Todos os alunos que frequentam os cursos do Ensino Profissional aguardam com muita expetativa este momento, tão importante e significativo nas suas vidas. Para muitos, constitui a sua primeira verdadeira ligação ao «Mundo do Trabalho».
Este ano, em função da complicada situação epidemiológica que o país atravessa e, atendendo ao confinamento imposto, foi necessário que todo este processo se reinventasse. E toda a comunidade educativa o fez, com sucesso!
A FCT dos cursos profissionais de cozinha/pastelaria, normalmente realizada em locais reais de trabalho como Unidades Hoteleiras de renome ou restaurantes conceituados, foi posta em prática pelos Diretores de Curso dos 11º e 12º anos através do Ensino a Distância e do Ensino Presencial, fazendo os formandos trabalho mais teórico no primeiro e aplicando depois esses conhecimentos durante o segundo.
Tudo foi organizado para que o enriquecimento técnico e tecnológico, assim como a aplicação prática de conhecimentos por parte dos formandos não ficassem comprometidos e conseguissem desenvolver as competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho dos diferentes cursos.
Com a vivência real do funcionamento na organização, a experiência foi de elevada importância para uma mais fácil adaptação do/a formando/a ao mercado de trabalho, mesmo que em condições mais contraditórias.
Também a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) realizada pelos alunos dos Cursos Profissionais de Mecatrónica Automóvel, realizado entre os meses de maio e junho, terminou com a aprovação de todos os alunos e realização de diversos trabalhos teórico-práticos na área da mecatrónica, dos quais se destacam dois dispensadores de álcool em gel, um com pedal e outro automático.
Os alunos do Curso Profissional de Esteticista conseguiram realizar as tarefas demonstrando autonomia e muita motivação, respeitando todas as normas de segurança e higiene.
De uma maneira geral, e por se tratar do segundo ano letivo, o balanço torna-se bastante positivo, pois os alunos conseguiram ultrapassar os seus receios e desempenharam as tarefas de forma natural. No próximo ano letivo, os conteúdos serão assim reforçados, de forma a que os alunos adquiram as competências previstas no seu referencial de Educação e Formação e as Aprendizagens essenciais não sejam comprometidas!
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) constitui um projeto realizado ao longo do terceiro ano do curso, em que os alunos, depois de realizado o trabalho de investigação, executam a produção, restauro ou modificação de um equipamento da sua área de formação.
No presente ano letivo, fruto da situação de pandemia, foram acompanhados pelo diretor de curso e apresentadas «in loco», cumprindo todas as normas de higiene e segurança que o momento atual impõe. Estiveram presentes, além do diretor de curso, a diretora de turma, um professor acompanhante e um representante de associações empresariais e setores de atividade afins ao curso.
Todos os formandos concluíram com aproveitamento mais esta etapa da sua formação deixando toda a equipa envolvida no processo muito orgulhosa do trabalho por eles desenvolvido e ansiosos por saberem das vitórias que, com toda a certeza, farão parte do futuro destes fantásticos profissionais.