04 Compton Pinheiro: Diagnóstico preliminar ... ensino médio

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DOS QUESTIONÁRIOS SOCIOECONÔMICOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Maria Ágatha Compton Pinheiro[1]

RESUMO

Buscando o distanciamento de antigas práticas pedagógicas, onde o tradicionalismo colocava o aluno em posição de um mero ouvinte, que apenas reproduzia informações sem entender sua aplicação, procurei desenvolver o método na investigação temática freiriana (FREIRE, 1987), cuja primeira etapa consiste na investigação preliminar da realidade, de onde poderão emergir os temas geradores a serem adotados posteriormente. A partir das minhas observações e coleta de dados, tanto documentais como envolvendo a pesquisa empírica, tendo como referências outros trabalhos dentro da educação em biologia e do método de investigação temática de Paulo Freire, foi desenvolvido um questionário socioeconômico com 19 questões sendo seis abertas e treze fechadas, onde algumas fazem referência direta a biologia, em busca de verificar o relacionamento e a visão dos alunos sobre a disciplina na sua escola e outras buscam desvendar sua realidade social. O questionário foi aplicado para 100 alunos do 2° ano do ensino médio do turno vespertino, em uma escola estadual situada no bairro do Adrianópolis zona centro-sul. Entre os principais resultados encontrados observou se que quanto à escolaridade, tanto as mães (que corresponderam a 44% do total), quanto os pais (correspondentes a 38%) dos alunos possuem em sua maioria o ensino médio completo e 20% das mães e 18% dos pais possuem nível superior completo. Comparando os resultados da escolaridade dos pais com a porcentagem de alunos que pretendem fazer vestibular 89%, podemos admitir que os alunos buscam uma realidade diferente da maioria dos pais, querendo ingressar em uma universidade. A proporção de estudantes que declaram gostar de biologia corresponde à maioria 62%. Tendo como base apenas os resultados das questões menos complexas do questionário, podemos traçar um perfil através da investigação preliminar que aponta para o desenvolvimento de um curso pré-vestibular para o ENEM.

Palavras-chave: Investigação temática, questionário socioeconômico, diagnóstico preliminar, curso pré-vestibular.

ABSTRACT

Seeking detachment of old teaching practices , where traditionalism placed the student in a mere listener who only information reproduced without understanding its application position , tried to develop the method in thematic research Freire (FREIRE , 1987) , the first stage consists the preliminary investigation of reality , where the generating themes may emerge to be subsequently adopted. From my observations and data collection, both documentary as involving empirical research, taking as references other work within education in biology and the method of thematic investigation of Paulo Freire, a socioeconomic questionnaire was developed with 19 questions and six open and thirteen closed, where some make direct reference to biology, seeking to verify the relationship and students' views on discipline in your school and others seek to unravel their social reality. The questionnaire was administered to 100 students of the 2nd year of high school the afternoon shift at a state school situated in the south-central area Adrianople district. Among the main findings was observed that in terms of schooling , both mothers ( which accounted for 44 % of total), and parents ( corresponding to 38 %) of the students have mostly completed high school and 20 % of mothers and 18 % of parents have college degrees . Comparing the results of parental education with the percentage of students who wish to Vestibular 89 %, we can assume that students seek a different reality of most parents, wanting to join a university. The proportion of students who declare biology like most corresponds to 62 %. Based on the results of just less complex questions of the questionnaire, we can draw a profile through the preliminary investigation that points to the development of a pre-university course for ENEM .

Keywords: Thematic Research, socioeconomic questionnaire, primary diagnosis, pre-university course.

1 CONTEXTO DO RELATO

O presente relato busca analisar e discutir alguns resultados da pesquisa que desenvolvi em uma escola pública estadual situada no bairro de Adrianópolis zona centro-sul, durante meu estagio supervisionado como graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas no ano de 2013.

Este trabalho de pesquisa foi construído a partir das minhas observações e coleta de dados, tanto documentais como envolvendo a pesquisa empírica, tendo como referências outros trabalhos dentro da educação em biologia e do método de investigação temática de Paulo Freire. A minha principal motivação em desenvolvê-la surgiu da necessidade de avaliar a realidade vivida pelos alunos, visando a construção de uma proposta de intervenção escolar, de um projeto educacional.

Deste modo, a partir do perfil desses alunos, busquei verificar quais as necessidades e interesses destes, colocando como prioridade esses dados na construção de um projeto, que tem como objetivo envolver os alunos em uma ação educacional com real significado em suas vidas, tanto na compreensão de sua inserção como individuo dentro da sociedade como do mundo à sua volta, envolvendo a biologia.

