O Curso Profissional de Cozinha / Pastelaria esteve presente na tomada de posse de José António Almeida enquanto Diretor do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Mação.
Em formato ligeiramente diferente do habitual, num jantar volante, foram dignificados e servidos produtos locais degustados em confeções tais como Arroz cremoso de Chave Dourada e enchidos de Mação e num Cheesecake de queijo de cabra de Mação com mousse de medronho e suspiro de poejo.
Em tempos tão adversos, cumprindo todas as regras de segurança e higiene, os nossos alunos continuam a contribuir com a sua entrega total, dinamismo e crescimento pessoal.
Os desafios vão continuar e a vontade de os superar também!
Curso Profissional de Cozinha / Pastelaria
" HOJE SEPARADOS, ESTAMOS MAIS PERTO DO QUE NUNCA"
"HOJE SEPARADOS, ESTAMOS MAIS PERTO DO QUE NUNCA" - Os alunos dos Curso Profissionais Técnico de Turismo, Restauração e Estética, do AEVH de Mação uniram-se num projeto conjunto e, numa parceria com a Câmara Municipal de Mação e a GNR de Mação, quiseram, na mais bela expressão do SABER SER, da CIDADANIA, e do AMOR AO PRÓXIMO INCONDICIONAL, deixar a Sua marca em época de pandemia, a alguns dos Idosos não institucionalizados de Mação.
Simbolicamente, levámos até eles um pequeno mimo para os lembrar que para nós o mais importante neste momento, em que o Natal, provavelmente sem família por perto, se avizinha, o que nos move são valores supremos de solidariedade e partilha.
Cursos Profissionais de Técnico de Restauração, Turismo e Estética
O final do primeiro período compreendeu diferentes tarefas práticas relacionadas com as disciplinas lecionadas. No entanto, devido à época festiva que coincide com este momento do calendário letivo, o destaque vai para o contributo que os alunos do curso de Mecatrónica Automóvel deram, em conjunto com os restantes cursos profissionais (Cozinha, Estética e Turismo) no desenvolvimento, produção e montagem da Árvore da Natal que decorou o átrio da escola. Com o objetivo de representar uma pilha de presentes, a Árvore de Natal foi constituída por cubos de aço de diferentes tamanhos, empilhados e decorados com elementos representativos dos diferentes cursos profissionais. No topo da pilha de presentes destacava-se um coração.
Cursos Profissionais de Cozinha, Estética, Turismo e Mecatrónica Automóvel
O Agrupamento recebeu, no mês de novembro de 2020, dois peritos, oriundos do Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Superior de Línguas, também de Santarém, que vieram aferir da conformidade dos processos dinamizados no âmbito da Educação e Formação Profissionais, em alinhamento com o Quadro EQAVET.
Este processo de certificação iniciou-se no dia 02 de setembro de 2019, com a constituição da Equipa.
Vale a pena refletir um pouco sobre este processo, o que é e para que serve. O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissionais no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade dos trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida!
O EQAVET é um instrumento a adotar, de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa e relatórios de progresso.
A equipa do projeto desenvolveu um estudo sobre os ciclos formativos 2014/2017 e 2015/2018 quanto ao grau de sucesso, taxas de empregabilidade, prosseguimento de estudos, grau de satisfação das entidades empregadoras, tendo produzido os documentos em conformidade. Na verdade, é necessário referir que os ciclos em causa não foram os de maior sucesso no que a esta formação respeita. Os motivos estão identificados e, certamente, explicam estes resultados. Cumpre-me, no entanto, salientar que o ciclo 2017/2020, apresenta resultados bastante mais interessantes relativamente ao sucesso, dado que, apenas um aluno não concluiu o curso. Um inquérito realizado a estes jovens diplomados revela que prosseguiram estudos na sua área de formação ou que se encontram a trabalhar, também em áreas afins ao curso que frequentaram. Esta situação do nosso Agrupamento, felizmente, contraria uma notícia publicada no jornal: «Público» sobre os «Jovens nem nem», isto é, estudantes do ensino profissional, que concluídos os seus cursos não estudam nem trabalham!
A ANQEP, no seu Relatório Final, atribuiu nível avançado nos seis indicadores em análise, o que é excelente e muito raro! Ao Agrupamento foi atribuída a certificação por um período de três anos!
A Equipa EQAVET
Mação, surge nos Roteiros do Turismo Centro de Portugal, apenas como uma pequena referência. Numa entrevista com o Presidente da Câmara Municipal de Mação, um dos stakeholders, com quem o Curso Profissional Técnico de Turismo (2019/2022) tem parceria, foi proposto pelo Sr. Presidente aos alunos, a atualização de todos os dados referentes ao Turismo no Concelho de Mação, e o envio das mesmas para o Turismo de Portugal. Ficou o compromisso dos futuros técnicos de turismo do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de realizarem esta missão e, com ela, Mação é e será "Um Destino Turístico por Desvendar, uma Visita para Recordar, um Sítio para Voltar".
Ana Lúcia Pina
O Curso Profissional Técnico de Turismo (2019/2022), conseguiu estabelecer, mais uma parceria, desta vez com o Parque Arqueosocial do Andakatu, e o Museu de Arte Pré Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, estando, na organização de Workshops, com o Dr. Pedro Cura, possibilitando aos participantes, campos de experimentação de tecnologias pré-históricas e saberes tradicionais, onde “podem vivenciar processos produtivos do passado, nomeadamente ligados à agricultura, criação de gado, fabrico de utensílios e construção de diversas estruturas”.
Ana Lúcia Pina
No mês de fevereiro foi concluída, pelos alunos de Mecatrónica Automóvel, uma montagem didática que simula o funcionamento de um sensor de estacionamento baseado em ultrassons.
Este projeto consistiu no estudo, montagem, programação e teste de um sensor de ultrassons. Foram abordados temas em diferentes áreas desde a programação, impressão 3D, física, tecnologia e línguas, através da tradução de vários textos técnicos para Inglês e Espanhol em articulação com as docentes destas disciplinas. Deste modo, os alunos puderam, não só, adquirir os conhecimentos necessários sobre o funcionamento de um sensor de estacionamento, como também apreender e explorar o vocabulário das disciplinas técnicas em cada uma das línguas estrangeiras estudadas.
Por último, foi construído um documento sintetizador das aprendizagens postas em prática, utilizando um modelo "CANVA".
Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel