No ano letivo de 2019-2020, os alunos das turmas do 10º B e do 11º B do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria planificaram, recolheram materiais e construíram, na disciplina de Psicologia A, várias maquetas ilustrativas do trabalho de importantes experiências/estudos/pesquisas para a história da Psicologia, Atividade/exposição que seria apresentada nos dias da Escola Aberta. As maquetas referentes a Pavlov, a Skinner e a Thorndike foram construídas pelos alunos do 10º B e as maquetas referentes a Asch, Milgran, Gardner e às emoções universais foram construídas pelos alunos do 11º B. As restantes maquetas (13) foram preparadas pelas alunas do 12º A na disciplina de Psicologia B , também inscritas no ano letivo de 2019-2020. Mas a situação pandémica obrigou a adiar a exposição. No presente ano letivo, foi possível apresentar à comunidade escolar tão interessante trabalho revelador de uma perfeita colaboração entre alunos. Também participaram os alunos do 12º A, inscritos no ano letivo de 2021-2022 na disciplina de Psicologia B, com a elaboração de pósteres informativos sobre todas as maquetas.
Graça Dias
No âmbito do Dia Mundial do Turismo, o Curso Profissional técnico de Turismo, assinalou a semana com várias atividades. Uma exposição "Cheiros e Sabores da Nossa Terra", com produtos endógenos, patente na escola sede. Visitas de estudo a locais turísticos de Mação e duas palestras. A primeira com Daniela Ricardo e o Luís Baião da Zen Family , que nas suas conversas sobre o tema " Viagem Maior ", nos deixaram partilhar um pouco das suas experiências pelo Mundo, Portugal e Mação, levaram uma plateia de alunos a vibrar e descobrir que o importante e o único limite que temos, são os nossos sonhos.
A outra palestra com Leonel Mourato, das Rotas de Mação que, de uma forma muito prática, ensinou a todos como serem caminhantes e percorrerem as magníficas paisagens que nos rodeiam em segurança.
Parabéns aos alunos e professores. Passa também por aqui, a formação dos nossos jovens, o futuro do Concelho de Mação.
Ana Pina
Como alunos de um curso profissional, foi-nos proposta esta reflexão no âmbito do módulo oito de Inglês, “O mundo do trabalho”. Concluímos que, como tudo em geral, este ensino reúne prós e contras.
Na nossa opinião, ao escolhermos um curso profissional, iremos encontrar vários aspetos positivos, como o facto de termos refeições, transportes e material escolar financiado, bem como estágios profissionais, que constituem uma mais-valia para o nosso currículo. De destacar ainda que temos programas mais curtos nas diferentes disciplinas do currículo e temos a oportunidade de vivenciar, de forma real, o contexto profissional na área que escolhemos, pelo que sabemos pôr em prática o que aprendemos ao longo destes três anos do curso, estando, deste modo, mais preparados para ingressar no mercado de trabalho.
Assim, podemos afirmar que a componente prática do curso o destaca do ensino regular, permitindo, num futuro muito próximo, manter a atividade desenvolvida no estágio ou estabelecer contactos com empresas que nos podem abrir portas importantes.
Contudo, caso a opção não seja já o mercado de trabalho, temos a possibilidade de realizar exames nacionais e ingressar na universidade como os nossos colegas do ensino regular.
Porém, também existem determinadas desvantagens. O nosso horário é extremamente longo, ocupando toda a mancha disponível, o que nos impede de ter tempo livre durante a semana e as disciplinas teóricas abordam, muitas vezes, temas demasiado vagos ou distantes das nossas áreas, o que constitui uma fonte de desmotivação adicional para muitos alunos já com pouca motivação. Os serviços no âmbito da área vocacional também nos ocupam bastante tempo e, no final do terceiro ano, a Prova de aptidão Profissional constitui um desafio para a maioria de nós.
Para concluir, podemos referir que os prós são bastante mais significativos do que os contras, pelo que recomendamos que se inscrevam num curso profissional sem dar ouvidos a quem diz que este tipo de ensino se destina a quem não tem objetivos ou talento profissional.
Matilde Saramago e Raquel Matos
Alunas do Curso Profissional de Turismo
2019-2022
Celebrar a Vida! Celebrar a Amizade! Viver em Harmonia!