2 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

Buscando o distanciamento de antigas práticas pedagógicas, onde o tradicionalismo colocava o aluno em posição de um mero ouvinte, que apenas reproduzia informações sem entender sua aplicação, procurei desenvolver o método na investigação temática freiriana (FREIRE, 1987), cuja primeira etapa consiste na investigação preliminar da realidade, de onde poderão emergir os temas geradores a serem adotados a posteriormente.

“A investigação temática, que se dá no domínio do humano e não no das coisas, não pode reduzir-se a um ato mecânico. Sendo processo de busca, de conhecimento, por isto tudo, de criação, exige de seus sujeitos que vão descobrindo, no encadeamento dos temas significativos, a interpenetração dos problemas” (FREIRE, 2005 apud TROILO et al, 2009). Exteriorizando sua visão de mundo a partir deste processo o indivíduo pode descrever a realidade concreta de maneira a obter uma nova postura frente aos problemas, pois a compreensão desta realidade se refaz a partir da reflexão crítica, ganhando um nível que até então não tinha. A metodologia conscientizadora se concretiza no ato de “inserir os homens a uma forma crítica de pensar seu mundo” (FREIRE apud TROILO). Freire observou que dentro da sociedade existem temas geradores a serem discutidos que se subdividem de acordo com a época e o local (FREIRE,1982 apud LINHARES, s.d.).

Corroborando o pensamento de Paulo Freire sobre investigação temática, os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam um padrão em temas e não mais em conteúdos específicos, isso se faz necessário frente às mudanças ocorridas em nosso país e na educação.

O Ensino Médio no Brasil está mudando. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho (BRASIL, 1998).

Partindo do ideal de se desenvolver parâmetros que suprissem a necessidade de uma sociedade em constante mudança, a formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.

Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização. Não há o que justifique memorizar conhecimentos que estão sendo superados ou cujo acesso é facilitado pela moderna tecnologia. O que se deseja é que os estudantes desenvolvam competências básicas que lhes permitam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo (BRASIL, 1998).

O processo de elaboração deste pré-projeto contou com, uma pesquisa documental tanto de dados históricos da escola como dados de gestão ambos foram disponibilizados pela secretaria, e são documentos oficiais da escola, onde tive acesso ao número de alunos e professores, índices de evasão escolar e aprovação no vestibular.

A segunda parte da pesquisa se iniciou com uma busca de referências bibliográficas no buscador Google utilizando palavras chaves como: PCN´s no ensino médio e investigação temática de Paulo Freire cujos objetivos norteiam meu trabalho.

Por fim, foi desenvolvido um questionário socioeconômico com 19 questões sendo seis abertas e treze fechadas, onde algumas fazem referência direta a biologia, em busca de verificar o relacionamento e a visão dos alunos sobre a disciplina na sua escola e outras buscam desvendar sua realidade social, pois Freire reafirma ainda que o tema gerador se encontra somente pela relação homem-mundo. Ele não pode ser encontrado no homem isolado da realidade, nem tão pouco da realidade separada do homem. De modo que, para ele “investigar” o tema gerador é investigar, repitamos, o pensar dos homens referido a realidade, é investigar seu atuar sobre a realidade, que é sua práxis. (FREIRE, 1982 apud LINHARES, s.d.).

O questionário foi aplicado para 100 alunos do 2° ano do ensino médio do turno vespertino, em uma escola estadual situada no bairro do Adrianópolis zona centro-sul.

Nos questionários aplicados foram selecionadas, para os fins desta análise, questões que apontam um perfil socioeconômico básico para esses alunos. Posteriormente, visando a consolidação de um projeto educacional, todas as questões serão analisadas a fim de detectar as principais problemáticas vividas pelos alunos, e contatar que temas seriam relevantes para subsidiar um projeto educacional no campo do ensino biologia.

3 ANÁLISE E DICUSSÃO DOS DADOS

Fica claro que os temas estão inseridos em um universo temático, tendo assim uma dimensão significativa, totalizada, onde os temas são as partes em interação, e se encontram, portanto, nas relações que os homens estabelecem com o mundo. “Há, portanto, uma relação entre o fato objetivo, a percepção que dele tenham os homens e os temas geradores” (FREIRE, 2005 apud TROILO et al, 2009).

Partindo da ideia citada acima foram observados, nos questionários, a relação dos alunos com sua escola traçando um perfil característico de sua realidade e sua opinião sobre biologia.

