01 ANTENAS - NOTAS DE AULA PROFESSOR ANGELO ANTONIO LEITHOLD

Licença Creative Commons

ANTENAS #NVIS - DIPOLO COM REFLETOR (YAGUI-UDA) APONTADA PARA CIMA

ANTENAS NVIS - NOTAS DE AULA

ANTENAS - RESUMO

ANTENAS - PÁGINA PRINCIPAL   ANTENAS - NOTAS DE AULA I

ANTENAS DE QUADRO - NOTAS DE AULA II    

(c) py5aal Antena é o dispositivo cuja função é transformar energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, pode-se também dizer que esta lei serve também no sentido inverso, isto é, transformar energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão. Portanto, sua função é primordial em qualquer comunicação onde exista radiofrequência. Os campos elétricos e magnéticos irradiados a partir de uma antena formam o campo eletromagnético, que é responsável pela transmissão e recepção de energia através do espaço livre . Uma antena, no entanto , também faz parte do circuito de um transmissor, de um receptor ou ambos, devido às suas características atua como um circuito complexo, ou, resistivo, indutivo e capacitivo. A corrente através de si produz um campo magnético e a carga sobre si produz o campo eletrostático. Os campos tomados em conjunto formam o campo de indução.

#ANTENASANGELOLEITHOLD Na engenharia de rádio, uma antena é a interface entre as ondas de rádio que se propagam pelo espaço e as correntes elétricas que se movem em condutores metálicos, usada com um transmissor ou receptor. Na transmissão , um transmissor de rádio fornece uma corrente elétrica aos terminais da antena, e a antena irradia a energia da corrente na forma de ondas eletromagnéticas (ondas de rádio). Na recepção , uma antena intercepta parte da potência de uma onda de rádio para produzir uma corrente elétrica em seus terminais, que é aplicada a um receptor para ser amplificado . As antenas são componentes essenciais de todos os equipamentos de rádio. Também pode ser definida como um conjunto de condutores ( elementos ), conectados eletricamente ao receptor ou transmissor. As antenas podem ser projetadas para transmitir e receber ondas de rádio em todas as direções horizontais ( antenas omnidirecionais ), ou preferencialmente em uma direção específica ( antenas direcionais, ou de alto ganho, ou de "feixe"). Elas podem incluir componentes não conectados ao transmissor, refletores parabólicos , buzinas ou elementos parasitas , que servem para direcionar as ondas de rádio em um feixe ou outro padrão de radiação desejado . Diretividade forte e boa eficiência na transmissão são difíceis de conseguir com antenas com dimensões muito menores que meio comprimento de onda .

#ANTENASANGELOLEITHOLDAs primeiras antenas foram construídas em 1888 pelo físico alemão Heinrich Hertz em seus experimentos pioneiros para comprovar a existência de ondas previstas pela teoria eletromagnética de James Clerk Maxwell . Hertz colocou antenas dipolo no ponto focal dos refletores parabólicos para transmissão e recepção. A partir de 1895, Guglielmo Marconi iniciou o desenvolvimento de antenas práticas para telegrafia sem fio de longa distância, pelas quais recebeu o Prêmio Nobel.  A palavra antena, equivalente a "aéreo" é usada para significar especificamente uma antena de fio horizontal elevada e é relativa a aparelhos sem fio é atribuída a Marconi . 

#ANTENASANGELOLEITHOLDNo verão de 1895, Marconi começou a testar seu sistema sem fio ao ar livre na propriedade de seu pai, perto de Bolonha, e logo começou a fazer experiências com longas "antenas" de fio suspensas em um poste. Em italiano, um mastro de tenda é conhecido como l'antenna centrale , e o mastro com o fio era simplesmente chamado de l'antenna . Até então, os elementos de transmissão e recepção de radiação sem fio eram conhecidos simplesmente como "terminais". Por causa de sua proeminência, o uso da palavra antena por Marconi se espalhou entre pesquisadores e entusiastas sem fio e, mais tarde, para o público em geral. Uma antena receptora pode incluir não apenas os elementos receptores metálicos passivos, mas também um pré-amplificador ou misturador integrado, especialmente em frequências de micro-ondas e acima delas .


BIBLIOGRAFIA

ANTENAS BIBLIOGRAFIA


ADVERTÊNCIA A RADIOAMADORES - RESPEITEM DIREITOS AUTORAIS CITANDO AS FONTES EM SUAS PÁGINASSenhores radioamadores, fiquem advertidos que o meu trabalho é resultante das pesquisas efetuadas por mim desde a década de setenta, quando iniciei as pesquisas acerca da Anomalia Magnética do Atlântico Sul. Para tanto eu utilizei a  BIBLIOGRAFIA colecionada ao longo de décadas, fornecida graciosamente para quem precisar. Assim, peço aos colegas que respeitem, no sentido de, ao utilizar MEU TRABALHO.... (COPIAR-COLAR), pelo menos citem o autor, pois demandou tempo, dinheiro, esforço, dedicação e "muita torcida contra", e, é o mínimo que se espera. Páginas de origem: ANTENAS (2003); Angelo Leithold (Abril de 2003); ANTENAS (2004) (c) 1987 - Angelo Antonio Leithold. AGRADEÇO AOS COLEGAS que participaram das experiências efetuadas ao longo de 1999, 2000, (por Ângelo, PY5AAL, Curitiba, PR). Os mesmo são:  Edemar, PY5ZG Pinhais, PR, por Neri PP5NB, São José, SC, por PY5ZX Lazzaris, Curitiba, PR e por Dilmar PY5DKW. O MEU TRABALHO foi plagiado tantas vezes que chego a lembrar de Rui Barbosa em suas sábias palavras:De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.O trabalho ANTENAS de Angelo Antonio Leithold está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://sites.google.com/site/radioamadorismopy5aal/home. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://sites.google.com/site/angeloleitholdpy5aal/.
Licença Creative Commons