Vol. 9 • N º 2 • 2 0 2 5
CECOL/USP RECUPERA DOCUMENTO
FINAL DO 1º ENATESPO, REALIZADO EM 1984
Nesta edição do Boletim da Rede Vigifluor, publicamos um documento de grande valor histórico para as políticas públicas de saúde bucal no Brasil, o Documento Final do 1º Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico, o Enatespo, realizado há 41 anos em Goiânia, GO, de 5 a 8 de dezembro de 1984. O item 5 se refere à fluoretação da água.
Inicialmente, os organizadores pretendiam reunir apenas dirigentes de instituições oficiais envolvidas com programas públicos de odontologia, como a Fundação SESP, o Inamps e representantes de secretarias estaduais de saúde e educação, que à época mantinham programas odontológicos que tinham como população-alvo gestantes e grupos específicos de pacientes crônicos, como tuberculosos, diabéticos, hipertensos e hansenianos, dentre outros, e os programas conhecidos como de “odontologia escolar”. Mas a divulgação do evento, logo após a realização de eleições diretas para os governos estaduais, realizadas em 1982 – as primeiras após a suspensão das eleições diretas em 1965 –, atraiu para o evento de Goiânia muitos profissionais de saúde pública com interesses nos rumos da odontologia no setor público.
Segundo o professor Paulo Capel Narvai, coordenador-adjunto do CECOL/USP e participante daquele evento, como coordenador estadual de saúde bucal de SP, além das representações do Inamps e Ministério da Saúde (MS), lá estavam representantes de 12 secretarias estaduais de saúde, 2 sindicatos de odontologistas, 4 representantes de secretarias municipais de saúde, 2 representantes de Conselhos de Odontologia, 1 centro acadêmico e 5 representantes de faculdades de odontologia.
O evento foi um enorme sucesso e, embora não estivesse prevista a sua continuidade, no encerramento foi decido realizar o 2º Enatespo em Curitiba, PR, o que ocorreu de 5 a 7 de dezembro de 1985. Uma “Nota sobre a Política de Saúde na Nova República”, assinada por Vitor Gomes Pinto (MS), Adriano Freire (ABO) e Swedenberger Barbosa (Sindicado dos Odontologistas do DF), com base no Documento Final do 1º Enatespo, foi encaminhada em 14 de dezembro de 1984 ao candidato Tancredo Neves. Eleito em 15 de janeiro, Tancredo faleceria, sem tomar posse na Presidência da República, em 21 de abril de 1985.
Nova Friburgo, localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, conhecida como a “Suíça brasileira”, sediará a 24ª edição do Enatespo. O evento programado para o período de 31 de julho a 2 de agosto de 2025, será realizado pela Prefeitura do Município de Nova Friburgo em parceria com a Universidade Federal Fluminense sob a promoção da Abrasbuco – Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva e de outras entidades que integram e apoiam a comissão organizadora do evento.
Mais informações estão disponíveis no site do Enatespo-2025, em: https://eventos.congresse.me/xxiv_enatespo