Dos 100 alunos que responderam ao questionário, 56% eram do sexo feminino e 44% do sexo masculino, todos estão situados em uma faixa etária entre 14 e 18 anos de idade, sendo que sua grande maioria (66%) tem 16 anos que é a idade correspondente ao 2° ano do ensino médio.

Quanto à escolaridade, podemos observar que tanto as mães (que corresponderam a 44% do total), quanto os pais (correspondentes a 38%) dos alunos possuem em sua maioria o ensino médio completo e 20% das mães e 18% dos pais possuem nível superior completo (Figura 1).

Figura 1: Escolaridade dos pais (EFI – Ensino fundamental Incompleto, EFE – Ensino fundamental Completo, EMI- Ensino Médio Incompleto, EMC – Ensino Médio Completo e ESC – Ensino Superior Completo)

Comparando os resultados da escolaridade dos pais com a porcentagem de alunos que pretendem fazer vestibular 89% (Figura 2), podemos admitir que os alunos buscam uma realidade diferente da maioria dos pais, querendo ingressar em uma universidade.

Figura 2: Proporção de alunos que pretendem prestar vestibular.

Investigamos também qual a proporção de estudantes declarava gostar de biologia, 62% dos estudantes declararam gostar da disciplina (Figura 3), entretanto quando questionados sobre o porquê, apenas três alunos conseguiram dar respostas concretas, enquanto outros responderam “ porque sim” ou “ porque é legal”. Uma grande parte também associou ao conhecimento do seu corpo e alguns disseram que era pela genética. Abaixo estão transcritas umas das melhores justificativas:

“através da biologia, podemos aprender sobre o funcionamento do nosso corpo e sobre animais e plantas, aprendemos sobre a vida” (Aluno “x”).

“porque quase tudo envolve biologia, desde a menor célula até a origem do mundo dos vegetais e animais” (Aluno “y”).

Os alunos que responderam não, em sua maioria não justificaram, mas os que justificaram colocaram: “porque é difícil” e “porque não entendo”. Dentre as justificativas, a que mais me chamou atenção está transcrita abaixo:

“Porque alguns professores me desmotivaram” (Aluno “z”).

Figura 3: Alunos que declararam gostar de biologia.

A questão que pedia para os alunos citarem uma situação no seu dia a dia em que utilizavam biologia foi respondido por poucos estudantes. Entre os que responderam, foram encontradas respostas como: “quando respiro” ou “quando me alimento”. No mesmo sentido, ainda que a maioria declare gostar de biologia não assinalaram, quando perguntados, uma situação diária em que ela fosse utilizada.

Figura 4: Áreas que pretendem realizar processo seletivo

Na figura 4, temos empatado a quantidade de alunos que realizariam processo seletivo para área de Ciências Biológicas 29% e exatas 29%, e em segundo lugar os alunos que declararam não saber o que fazer. Esses dados comparados com os de alunos que gostam de biologia (62%), evidenciam que metade dos alunos pode, caso aprovada, estar ingressando futuramente dentro de Ciências Biológicas, porém alguns alunos que responderam não gostar de biologia também escolheram as áreas de biológicas, o que nos remete a pensar que estes alunos estão sem orientação a respeito do que é biologia e onde está aplicada.

Por fim, investigamos a renda familiar desses alunos, que aponta em sua maioria, para um rendimento entre um e dois salários mínimos (Figura 5).

Figura 5: Renda familiar baseada no salário mínimo atual (670,00 Reais).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo tendo disponíveis somente dados preliminares, estes são fundamentais para compreender a realidade familiar e financeira que estes alunos estão inseridos, assim como sua visão especifica sobre a biologia e sobre os objetivos almejados. Tendo como base apenas os resultados das questões menos complexas do questionário, podemos traçar um perfil através da investigação preliminar que aponta para o desenvolvimento de um curso pré-vestibular para o ENEM.

Entretanto, ainda serão analisadas as outras questões presentes no questionário e alterações significativas ao projeto podem ser implementadas com base nessas informações.

O que podemos verificar é que estes alunos tem uma grande aceitação de biologia, entretanto não são capazes de associar os assuntos abordados em sala de aula com sua rotina diária, temos então uma indicação que provavelmente não estejam sendo aplicados os PCN´s na escola de forma eficaz ou que simplesmente este não exista e o tradicionalismo ainda esteja sendo utilizado.

