1.0.0 O Dipolo Dobrado

INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO - IAE
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA
CONVÊNIO 2002-2012 PROFESSOR ANGELO ANTONIO LEITHOLD, PROFESSOR ONEIDE JOSÉ PEREIRA 
  • FIES - IAE - PLANEJAMENTO DE PESQUISAS
  • Plano Trabalho Progr Cientifico Convenio CRS UNIBEM.pdf - 121 KB Download
  • CTA PLANO DE TRABALHO nov 2006.pdf - e113 KB Download


 
 
Seja uma antena dipolo, se esta for de onda completa, as correntes que circulam em si terão sempre o mesmo valor total, contudo, levando-se em conta o centro do dipolo, e pelo fato de ser uma antena de onda completa, as fases entre um ramo e outro serão opostas. Em cada ramo, a corrente está defasada em 180° em relação ao seu equivalente oposto. Ao ser dobrado o fio pelo meio, ou seja, dobrando-se a antena, notar-se-á que as correntes distribuídas sobre os ramos estarão na mesma fase e com o mesmo módulo.. Por analogia, no caso de uma antena de meia onda, nota-se que o campo produzido pela antena de meia onda será menor pelo fato da corrente ser maior.
Figura 1 Dipolo dobrado - Impedâncias

As correntes I que circulam nos ramos terão sempre o mesmo valor total, contudo, levando-se em conta o centro do dipolo, e pelo fato de ser uma antena de onda completa, as fases entre um ramo e outro serão opostas. Observe-se porém, que em cada ramo, a corrente está defasada em 180° em relação ao seu equivalente oposto, conforme a figura 2.. 

 

 

Figura 2: Onda completa

 

Ao ser dobrado o dipolo ao meio (Figura 3), ou seja, dobrando-se a antena, notar-se-á que as correntes distribuídas sobre os ramos estarão fasadas e com mesmo módulo. Por analogia, a distribuição de correntes ao se duplicar, a antena,  compara-se a uma meia onda, o campo produzido será menor pelo fato da corrente ser maior.

 

A potência irradiada pode ser descrita como:

 

                                                                   (1)                                                                 



Definindo-se  ID a corrente da antena duplicada, seu valor é o dobro da corrente de uma antena simples ou IS , assim observa-se que:

 

 ID=2IS                                                                                            (2)              


Logo, a potência dada da antena dupla, vista em termos de antena simples, pode ser escrita da seguinte forma:

 

                                                          (3)                                                                                                                         


 assim 


                                                                                                                          (4) 

,

 

 



Desta forma conclui-se que ao ser dobrado um dipolo, e comparando-o com um dipolo simples, ao entregar no primeiro e no segundo, para efeito de comparação a mesma potência, na antena dipolo dobrado, a corrente em cada um de seus ramos será a metade da corrente do dipolo simples. Sendo a corrente do dipolo dobrado a metade em cada ramo, e sendo a potência igual, logo deduz-se que a impedância do dipolo dobrado é 4 vezes a impedância do dipolo simples.


MATERIAL DIDÁTICO