O estágio é um momento de estudo e pesquisa na formação do professor. Todavia, isto depende de como ele é pensado e desenvolvido, durante a formação de professores. Por esse motivo, é preciso ser planejado a partir de uma dimensão teórica que esteja esclarecida para o professor da disciplina.
Contudo, no entendimento de muitos professores das Licenciaturas o estudante só irá aprender a dar aulas quando já for um profissional. Assim, ainda são poucos aqueles que entendem o estágio como um campo de conhecimento e pesquisa. Esse é um dos motivos pelos quais, muitas vezes, o estágio é reduzido à ‘parte prática’ dos cursos de Formação de professores. Diante disso, temos percebido no decorrer de nossas experiências que existem dificuldades em se estabelecer grupos de estudos e pesquisa no interior dos cursos de graduação que discutam um projeto pedagógico para o estágio supervisionado no decorrer do curso.
E é nesse sentido que pretendemos estabelecer um dialogo acerca das noções de estágio, estratégias de ensino e aprendizagem e sobre os desafios enfrentados por estudantes, professores (da Educação Básica e Superior) e coordenadores das Licenciaturas durante a realização da disciplina de estágio supervisionado. Sobretudo, nossa intenção é problematizar diferentes visões acerca do estágio na formação de professores e sua organização no contexto das Licenciaturas da UFAM.