A comparação entre a realidade dos pais com apenas o ensino médio e o desejo da maioria dos alunos em continuar os estudos é mais um fator que aponta para inserção de um curso preparatório ao ENEM.

A proposta objetivada por este trabalho é acima de tudo subsidiar dados, que permitam traçar um perfil dos alunos, para que seja desenvolvida uma pratica pedagógica eficiente e acima de tudo com real utilidade e significado para a vida destes alunos, motivando-os a mudar sua realidade, e deixando de ser agentes passivos e tornados ativos.

Sendo assim, frente a uma lógica de ensino que por vezes desconsidera a realidade e a sensibilidade dos alunos, limitando o ensino a transmissão de dados a ponto de usurpar destes a real aprendizagem, surge uma pedagogia cuja intencionalidade é construir um futuro a partir da realidade cotidiana, tendo como guia o sentimento, a intuição, a emoção, a vivência e a experiência. (GUTIERREZ; PRADO 2000, apud TROILO, 2009)

REFERÊNCIAS

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LINHARES, Luciano Lempek. Paulo Freire: Por uma educação Libertadora e humanista. Curitiba: PUCPR. s.d.

TROILO, Gabriel, et al. Proposta de diálogo com professores de ciências do ensino básico na construção de métodos de trabalho educativo de conscientização socioambiental e ação cultural de prática de liberdade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2009. Anais ENPEC. Floroanópolis: ABRAPEC, 2009.

APÊNDICE

QUESTIONÁRIO SÓCIO ECONOMICO

Nome: ________________________________Idade:_______Série: ________

1. Sexo FEMININO ( ) MASCULINO ( )

2. Fale sobre você (personalidade, humor, do que gosta mais, dos amigos, sonhos, etc):

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Você tem vivos:

Pai ( ) Mãe ( ) Quantos irmãos ( ) Quantos filhos ( )

4. Seus pais têm:

Mãe:

( ) Ensino Fundamental incompleto ( ) Ensino Fundamental completo

( ) Ensino Médio Incompleto ( )Ensino Médio completo ( ) Ensino Superior completo

Pai:

( ) Ensino Fundamental incompleto ( ) Ensino Fundamental completo ( ) Ensino Médio Incompleto ( ) Ensino Médio completo

( )Ensino Superior completo

5. Quantas pessoas moram em sua residência? Quem são? Quem trabalha?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Qual a renda mensal de sua família?

( ) Menos de um salário mínimo ( ) Um salário mínimo (R$ 678,00 )

( ) De 1 a 2 salários mínimos (R$ 1.356,00 )

( ) De 2 a 3 salários mínimos (R$ 2.034,00 ) ( ) Mais de 4 salários

7. Em sua casa tem computador? Em caso afirmativo, como você utiliza (que programas utiliza e para que)?

( ) para trabalhos ( ) facebook ( ) e-mail ( ) Outros

8. Como você vem para escola?

( ) carro ( ) ônibus ( ) Motocicleta ( ) a pé

9. Você gosta da sua escola?

( ) SIM ( ) NÃO

Por que?

_______________________________________

10. Cite, em sua opinião, um ponto positivo e outro negativo desta escola que você estuda?

POSITIVO:_____________________________________________________________________________________________________________________

NEGATIVO:_____________________________________________________________________________________________________________________

11. Você gosta de Biologia?

( )SIM ( )NÃO

Porque?_____________________________________________________________________ Cite uma situação, no seu dia-a-dia, que você usa Biologia

___________________________

12. Você pretende fazer vestibular? ( )SIM ( ) NÃO

Qual área?

13. Cite dois livros preferidos (filmes, programa de televisão)

1.____________________________________________

2.____________________________________________

14. Qual sua religião?______________________________________

15. Qual bairro você mora?_________________________________

16. Qual é o tipo de residência de sua família?

( ) Própria ( ) Alvenaria ( ) Madeira

( ) Alugada ( ) Alvenaria ( ) Madeira

( ) Emprestada ( ) Alvenaria ( ) Madeira

17. Qual a profissão do responsável pelo sustento da família?________________________________________________________

18. Qual é o seu estado civil?

( ) Solteiro(a). ( ) Casado(a) ( ) Viúvo(a)

( ) Separado(a) Judicialmente. ( ) Separado(a) de Fato

( ) Divorciado(a). ( ) União Estável – Amigado(a) – Amasiado(a)

[1] Licencianda de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas. Orientada pelo professor da disciplina de Estágio Supervisionado Welton Yudi Oda. E-mail: agatha.compton@gmail.com