Gestão das 

Capacitações

De acordo com a Resolução CNJ n.º 309/2020, artigos 69 a 72, objetivando desenvolver as competências técnicas e gerenciais compatíveis à formação de auditor, deve ser elaborado Plano Anual de Capacitação de Auditoria (PAC-Aud) baseado nas lacunas de conhecimento identificadas (sendo recomendadas, no mínimo, 40 horas de capacitação por auditor), a partir dos temas das auditorias previstas no PAA, preferencialmente, por meio do mapeamento de competências. Os eventos de formação e aperfeiçoamento de auditores deverão ser ministrados, preferencialmente, por instituições de reconhecimento internacional, escolas de governo ou instituições especializadas em áreas de interesse da auditoria. O PAC-Aud também deve contemplar cursos de formação básica de auditores para servidores recém-ingressos.

O mesmo normativo do CNJ também estabelece, em seu art. 73, o dever de cada auditor disseminar, internamente, os conhecimentos adquiridos em ações de treinamento.

Periodicamente, em reuniões gerenciais da AUDI, dá-se o acompanhamento da execução dos eventos educacionais programados para o exercício. Acompanhe a situação abaixo.

Ao final de novembro/2022, foi encaminhada proposta do PAC-Aud 2023, cujos eventos educacionais com custo para o Tribunal passaram a integrar a estratégia de capacitação e desenvolvimento do Tribunal.  Veja abaixo.

Plano Anual de Capacitação da Auditoria Interna 2021-2022

A proposta de PAC-Aud para 2021-2022, aprovada pela Presidência, em 07.06.2021, por meio do PAE n.º 4065/2021, contemplou ações educacionais destinadas a suprir lacunas de conhecimento identificadas, levando-se em consideração os objetos de auditoria definidos para cada exercício e a necessidade de formação básica de servidores recém-ingressos na área. Para identificação e previsão de suprimento de gaps de conhecimento, foram observadas as áreas temáticas de competências técnicas e gerenciais indicadas pela Secretaria de Auditoria Interna do CNJ, bem como as ações educativas previstas no Plano Anual de Capacitação e Desenvolvimento do Tribunal (PACD) e nos Planos de Atividades da Auditoria Interna (PAA 2021 e 2022).

Em 03.12.2021, foi encaminhada à Presidência nova versão do PAC-Aud 2021-2022 (proposta), com as devidas atualizações, conforme a seguir:


Acompanhamento PAC-Aud 2021-2022