Os alunos do Curso de Cozinha-Pastelaria, em estreita colaboração com os alunos do Curso de Turismo, prepararam e serviram um maravilhoso Jantar de encerramento do Ano Letivo.
Este evento constituiu um momento importantíssimo na vida do Agrupamento.
A noite encheu-se de brilho, de sorrisos, de conversas animadas e descontraídas.
Uma vez mais, foi visível a felicidade e orgulho que cada um sentia por ter o privilégio de pertencer a esta grande família do Agrupamento Verde Horizonte!
Rufina Costa
No decorrer deste ano letivo, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte viu, uma vez mais, um projeto de internacionalização Erasmus+ ser aprovado. Desta vez, o projeto tem como público-alvo alunos de diferentes anos de dois cursos profissionais: técnicos de Cozinha/ Pastelaria e Mecatrónica Automóvel, áreas que se articulam de forma inovadora.
O projeto em questão visa levar os alunos “Em busca de Novos Horizontes” e tem como finalidade criar condições para dar continuidade a um ensino de excelência, com profissionais qualificados e alunos empenhados. Pretende, ainda, partilhar novas metodologias, valores e tradições, promovendo uma melhor qualificação profissional, desenvolvendo competências científicas, profissionais e linguísticas dos participantes e dando-lhes a oportunidade de desfrutar de novas situações de aprendizagem. Por fim, tem como intenção potenciar vivências enriquecedoras num ambiente estimulante, criativo e multicultural, através da colaboração com entidades que, tal como nós, respeitem os objetivos deste programa: Inclusão e diversidade, transformação digital, ambiente, clima e sustentabilidade e participação na vida democrática.
Para mais informações, estejam atentos às próximas publicações e informações. Comecem a sonhar e continuem a trabalhar para que o vosso nome esteja entre os que embarcarão nesta nova aventura em terras espanholas.
Equipa Erasmus+ VET
Espanha à vista
No passado dia 13 de outubro, os alunos dos cursos Técnico de Mecatrónica Automóvel e Técnico de Segurança no Trabalho visitaram o Portugal Air Summit 2022 no aeródromo de Ponte de Sôr. Foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos ao nível de equipamentos e procedimentos de segurança no setor aeronáutico, ao nível das técnicas e tecnologias de ponta de fabricação e manutenção, desenvolver contacto com empresas e profissionais do ramo, conhecer as mais recentes tecnologias utilizadas e contactar com uma parte da história da aviação.
Nos passados dias 10 e 14 de outubro os alunos dos Curso Profissional Técnico de Desporto participaram, ativamente, na organização de duas atividades do programa Erasmus+, que contou com a visita a Mação de representações de escolas de Espanha, Eslovénia e Alemanha.
As atividades consistiram na organização de um peddy-paper por Mação que teve o objetivo de dar a conhecer os sítios marcantes da vila às equipas internacionais formadas no dia 10 de outubro. Já no dia 14 de outubro, os alunos do Curso de Desporto organizaram, juntamente com o agrupamento de Educação Física da escola, atividades desportivas (Futebol de Praia, Voleibol de Praia, Canoagem e Paddle Surf) na Praia Fluvial da Ortiga.
Estas atividades inseriram-se na terceira mobilidade de um projeto chamado "H.E.L.P. - Help the Environment Love the Planet" que faz parte do programa Erasmus+.
David Facucho
No passado dia 20 de outubro de 2022, comemorou-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying e o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação não ficou indiferente a este tema. Sendo uma instituição pouco marcada por algum tipo de acontecimento que diga respeito a esta matéria, nunca é demais relembrá-la, para que a boa conduta continue a ser mantida e para que juntos continuemos a fazer jus ao selo que nos foi atribuído, “Escola Sem Bullying”.
Desde o início do ano letivo 2022/2023 que se começou a projetar como se iria assinalar este dia tão importante. Clube Artes de Palco, Artista Residente, Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e Curso Profissional de Animação Sociocultural pensaram, criaram e realizaram juntamente com os alunos algumas atividades que, certamente,fizeram todo o Agrupamento refletir acerca da temática do dia.
Artista Residente e Clube Artes de Palco