram o Arqueoparque.
Realizaram algumas atividades desde a utilização de pigmentos usados na pré história para revestimento do corpo e utilizaram os óculos de realidade virtual para visualizarem paisagens de Mação (fauna e flora).
Isabel Silva
Num tempo em que é evidente a urgência dos sinais de empatia, o nosso agrupamento (AEVH) participou na atividade Semana Ubuntu da Empatia, entre 21 e 25 de fevereiro de 2022.
Esta semana foi celebrada em Portugal, no Brasil e São Tomé e Príncipe, onde a Comunidade Ubuntu deu um sinal de esperança ao mundo, contagiando as suas comunidades para a verdadeira revolução da empatia, com mais de 700 atividades.
A nossa comunidade educativa, em articulação com equipa UBUNTU, dinamizou as “Portas da Empatia”, “Calendário/Passaporte da Empatia”, “Exposição de livros sobre a Empatia” (Biblioteca Escolar), “Dar asas à Empatia” para os 12º anos do ensino Regular e Ensino Profissional e a Biblioteca Humana, para o 12º ano do Ensino Profissional.
Estas atividades (Dar asas à empatia e Biblioteca Humana) deram a possibilidade aos nossos alunos, de ganhar inspiração hoje, para poderem espalhar a sua magia no amanhã.
O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte aposta, assim, num futuro com bases sólidas levando os nossos alunos a sentir e refletir o eco das suas ações, para que possam um dia mais tarde inspirar também as gerações futuras.
Ubuntu - “Eu sou porque nós somos”
Eva Patrício
Key Action 1 project in Vocational Education and Training
O Agrupamento submeteu, no passado dia 23 de fevereiro, uma candidatura a um projeto Erasmus+.
O projeto contempla uma visita a Espanha (não estão definidos ainda os locais a visitar) e uma visita de alunos e professores espanhóis ao nosso Agrupamento.
A frequência deste projeto Erasmus permitirá, a quem dele usufrua, vivenciar uma experiência internacional, proporcionado vivências enriquecedoras e diversificadas no seio de uma organização estrangeira.
Este intercâmbio potenciará ainda o desenvolvimento de competências técnicas inovadoras, bem como um maior domínio linguístico e intercultural. Será ainda possível, ao nível das práticas pedagógicas, estimular a reciprocidade de metodologias, valores e tradições, procurando dar continuidade a um ensino de excelência num ambiente motivador, criativo e cultural.
Equipa Erasmus+
No âmbito da área II – O Espaço Nacional - do módulo I da disciplina de Área de Integração, os alunos do primeiro ano dos cursos profissionais (10º C e 10º D) construíram mapas de Portugal. A partir de um mapa, os alunos foram colocando informações. Identificaram as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores e desenharam as respetivas bandeiras. Também a bandeira de Portugal foi desenhada e os símbolos que fazem parte de todas as bandeiras, explicados. Foram identificadas as capitais e coloridos os distritos. No mapa, os alunos assinalaram o relevo, os rios e os aeroportos e os portos marítimos. Os alunos desenharam, no Oceano Atlântico, exemplos dos peixes para salientar a importância do mar para Portugal. Mapas todos diferentes mas todos igualmente interessantes. Os trabalhos foram expostos nas respetivas salas de aula. De lápis colorido ou de caneta de feltro, fomos aprendendo como o nosso país é o mais bonito do Mundo!
Graça Dias
O dia 17 de fevereiro teve um amanhecer diferente para nós, alunos das turmas B e C do 12º Ano, respetivamente dos cursos profissionais de técnico de Cozinha/Pastelaria, Mecatrónica Automóvel e Turismo do Agrupamento «Verde Horizonte» de Mação. Pelas 8.30h rumamos em direção à vila de Mafra, movidos pelo interesse comum de visitarmos o Palácio Nacional e para assistirmos ao espetáculo teatral “Memorial do Convento”, representado pela companhia de teatro Éter.
Uma vez acomodados na sala de espetáculo do Convento de Mafra, fomos transportados para o universo ficcional de José Saramago, onde os atores, respetivos adereços, efeitos de sonoplastia, cenografia, entre outros, deslumbraram todos os presentes, ao ponto de parecer que também fazíamos parte deste grande voo.
No período da tarde, fomos guiados, durante cerca de duas horas, pelo grandioso espaço do Palácio Nacional que D. João V prometeu, mas tornado realidade pelos fortes homens portugueses. Com a objetiva sempre centrada na obra de José Saramago, foi-nos sendo explicado cada pormenor do monumento, todos eles extraordinariamente surpreendentes.
De regresso a Mação, trouxemos connosco a boa disposição que nos caracteriza, os professores responsáveis pela visita, Isabel André, Eva Patrício, Maria João Almeida e João Castanho, todos nós recheados de mais e melhor conhecimento cultural, histórico, literário, artístico.
Isabel Cristina André
Pelas nove horas e trinta minutos do dia vinte e sete de janeiro, a turma B do décimo primeiro ano iniciou a visita de estudo ao Núcleo Museológico da Ortiga e à Rota das Pesqueiras. No Núcleo Museológico da Ortiga fomos recebidos pela Dr.ª Anabela Borralheiro. O espaço foi-nos apresentado e explicado! Lugar agradável, simpático e a transbordar de memórias! As memórias do nosso passado para nunca esquecer quem somos! A história da Ortiga escreve-se nas e com as águas do Rio Tejo e nós fomos até à Praia Fluvial. Como o nosso plano de turma envolve a educação ambiental, munidos de luvas e de sacos do lixo, aproveitámos o tempo para limpar as margens do rio. Latas de coca-cola, caricas, embalagens de plástico, restos de redes de pesca, garrafas de cerveja, alguidares ou tabuleiros de plásticos foram colocados no seu devido lugar. Depois de uma tarefa tão nobre, foi hora de um picnic organizado pelos Chefes Bárbara António, Raquel Rosa e Luís Tiago e pelos alunos do curso técnico profissional de cozinha. De baterias carregadas, fomos conhecer os Passadiços da Ortiga e a Rota das Pesqueiras! De paisagens deslumbrantes e de recantos misteriosos fizemos todo o passeio ao som das águas do Rio Tejo! Espaço idílico e a visitar!
Graça Dias
Os alunos da turma B do 11º ano, do Curso Profissional de Turismo e do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, realizaram uma exposição de fotografias a partir da visita de estudo ao Núcleo Museológico e aos Passadiços de Ortiga.
Um Picareto, uma marmita ou outros objetos que, um dia, foram utilizados pelas gentes de Ortiga chamaram a nossa atenção. Também as águas do Rio Tejo nos encantaram! Pedras, árvores, lagoas e recantos e troços dos passadiços ficaram presos nas nossas câmaras fotográficas. Da nossa janela aberta, fotografámos a Ortiga e os seus encantos!
Graça Dias
"Este foi o momento para vocês se superarem... Nada mais importa além das vossas conquistas pessoais e das vitórias interiores. São essas as glórias que aumentam a vossa autoconfiança e, consequentemente, trazem paz e serenidade à vossa forma de ser e viver..."
Rafaela e Soykan, nós estamos de coração cheio pelo exemplo, motivação, esforço e dedicação que tanto caracteriza o carácter dos alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte - Mação
Para o ano lá estaremos novamente, para superar mais desafios.
Ao n/ Agrupamento, agradecer o apoio, mas principalmente agradecer as asas que nos dão para voar... Bem haja a todos.
Bárbara Conceição
No dia 24 de fevereiro, a turma do 10º D que reagrupa o Curso profissional de Massagem de Estética e Bem-estar e o Curso profissional de Cozinha (Curso Profissional de Restauração e Hotelaria - AEVH) participaram numa experiência sensorial e laboral no Your Hotel & Spa de Alcobaça. Os alunos puderam realizar várias tarefas nas suas respetivas áreas profissionais. Parabéns a todos.
Isabel Silva
"O maior presente que podemos dar aos nossos, é o conhecimento e a valorização das nossas origens e tradições".
Teve lugar na Ortiga, a cerimónia de inauguração da Rota das Pesqueiras e das Lagoas do Tejo, com uns fantásticos passadiços que dão, a quem os percorre, uma nova realidade, a da proximidade à zona ribeirinha entre o Bairro dos Pescadores e o Miradouro da Boavista.
Descerrada a placa inaugural pelo Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, e pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, em que estiveram outras entidades representadas, seguiu-se um passeio pelas paisagens do Tejo que terminou no n/ Agrupamento de Escolas Verde Horizonte - Mação para um almoço com sabores da tradição de Mação.
Bárbara Artur