Decorridos três meses desde o início deste ano letivo 2021-22, tantas coisas maravilhosas realizadas!
É certo, continuamos ainda muito condicionados por esta pandemia que, mutação após mutação , teima em não nos deixar...no entanto, no nosso Agrupamento não deixámos de sonhar e fazemo-lo através da concretização de .... tantas, tantas atividades!
Os nossos alunos inovam, desenvolvem projetos, experimentam, concretizam e sempre, sempre, em articulação!
Neste Natal, desejamos que cada um sinta o carinho, o abraço, a cumplicidade, junto daqueles que ama! Que a resiliência, o altruísmo e capacidade de superação estejam sempre envoltos num admirável espírito solidário!
Boas Festas e Feliz Ano Novo!
Entre 7 e 13 de novembro viajei com toda a equipa portuguesa do Projeto Erasmus+ H.E.L.P. (Help the Environment, Love the Planet) para a primeira mobilidade no âmbito deste projeto financiado pela Agência Erasmus+ Educação e Formação.
Apesar de este projeto não ser direcionado para alunos dos Cursos Profissionais, tive a maravilhosa oportunidade de o integrar. Traçando uma relação com o curso que estou a seguir, o Curso Profissional Técnico de Turismo, a viagem veio enriquecer e colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo dos dois primeiros anos, na componente técnica. Com esta mobilidade tive a noção da organização de uma viagem para um número elevado de pessoas, em particular com alunos menores de idade, e ainda do quão difícil é a gestão do tempo para visitar um destino tendo em conta horário escolar dos alunos, entre outras restrições existentes durante este ano pandémico de 2021.
Para além da componente já referida, foi possível colocar em prática a aprendizagem de outras línguas, nomeadamente o espanhol e o inglês, através da comunicação com os nossos parceiros de Espanha, Alemanha e Eslovénia.
Assim, considero que esta experiência foi importante para o desenvolvimento das minhas aprendizagens e aconselho todos os que estão nesta área do turismo a integrar este tipo de projetos que, sem dúvida, vão enriquecer-vos e contribuir para o vosso futuro tal como sinto o mesmo em relação a mim.
Agradeço aos professores que organizaram a viagem e nos acompanharam, Ana Sofia Pereira, Helena Antunes e David Facucho, por nos apoiarem de forma incondicional e tudo fazerem para que a primeira viagem deste projeto fosse inesquecível!
Diana Tavares
"Cada evento nas nossas vidas, constitui partes de um grande plano! Para um grande destino!"
Bem haja a todos os que contribuíram para que a Caminhada noturna de Outono - Rota da Matriz e Capelas organizada pela ROTAS DE MAÇÃO® fosse um momento tão agradável e simpático.
Às nossas alunas do Curso Profissional Técnico de Turismo AEVH, obrigada pelo empenho e pela forma como desempenharam, tão bem, o seu papel de guias.
Aos nossos alunos do Curso Profissional de Restauração e Hotelaria - AEVH obrigada pela forma como aqueceram o coração a todos pela degustação proporcionada.
O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação, trouxe ao Festival Nacional de Gastronomia a demonstração gastronómica “Do rio à terra, e da terra ao rio”.
Numa homenagem aos sabores da carta gastronómica de Mação, os alunos confecionaram lúcio-perca com salada de almeirão e um tiramisu com produtos locais.
VISITA DE ESTUDO À SEGUREX 21
No passado dia 18 de novembro, os alunos do 1º e 3º anos do curso de Mecatrónica Automóvel e do 1º ano de Segurança no Trabalho visitaram a exposição Segurex 21 - Salão Internacional da Proteção, Segurança e Defesa que decorreu na FIL. Esta atividade teve como objetivo promover a formação e atualização científica e pedagógica permanente de todos os agentes educativos da escola e também promover a inovação e a promoção das boas práticas, no sentido da melhoria das aprendizagens.
Foi ainda uma forma de proporcionar, aos alunos, oportunidades de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, que permitem contribuir para o seu desenvolvimento social e profissional.
Isabel Gaia
O Parque Arqueossocial Andakatu dinamiza um conjunto de atividades para alunos a partir dos 5 anos de idade, pretendendo dar a conhecer, de forma prática, alguns aspetos da vida diária das comunidades pré-históricas.
A partir de hoje, podem já agendar a visita/ atividade em que pretendem participar com os vossos alunos.
Todas a informação está disponível na Área Reservada do site do Agrupamento:
https://sites.google.com/verdehorizonte.net/reservado
Um trabalho realizado pelo Curso Profissional Técnico de Turismo 12° ano, orientado pelas professoras Ana Lúcia Pina e Bárbara Vieira, em parceria com o responsável pelo Parque, Dr. Pedro Cura.
Ana Pina
No dia 7 de dezembro, os alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico(a) de Turismo e do Curso Profissional de Cozinha-Pastelaria realizaram uma visita de estudo a Santarém e Alpiarça.
Acompanhados pelas Professoras Ana Margarida Lima, Marisa Fragoso e pelo Professor Luís Tiago Ferreira, os alunos puderam colocar em prática alguns dos conteúdos lecionados durante as aulas ao apresentarem para os colegas e professores espaços histórico-culturais do centro histórico de Santarém. Tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer e degustar algumas iguarias gastronómicas da região.
Da parte da tarde realizaram a visita à Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça, na qual puderam apreciar várias obras de arte, pintura e escultura e colocar questões sobre a intensa vida e obra de José Relvas, o ilustre político que proclamou a República nos Paços do Concelho, em Lisboa, no dia 5 de outubro de 1910. A visita terminou junto à Barragem dos Patudos.
Marisa Fragoso
No dia dez de dezembro comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os alunos do Curso de Cozinha-Pastelaria, do 10º D, 11º B e 12º B, fizeram questão de assinalar esta data pela sua importância na salutar regulação das relações sociais e humanas.
Os alunos e os professores da disciplina de Serviço de Cozinha e Pastelaria confecionaram beijinhos de açúcar que foram oferecidos, no refeitório, aos alunos da nossa escola. Mais de seiscentos beijinhos de açúcar coloridos simbolizaram o direito ao carinho! Quem confecionou os beijinhos e quem os entregou sentiu-se muito satisfeito com este ato de cidadania. Quem recebeu o “seu beijinho” de açúcar sentiu-se docemente feliz!
Que fosse possível entregar um beijinho de açúcar a todas as crianças do Mundo!
Graça Dias
Caminhando pelos corredores da nossa escola podemos sentir o cheirinho maravilhoso a NATAL.
As portas enfeitadas com tanto carinho e dedicação pelos nossos alunos, transformam-na numa galeria de arte que vale a pena visitar. Obrigado a todos os que dedicaram um bocadinho do seu tempo na execução destas fantásticas "Portas de Natal".