01 IONOSFERA UM RESUMO

© 1987 Ionosfera by Leithold A A - VER: Ionosfera by Leithold A A ; Mais detalhes

IONOSFERA - PÁGINA PRINCIPAL

REFLEXÃO IONOSFÉRICA COMPORTAMENTO DA IONOSFERA - IONOSSONDA - ANTENAS NVIS

ANTENAS NVIS - DIPOLO COM REFLETOR (YAGUI-UDA) APONTADA PARA CIMA - ANTENAS NVIS - NOTAS DE AULA

© py5aal A ionosfera está situada na atmosfera superior da Terra, dividida em camadas segundo a pressão e a densidade dos iônica dos gases. A parte inferior da ionosfera se situa em torno de 60 km, a superior aproximadamente 1.000 km de altitude, compreendida nas regiões da termosfera e partes da mesosfera e exosfera. É ionizada principalmente pela radiação solar, desempenha um papel importante na eletricidade atmosférica e interage com a extremidade interior da magnetosfera. Influencia na propagação de rádio e sua atividade pode afetar diversos fenômenos na superfície do planeta. Grosseiramente se pode afirmar que tem o formato de uma concha de elétrons e moléculas altamente ionizadas que envolvem a Terra.

© py5aal A atmosfera da Terra é dividida por regiões distintas, sua parte mais baixa é conhecida por Troposfera, que se estende desde a superfície até cerca de 10 km. Acima de 10 km está localizada a estratosfera, seguida pela mesosfera, entre essas camadas estão a tropopausa, estratopausa e mesopausa. A radiação solar na estratosfera gera a ozonosfera acima de 80 km na termosfera, e nesta está compreendida a ionosfera.

© py5aal A atmosfera superior é muito rarefeita, isso propicia altos graus de liberdade para os gases, nestes, principalmente pela radiação ultravioleta os elétrons se liberam das camadas de valência ionizando-os positivamente. Além da radiação ultravioleta (UV), os raios-X e outras radiações de comprimentos de onda mais curtos também ionizam a região. A temperatura do "gás eletrônico" se eleva e atinge a ordem de milhares de K acima da temperatura dos íons e gases neutros. Por curtos períodos de tempo os elétrons e íons circulam livremente pela região, em seguida ocorre um processo chamado recombinação, em que as moléculas se neutralizam.

© py5aal A recombinação ocorre espontaneamente, durante o processo há emissão de fótons que retiram parte da energia produzida. Como a densidade do gás aumenta em altitudes mais baixas a recombinação prevalece sobre a ionização nessas regiões, pois, as moléculas neutras, íons e elétrons estão mais próximos. O equilíbrio entre estes dois processos determina a quantidade de ionização presente no meio.

© py5aal Os elétrons livres, íons e moléculas neutras formam o plasma ionosférico, que tem densidade suficiente para afetar a dinâmica atmosférica e a propagação de radiação eletromagnética, influindo na propagação das ondas de rádio. Ou seja, a atividade ionosférica é modulada pela atividade solar além das energias eletromagnéticas diversas propriamente ditas, ou seja ocorrem interações de forças eletrostáticas e gravitacionais, estas fazem surgir regiões que se comportam, devida variação de densidade de carga, massa e pressão, como verdadeiras "nuvens" de plasma que se movimentam e interagem entre si gerando fenômenos semelhantes a correntes de ar, isso associado com a variação da quantidade de radiação recebida do Sol, além da pressão exercida pela matéria provinda do mesmo faz surgir oscilações de comportamento da ionosfera conforme a hora do dia e época do ano. No inverno local, por exemplo, as variações são completamente diferentes do verão, ou seja, menos radiação solar recebida a atividade iônica se estabiliza. Como a atividade solar é associada com o ciclo de manchas solares (Ciclo solar de 11 anos), o aumento das manchas solares faz aumentar a atividade iônica da Terra, mas também ocorre variações i*onicas por outros agentes, tais como o vulcanismo, erupções solares e quedas de objetos celestes (meteoros, meteoritos, etc).

Acima: Camadas Ionosféricas - Ionograma ( Fonte: Angelo Leithold - py5aal - 16:40, 24 de dezembro de 2004)